O objetivo deste artigo é ajudar você a conhecer as principais etapas e onde cada produto ofertado no Marketing Digital se encaixa podendo ajudar a tomar decisões.
Vou apresentar o mais comum, existem outros que criam mais ou menos etapa, isso de pende de cada empresa, mais o que vou apresentar a seguir é mais utilizado. Uso em todas minhas consultoria e projetos.
Conhecendo o Funil do Marketing Digital
O funil se divide em 4 grandes etapas: Atrair, Converter, Relacionar e Vender. Vamos detalhar logo abaixo.
Etapas do funil
Atrair
Fase destinada a atração dos usuários na Internet. Hoje são milhões de pessoas usando a Internet, como atrair a atenção destes usuários para sua empresa (produto/serviço).
Existem as principais ferramentas publicitárias como: Google Adwords, Facebook Ads, Bing Ads, Linkedin ads, Twitter Ads, Native Ads entre outras, todas chamamos de forma resumida de Links Patrocinados.
Além do trabalho de SEO (Otimização para site de Busca) onde sua página precisa ser bem escrita para que os buscadores como Google, Bing, Yahoo entre outros encontre-a.
Um bom blog é uma estratégia para que os buscadores encontrem você.
Converter
Este momento é quando o visitante da Internet teve um interesse por você, deixou algum dado dele para você, pode ser através do formulário ou “Landing Page”.
Geralmente ofertamos um conteúdo relevante em troca dos dados do visitante (nome e e-mail).
Aqui a criatividade é aliada, criar conteúdo relevantes para o seu público ideal (PERSONA), conteúdos esses são elaborados pela equipe de Marketing de Conteúdo.
Relacionar
Você já tem o contato básico ou completo do visitante que agora é um lead, aqui inicia-se um relacionamento para saber se tem potencial para comprar e se sua solução irá resolver o problema do cliente. A principal ferramenta aqui é o e-mail marketing e automação de marketing.
Vender
Toda a análise de intenção de compra foi feita anteriormente pelo marketing, agora é a hora da equipe de vendar iniciar o trabalho.
A modernização da área comercial criou-se o conceito de Inbound Sales, onde uma equipe valida a qualidade do lead recebido pelo marketing e depois encaminha aos vendedores, dependendo do caso a mesma pessoa faz os dois papeis.
É nesta etapa que CRM (sistemas de relacionamento com clientes) são utilizados para gerir as oportunidades.
Tem interesse em conhecer um CRM? Teste grátis.
Conclusão
Conhecendo agora as 4 etapas do Funil de Marketing Digital desejo que encontre onde o fluxo das campanhas executas ou esforço não estão fluindo para o seu negócio crescer. Identificar a etapa que irá dar um pouco mais de foco irá potencializar todo o seu negócio. Boas vendas.