Ícone do site Marketing Digital e Inbound Sales

O que é Google tag Manager e quais as vantagens

google tag manager o que é

Para quem atua no mercado de marketing digital, o Google é fonte de ferramentas muito importantes, como Google Ads, Google Trends e o próprio buscador de pesquisas. Desse modo, um desses serviços essenciais é o Google Tag Manager.

O Gerenciador de Tags é utilizado como uma forma de mensurar o alcance e resultados de websites. Através do GTM os programadores de site podem inserir scripts nas páginas de maneira unificada.

Portanto, para entender sobre as funcionalidades e benefícios do Google Tag Manager, o artigo a seguir do Blog Legions irá abordar o assunto. Além disso, vamos detalhar sobre o que é a ferramenta e de que forma usá-la.

O que é Google Tag Manager

O Google Tag Manager (GTM) é um software gratuito da Google, cuja função é servir de ferramenta de gerenciamento de um website.

De forma que se possa inserir tags diretamente neste site sem ter que inserir manualmente um código e no site a cada mudança desejada.

Dessa forma o marketing ganha mais autonomia, pois ele centraliza dentro da ferramenta os códigos. Além de que ajuda na gestão de tráfego, monitorando visitas, conversões e outras métricas.

Quais são as principais vantagens do Google Tag Manager

A principal vantagem em se utilizar o Google Tag Manager é ter um gerenciador central. Um único local onde se gerencia as tags das ferramentas integradas ao website, e captura os dados e métricas de acessos e interações.

Desse modo, se torna um grande serviço onde se tem diversas vantagens, tudo para que o seu site funcione de maneira eficiente e sem muita dificuldade. Além disso, temos os diversos benefícios citados abaixo:

Ou seja, é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma básica, ou de forma mais dinâmica, capturando dados específicos e personificando as tags. Contudo, em qualquer um dos casos, as vantagens são muitas ao utilizar essa ferramenta centralizadora.

De que forma usar o GTM

O software GTM possui quatro elementos básicos que atuam realizando a  integração entre uma página e as ferramentas a serem utilizadas nela.

Então para entender como usar o Google Tag Manager, é vital que se entenda como funciona cada um desses elementos e qual o objetivo de cada uma dessas partes para atingir o objetivo dentro de um website.

Os elementos que compõem o GTM são: as tags (que dão nome a ferramenta), os containers, os triggers e as variáveis. Falaremos um pouco mais sobre cada um dos elementos logo abaixo.

Tags

A utilidade principal do Google Tag Manager são as tags, que são os códigos de cada ferramenta integrada com as páginas do website. Nesse caso, para cada serviço novo a ser inserido, ou nova ferramenta, é adicionado uma nova tag.

Desse modo, são as tags que executam as ações diretamente no site e que definem o tipo de dado que vai ser capturado, fornecendo informações para o marketing digital.

Containers

Os Containers são locais onde as tags vão ficar separadas, sendo que dentro de uma conta Google Tag Manager pode-se ter diversos Contêineres, sendo um para cada site administrado pela equipe.

O objetivo dessa função é depositar as tags de forma organizada, para cada site ou grupo de páginas. Com isso, o gestor pode organizar cada site de forma separada, auxiliando também nas estratégias de marketing.

Triggers

Triggers, também chamados de acionadores, é a função que aciona a tag ao script do site. Dessa forma, as Triggers fazem com que a tag capture dados e direcione para a ferramenta que está sendo integrada.

Sendo assim, toda vez que o usuário do site fizer alguma ação programada, os triggers acionam a tag e guardam os dados. Pode-se ter vários acionadores para cada tag que tiver integrada ao site a partir do Google Tag Manager. Tantas quanto os eventos que se deseja monitorar.

Variáveis

Essas são as ferramentas que filtram determinadas ações. De forma que se criam regras que determinam quando uma tag vai ser acionada. Além disso, ela pode definir de qual página ou ação específica a tag vai ser acionada.

Assim, não são captados dados que não serão utilizados no Google Tag Manager, somente aqueles que se deseja acionar. Também é a partir das variáveis que se pode modificar os acionadores.

Conclusão

Alcançar os objetivos e atrair poder monetário para o mercado digital exige o uso de estratégias e ferramentas sólidas. Isso vale para todas as áreas de um negócio, mas em especial para quem atua no marketing digital de uma empresa.

Desse modo, o Google Tag Manager é um aliado que ajuda na mensuração dos resultados, sendo um dos indicadores para ajustes e melhorias das estratégias de marketing e vendas. Mas também pode servir na atração de parceiros comerciais e investimentos.

Na Agência Legions, além de encontrar a estrutura necessária para desenvolver projetos de sucesso, você ainda conta com profissionais qualificados e que entendem do assunto. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.

Sair da versão mobile