Hoje eu vejo campanhas de Google Adwords e Facebook Ads falharem, não trazer o resultado esperado, por falta de uso de uma Landing Page.
Landing Page, na sua tradução, seria a página de aterrissagem, a página de entrada do visitante no seu site. Geralmente é confundida com a página principal a HOME PAGE. Neste artigo vou detalhar a diferença e a importância de ter uma Landing Page.
Qual a diferença da Home Page do site de uma Landing Page?
Primeiramente a principal diferença é que a home do site, a página principal do site, recebe um grande volume de visitas e também contém direcionamento para outras informações como: empresa, serviços, produtos, contato e etc.
Já uma Landing Page tem uma oferta clara. Podendo ser de produto/serviço ou conteúdo. E na Landing Page só existem duas opções: fechar a página ou converter, deixar o contato.
Qual a importância da Landing Page?
As empresas que iniciam no marketing digital, começam a levar os cliques de suas campanhas publicitárias (Google Adwords ou Facebook Ads) para uma página do site. O problema é o visitante tem tanto conteúdo que começa a ler outras coisas no site e não deixa o contato dele.
O objetivo dela é capturar informação do visitante, fazer com que ele converta, deixe o seu contato. Para isso ela só pode ter duas opções, fechar a página ou clicar no botão do formulário.
Ao mesmo tempo, elas são peças fundamentais na captura e relacionamento com o contato (Lead). Uma boa estratégia de marketing digital deve conter Landing Page para cada etapa do funil de marketing.
O que é a página de captura e por que ela é importante?
A página de captura é um espaço cujo único objetivo é conseguir o contato do visitante para transformá-lo em uma lead (cliente em potencial). É uma etapa dentro da estratégia de geração de leads.
Ou seja, a página de captura é um tipo de landing page. Digo um tipo porque existem landing pages com outras funções além de capturar leads, como encaminhar para uma página de vendas, por exemplo.
Quanto maior é o seu relacionamento e quanto mais sólida é a confiança dele em você, maiores são as chances de vender seu produto ou serviço. Porque as pessoas tendem a comprar de quem confiam.
E é aí que as páginas de captura entram. A conversão de visitantes em leads é o primeiro passo para fortalecer esse relacionamento.
Quais os tipos de Landing Page
Podemos segmentar as Landing Page 3 categorias, seguindo o funil do marketing digital. O funil de marketing digital dividi-se em Topo, Meio e Fundo.
Topo de Funil: São páginas que contém geralmente uma ISCA. Um conteúdo relevante, onde o visitante deixa seu contato em troca do conteúdo. Geralmente aqui os campos para preencher são menores, como Nome e e-mail.
Meio de Funil: Depois que já tem o primeiro contato, você oferta um conteúdo relevante relacionado ao primeiro assunto. Porém solicitando mais informações, como: Nome, e-mail, telefone, site da empresa, etc.
Fundo de Funil: O lead, seu contato, já passou pelas 2 páginas acima e agora esta na fase de solicitar uma demonstração ou proposta. Aqui deve-se colocar todas as informações necessárias.
Quantas Landing Page devo ter?
Está é uma pergunta que recebo muito em minhas consultorias avulsas e de clientes. A quantidade depende de cada caso. Recomendo segmentar por necessidade e montar uma Jornada de Compra. Vou falar de uma forma resumida:
Exemplo: Uma empresa tem a necessidade de trazer mais alunos ao seu curso livre. Seria uma sequencia por produto/serviço.
Topo de Funil: A primeira recomenda-se uma chamada para o visitante fazer um download de um material relevante, como uma pesquisa, template em excel, ebook ou primeiro capítulo do livro do curso ofertado.
Meio de Funil: Uma direcionada a depoimentos, vídeos, o diferencial do seu curso livre.
Fundo de Funil: Aqui a pode ser a própria intenção de matrícula ou solicitar um contato.
Uso das páginas de captura em relação ao Funil de Marketing e Jornada de Compra:
O que contém uma Landing Page?
Muitos especialistas de Marketing Digital, concordam que uma boa boa Landing Page deva conter:
- Logo da empresa;
- Título: USP (Unique Selling Proposition) sua frase de impacto da oferta;
- Subtítulo: complementar a sua ofertar;
- Hero Shot: Uma imagem relacionada a oferta;
- Formulário: Um formulário de contato com informações necessária ao momento do visitante. (lembre-se: Topo, meio e fundo de funil);
- Botão conversão: Chamamos de CTA (Call to action). Um botão para ação, uma frase de impacto e a cor do botão deve ser complementar ao restante da página.;
- Descrição: Passar os detalhes da oferta, o que o visitante ganha deixando o seu contato para ler seu conteúdo?;
- Botões de Compartilhamento: Os botões de compartilhamento são a maneira de um visitante gostar do seu conteúdo.
- Ser responsivo, adaptar a todos dispositivos (Tablet, smartphone e computadores).
Conclusão
A “Landing Page” deve ser usada em campanhas publicitárias, pois ajuda a medir a eficiência, direcionada ao público certo e além de ser otimizada a capturar o contato. O conteúdo deve ser relevante para cada etapa do funil; Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.
Veja exemplos reais de Landing Page em nosso blog.
Agora é com você. Recomendo iniciar com uma Landing Page ofertando algum conteúdo relevante ao seu público (Persona). Sabe aquela planilha útil? Que tal compartilhar? Ou aquela ideia/conhecimento que tem, que tal escrever um artigo e salvar em PDF (e-book)?
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