Como a Transformação Digital vem revolucionando os negócios nas empresas . Hoje boa parte dos consumidores usam o meio digital para interagir como mundo.
Você sabe o que é transformação digital?
Esta prática está a cada dia mais em voga. Contudo, muitos ainda não sabem do que realmente se trata.
O termo já nos dá uma noção e indica um caminho onde a tecnologia revoluciona todos os processos corporativos, bem como a relação com os clientes. O omnichannel (ou ‘todos os canais’) é um exemplo de recurso nessa área.
Ou seja: é a forma de aprimorar, potencializar e maximizar a experiência digital através de inúmeros aparatos que vão desde a computação em nuvem, passando pelo social media até uma conectividade abrangente.
Abaixo iremos explorar minuciosamente o conceito de transformação digital – e como as empresas a utilizam como diferencial competitivo.
Uma breve explicação sobre a transformação digital
Além do que citamos no início do artigo, a transformação digital conta com algumas nuances importantes de serem entendidas. A primeira é que os processos são informatizados e automatizados, contando com mais dinamismo na interação com os clientes.
As empresas de marketing digital iniciaram o processo que, hoje, está presente em áreas de administração, tecnologia (que agora entendem a importância do assunto), entre outras. Os sites corporativos do comércio, por exemplo, são o melhor exemplo de como é esse impacto.
Voltamos ao conceito de omnichannel: ele é um ótimo resumo de como a transformação digital impacta diretamente o mundo corporativo. Disponibiliza-se todos os recursos necessários, através de plataformas que integram o mundo online e off-line como apenas um.
Para saber mais sobre omnichannel, o poder no relacionamento com o consumidor.
A consequência é que a pessoa deixa de ser um cliente ‘frio’ e se relaciona com a marca. Uma tendência exclusiva dessa explosão revolucionária tecnológica.
Os três pilares da transformação digital
Uma empresa irá aderir a transformação digital quando incorpora os três principais pilares deste modelo que é inerente ao sucesso empresarial moderno. Elas se dividem, basicamente, da seguinte forma:
Experiência/Cliente.
A experiência do cliente é o ponto de partida. Ela possibilita um melhor relacionamento, deixando de ser apenas com foco comercial.
O Analytics, que dá uma perspectiva demográfica, além redes sociais, permitem entender quem é o ator digital que está se envolvendo com o seu negócio.
Explorar as funcionalidades do Google Analytics é conhecer melhor seu público e montar as campanhas que melhor atendam as necessidades. É uma evolução da Persona. https://agencialegions.com.br/blog/persona-como-criar/
Quando há estratégias de omnichannel é possível, também, mensurar o quanto é gasto para trazer o cliente para a base e o valor do ‘ticket’ médio que ele consome.
Isso é um diferencial pois, em métodos que não tinham o foco no digital, como o próprio varejo, era quase impossível mensurar o ROI (return on investment) de cada um. A consequência: melhores receitas.
Automação de processos.
O que antes era delegado a operações manuais foi radicalmente mudado com a transformação digital. Atualmente tuto é automatizado, centralizado e integrando. Isso traz equipes mais capacitadas, produtivas e em sintonia com as melhores estratégias de vendas e marketing digital.
Não obstante, isso possibilita uma melhor jornada de trabalho. A transformação digital tirou o executivo engravatado do escritório, permitindo-o, de forma remota e mobile, fazer sua rotina produtiva enquanto toma um café fora da empresa.
Por fim, a automação possibilitou que fosse mais fácil analisar, quantitativamente e qualitativamente, os índices de cada colaborador.
Para Automação de processos é importante analisar o funil do marketing digital, suas etapas e resultados.
Novo modelo de negócio.
O terceiro pilar, que também pode ser entendido através do conceito de omnichannel, é inovar e mudar o modelo de negócio para focar na transformação digital. Isso é: utilizar do que a tecnologia tem, de acordo com o planejamento e estratégia, entendendo as necessidades e aplicando um no-hall próprio.
O que era físico, passa a ter plataformas digitais. O que é digital, cresce com mais ferramentas de alcance e interação com os clientes.
Ninguém mais deseja ser a quitanda do bairro – pois, com a revolução que está em curso, todos podem atingir a aldeia global de consumidores. E ferramentas tecnológicas para esse avanço digital há ‘aos montes’.
Conclusão
A transformação digital deixou de ser uma opção e se tornou uma exigência para quem deseja sobreviver no competitivo mercado moderno.
Áreas como varejo, indústria, instituições financeiras, marcas esportivas e até mesmo segmentos focados em operações técnicas – contabilistas, advogados, médicos, etc. – já entenderam: é indispensável se adequar a essa estratégia que envolve marketing, planejamento de negócio e expertise no mundo moderno.