Planejamento de Vendas
O que é Planejamento de vendas?
Planejamento de Vendas é a definição das estratégias e caminhos para atingir os resultados das vendas, utilizando todos os recursos disponíveis da empresa, principalmente intelectuais humanos.
O Planejamento de Vendas define as estratégias e caminhos a serem percorridos usando os pontos fortes e recursos disponíveis da empresa.
É recorrente que na montagem do Planejamento de Vendas são identificadas tantas forças (pontos fortes) que não são utilizadas nos processos de vendas.
Um bom planejamento acelera o aprendizado do mercado, cliente ideal e fortalecimento da marca.
Qual o principal objetivo de fazer um planejamento em vendas?
É ter conhecimento dos 8 pilares fundamentais para elaborar um Planejamento de Vendas, algo construído em 8 reuniões com a equipe responsável.
Uma consultoria fundamentada em processo de Business Coach para equipes de vendas e marketing.
Análise do Cliente
- Saber o cliente ideal e o cliente estratégico é fundamental para iniciar qualquer projeto de Marketing e Comercial;
- Conhecer os desejos mais urgentes ou necessidades, (OND) Oportunidade, Necessidade e Desejos, é o que faz vender rapidamente seu produto ou serviço;
- Classificar sua oferta de valor. Definir a PERSONA: o seu potencial cliente;
- Concentrar as atividades em marketing e vendas para qualificação e aceleração do processo de vendas;
- Definir as palavras mais importantes que seu cliente procura para influenciá-lo para caminhar em toda jornada de compra.
Análise do Negócio
- Tornar-se seu próprio consultor de marketing para sempre aprofundar o conhecimento do mercado e do cliente;
- A importância de ter a sua empresa como uma fonte de recursos capaz de fazer coisas diferentes e interagir com o mercado;
- Como definir os elementos visuais e pontos de contato com a marca,além da importância que eles têm com efeito nas vendas.
Análise dos Competidores
- Saber identificar seus principais concorrentes, não somente pela aquisição do mesmo tipo de produto ou serviço, e sim por qual solução alternativa o seu produto é substituído na decisão de compra;
- Conhecer os pontos fortes, o diferencial do seu produto para gerar uma estratégia de venda que seja competitiva.
Análise do Produto
- Por que seu produto ou serviço é superior ao seus competidores? Não basta ser focado somente no preço;
- Definir o preço adequado, tornar seu produto atrativo e montar mix de produtos é chave para seu produto ou serviço destacar no mercado.