Ícone do site Marketing Digital e Inbound Sales

9 Dicas de Marketing Digital no Instagram

O Instagram vêm se tornando a rede social mais importante para o uso profissional, principalmente nas vendas. No entanto, para atingir bons resultados, é preciso deixar de navegar pelo app como passatempo e adotar o marketing digital Instagram.

Porém, quem está começando a empreender e tem pouca intimidade com a ferramenta, o início pode ser difícil. Desse modo, o plano de marketing digital é o que pode diferenciar empresas com sucesso na rede social e aquelas que ficam para trás. 

Então vamos trazer neste artigo do Blog Legions 9 dicas de como fazer marketing digital no instagram para alcançar o público que você deseja e reverter em clientes para a empresa.

Tenha uma estratégia de conteúdo

A primeira etapa para implementar o marketing digital Instagram é ter uma estratégia de conteúdo. Essa estratégia deve levar em conta os principais objetivos da empresa nas redes sociais. 

O objetivo da estratégia é estipular metas e impor um cronograma de ações, organizando as atividades. Além disso, os indicadores marketing digital podem ser importantes nesse momento, pois demonstram como os usuários interagem com o perfil da empresa, bem como o alcance, melhores horários para publicações, entre outras informações.


Use as ferramentas gratuitas do instagram

Para facilitar o marketing digital Instagram, existem muitas ferramentas pagas, que oferecem informações detalhadas sobre a conta do usuário. No entanto, o perfil profissional no Instagram permite acesso a todos os indicadores da rede social.

Dados são ofertados de maneira gratuita ao usuário, como horário com maior frequência de uso, alcance das postagens e características do público. Com isso, além de evitar gastos com plataformas integradas, o gestor ainda tem todas as informações necessárias no aplicativo do Instagram a qualquer momento. 

Crie anúncios patrocinados

Construir um engajamento orgânico e gradual é o melhor caminho para o Marketing Digital no Instagram. Porém, criar anúncios patrocinados podem ser úteis para potencializar as vendas da empresa.

Tendo a opção de investir qualquer valor, a empresa pode utilizar estes anúncios para divulgar lançamento de produtos, promoções, sorteios e muito mais. Empresas como Mercado Livre, Shopee e Amazon utilizam essa ferramenta para anunciar produtos, direcionando os usuários para acessar a página de vendas no site.

Use todas as funções do instagram (igtv, reels, stories, feed)

Ao longo dos últimos anos o Instagram foi incorporando novas funções e opções de conteúdo. Funções como IGTV e Reels deram maior realce aos vídeos por exemplo e têm representado uma boa parte das visualizações na rede social.

Desse modo, para que o marketing digital Instagram seja bem executado e a página consiga alcançar mais pessoas, é vital que sejam usadas todas as funções disponíveis, cada uma com um conteúdo personalizado, que atendam os critérios estéticos e técnicos.

Crie hashtag interativa

Além dos conteúdos publicados no perfil da empresa, é importante contar com as publicações e conteúdos gerados pelos clientes e usuários da empresa. Para aglutinar estes posts, as hashtags são uma ótima alternativa de marketing digital Instagram. 

Isso porque a hashtag, principalmente as interativas, são uma forma de a empresa interagir com os clientes, gerando mais proximidade. Além disso, com as hashtags interativas a empresa acaba alcançando novas pessoas e ainda têm capacidade de se tornar uma publicidade gratuita para a empresa.

Poste no momento certo

Um dos pontos positivos dos indicadores marketing digital é saber quando o público está mais ativo na rede social. Nos insights do Instagram é possível verificar os horários e os dias mais apropriados para fazer uma publicação.

Dessa forma, é interessante que as postagens sejam feitas no momento certo, em que a maior parte dos seguidores estão ativos. Tendo esse cuidado antes de fazer a publicação, é provável que os resultados de alcance, curtidas e visualizações tenham um bom crescimento.

Rastreie as métricas certas

Com tantos indicadores marketing digital é natural que haja dificuldades para entender quais métricas são mais importantes na avaliação. Portanto, é preciso dizer que existem dados que são mais importantes. O número de seguidores pode não ser algo relevante. O ideal é avaliar o crescimento de seguidores e a frequência do aumento.

Além disso, o volume de interação nas postagens, com curtidas, comentários e compartilhamentos é fundamental para alcançar o crescimento esperado. Na medida que o engajamento não está crescendo, vale a pena conferir se o horário da postagem, o conteúdo e o formato não estão influenciando negativamente.

Aprenda mais sobre métricas no nosso artigo: 7 Métricas E-mail Marketing para acompanhar suas campanhas de marketing digital

Produzir bons conteúdos

Todas as estratégias de marketing digital Instagram expostas até aqui são fundamentais para obter bons resultados na plataforma. Mas algo que não pode ser esquecido é a qualidade do conteúdo produzido e publicado no Instagram.

A qualidade referida é técnica, com o uso de vídeos, fotos e cards de alta resolução, com boa produção gráfica. No entanto, um conteúdo de qualidade também se refere a capacidade de engajamento e aos melhores indicadores marketing digital

Por isso, são considerados bons os stories com enquetes, as caixa de perguntas e os testes. Pois compõem um visual agradável e exercem o engajamento necessário.

Promova seu perfil

Por fim, o marketing digital Instagram centraliza as informações da empresa. Mas para isso, é preciso que todos saibam do perfil e como encontrá-lo. Sendo assim, é fundamental promover o perfil em todas as plataformas, sites, blogs, ferramentas de pesquisas e afins.

Outra forma de promover o perfil é realizando sorteios e promoções interativas, fomentando o compartilhamento de posts e o crescimento de seguidores. 

Se interessou por essas dicas de marketing digital Instagram e pretende investir em conteúdos para a rede social? Procure nossa equipe da Agência Legions, especializada em produção de conteúdo para redes sociais. Entre em contato agora mesmo e marque uma reunião.


Sair da versão mobile