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O que é NPS (Net Promoter Score)

NPS Pesquisa o que é

Na busca por excelência nos serviços de uma empresa, diversas variáveis são importantes. Oferecer um bom produto, ou uma boa experiência, traz fidelização e indicações. Mas como qualificar se o cliente está satisfeito?

Em 2003, Frederick F. Reichheld escreveu um artigo na Harvard Business Review apresentando o conceito de Net Promoter Score. Uma metodologia simples que classifica o nível de satisfação do cliente em relação a uma empresa.

No artigo a seguir do Blog Legions vamos abordar o que é esse conceito e como aplicar a metodologia. Assim como conseguir que o NPS seja mais uma ferramenta para qualificar ainda mais uma marca.

O que é NPS

Net Promoter Score é um sistema que mede o nível de satisfação dos clientes a partir de um serviço ou produto adquirido. É reconhecido por sua simplicidade de aplicação e eficácia.

Por poder ser utilizado em qualquer empresa ou ramo, acabou sendo uma pesquisa muito reconhecida. Além disso, a possibilidade de execução em diferentes meios, físicos e on-line, facilita a aplicação do recurso.

O NPS também pode ser utilizado para comparação de diferentes áreas internas de uma organização. Com isso, surge a possibilidade de perguntas cada vez mais específicas em relação à experiência do cliente com a marca.

Benefícios do uso do NPS

A facilidade de aplicação do Net Promoter Score pode ser considerado o melhor benefício deste método. Essa facilidade permite que o NPS tenha aplicação em empresas de todo o mundo.

A metodologia Net Promoter Score traz vantagens também além da fácil aplicabilidade. É um método de pesquisa pouco provável de ser manipulado, já que parte de uma simples pergunta e obtém valores exatos.

Além disso, o NPS pode ser aplicado em diversos setores dentro da mesma empresa, facilitando a identificação de potenciais problemas na empresa, através da comparação com outros negócios do mesmo ramo.

Entenda como funciona o método Net Promoter Score

O método Net Promoter Score inicia com a pergunta simples e direta: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de recomendar esta empresa a um amigo ou colega?”. A partir dela, os clientes serão classificados em três diferentes grupos: os detratores, os neutros e os promotores.

De 0 a 6 teremos os detratores, clientes insatisfeitos com a marca e que não só não indicariam como provavelmente terão um feedback negativo ao falar da marca para outros, podendo causar danos à reputação da empresa.

De 7 a 8, temos os clientes neutros, que ao contrário dos detratores, não tiveram uma experiência necessariamente negativa, porém não serão clientes fidelizados. Estes são os que facilmente trocariam a marca por uma que traga mais benefícios.

De 9 a 10, temos os clientes promotores. Que além de terem uma ótima experiência com a marca, serão aqueles que podem resultar em mais clientes, além da fidelização com a marca.

Interpretando a pontuação NPS

A classificação dos clientes é um dado importante, mas ainda não é o resultado da pesquisa, o Net Promoter Score propriamente dito.

Ainda tem um passo antes de obter o NPS de uma marca, ou de um setor dentro da empresa. Após os resultados dos clientes, é feito um cálculo com base na equação abaixo:

NPS = %(CLIENTES PROMOTORES) – %(CLIENTES DETRATORES)

O resultado dessa equação é o Net Promoter Score, e varia de -100 a 100. Sendo que qualquer valor positivo é considerado um bom NPS, destacando-se os acima de 50 (Zona de Qualidade) e os acima de 75 (Zona de Excelência).

Confira todas as zonas de classificação:

Como aplicar os dados colhidos na pesquisa

Obter um bom número no Net Promoter Score é o objetivo de toda empresa que utiliza esse método. Porém o trabalho não acaba na obtenção de uma boa nota. Na verdade, é nesse momento que o verdadeiro empenho da empresa se inicia.

Se os valores do NPS forem positivos, é importante que se identifique as ações positivas, mantendo-as e aperfeiçoando-as se for possível. E como o mercado não é estático, é importante ficar atento às novidades para continuar nesse lugar de empresa bem colocada.

Assim como, se o Net Promoter Score estiver no negativo, será necessário que sejam apontados os erros, revistos os passos e aplicada as mudanças para que a reputação da marca se torne positiva no mercado.

NPS Alto

Se a empresa obteve um Net Promoter Score alto, significa que o número de promotores é mais alto que o de detratores.  O que é um indício não só está satisfazendo de forma positiva os clientes, mas que a empresa está sendo bem indicada.

Porém, esse número deve ser mantido. E que dentro da Zona de aperfeiçoamento e qualidade, ainda há pontos a serem revistos. Nesse momento, buscar dentro da pesquisa pontos mais específicos, e identificar onde que a empresa pode melhorar é primordial.

Além disso, os dados coletados no Net Promoter Score podem e devem gerar insights a serem compartilhados com as áreas específicas. Dessa forma acaba gerando melhoria dos serviços, maior investimento no diferencial apontado e redução de custos em áreas menos valorizadas.

NPS baixo

Se a marca receber um Net Promoter Score baixo, é hora de parar e rever cada etapa de contato com o cliente. Pois indica que a maioria deles está insatisfeita com o produto ou serviço oferecido.

Uma opção é criar pesquisas de satisfação para cada etapa para que se possa identificar a fonte primordial do problema e resolvê-la. Muitas vezes apenas um fator está contribuindo para a nota negativa.

O planejamento estratégico aqui é necessário. Corrigir o problema, assim como manter os clientes que geram feedback positivo é importante para que haja um crescimento da empresa e uma melhor relação com o cliente.

Conclusão

Obter um feedback sobre o nível de satisfação com a empresa é fácil ao mesmo tempo que necessário para o aprimoramento da empresa.

O Net Promoter Score é, de forma fácil e objetiva, uma ferramenta prática e eficaz para a avaliação da relação da empresa com os consumidores. Na Agência Legions utilizamos esta ferramenta e conhecimentos específicos para qualificar sua empresa. Entre em contato e agende uma conversa.

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