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Campanhas de E-mail marketing ainda dão resultados?

Campanhas de E-mail marketing ainda dão resultados?

Nos últimos dez anos vimos grandes mudanças na comunicação online, passamos de fóruns segmentados para comunidades em redes sociais, deixamos os programas de bate-papo como o MSN e ICQ para usar alternativas mais instantâneas (e populares) como o WhatsApp e o Telegram. 

Mesmo com todas as mudanças e adaptações, os e-mails continuam sendo uma ferramenta de destaque na comunicação pessoal, profissional e para as empresas por meio de campanhas de e-mail marketing e newsletters. 

De acordo com o site Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo foi de 2,9 bilhões em 2019 — mais de um terço da população.  
Mas como essa ferramenta continua sendo uma das mais efetivas formas de marketing digital?

O que é E-mail Marketing?

A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.

Mas foi nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing.

Isso abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também fez surgir os indesejáveis spams — e, por consequência, as regras para proteger os consumidores dessa prática.


Nos anos 2000, tornou-se claro que pensar que somente enviar emails, sem pensar no destinatário ou no conteúdo, não era suficiente.

Desde então entende-se que, para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.

O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.

Os básicos para e-mail marketing

Assim como qualquer outra campanha de marketing digital, existem requisitos básicos que a empresa precisa ter para minimamente executar as ações. Especialmente se o seu objetivo for pensar de maneira estratégica a comunicação da sua empresa e ter metas e objetivos em mente, sejam eles a conversão de leads em clientes ou melhorar reputação de marca.

Conheça seu público

O ponto de partida de qualquer campanha é entender quem é seu cliente e como você precisa se portar para dialogar com ele de forma efetiva. A segmentação de público é extremamente importante para entender qual o comportamento do seu consumidor, desta forma você poderá analisar e direcionar suas ações efetivamente para os canais que recebem mais atenção em seu segmento.

Ferramenta de disparo de campanhas de e-mail marketing

A ferramenta de disparo de e-mails é indispensável, afinal realizar uma campanha de e-mail marketing pelo seu provedor de e-mails corporativo comum não é recomendado.Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, que oferecem desde serviços grátis como o Mailchimp quanto plataformas multicanais completas, que permitem realizar uma gestão completa dos leads, por e-mail, SMS e até voz como a RD Station ou a E-GOI. 
Enquanto as campanhas de e-mail marketing podem ser feitas com uma base de leads baixa, é importante ressaltar que essa estratégia depende muito de boa lista de mailing.

Leads

Uma conclusão que a experiência em estratégias de marketing digital nos traz é que a maior parte das pessoas que visitarem nosso site não clientes de primeiro momento. 

Assim como nas tradicionais técnicas de funis de vendas, o consumidor precisa passar por estágios antes de efetivamente adquirir seu produto ou serviço. 

Existem duas formas de se obter leads para seu negócio, a primeira sendo uma lista de prospecção paga, que pode ser adquiridas com empresas especializadas e a segunda é por meio da aplicação de técnicas de conversão de leads.

Cada uma das duas opções tem suas vantagens e desvantagens, como a possibilidade de disparo em massa no caso de listas compradas ou a alta taxa de conversão de leads captados organicamente. 

Ao final, desde que exista uma lista de mailing é possível realizar campanhas de e-mail marketing. No entanto, devemos ressaltar que a qualidade de listas de e-mail marketing feitas com o uso de técnicas de conversão são exponencialmente melhores que com listas compradas, visto que todas as pessoas que entraram nela já possuem interesse em sua empresa.

Defina sua promoção

Campanhas de e-mail marketing não podem ser “soltas” e nem disparadas para seu cliente sem uma “razão”. 

Evitar mensagens inefetivas ou desinteressantes é imperativo visto que elas podem aumentar consideravelmente o número de usuários que cancelam a inscrição em sua lista e a longo prazo irá diminuir o rendimento de suas campanhas. 

Um ponto indispensável para um e-mail marketing é uma promoção vantajosa para seu assinante, seja um desconto exclusivo para e-mails ou brindes especiais.

Porém, essas promoções não podem ser enviadas sem um cronograma pensado, afinal o excesso de e-mails é outra razão que pode aumentar a taxa de unsubscribes de sua lista. Para isso é recomendado que você faça um planejamento prévio e a criação de um calendário promocional de campanhas de e-mail marketing.

Design para criação

Não é segredo que a velocidade da informação disponível na internet diminuiu consideravelmente o tempo de atenção das pessoas. Exatamente por isso é preciso que sua campanha de e-mail marketing capte a atenção do cliente em até três segundos, para isso você precisa ter uma série de fatores presentes em seu e-mail e em sua copy. 

Primeiramente, você deve garantir que seu site esteja em um servidor que ofereça uma boa velocidade, visto que sua hospedagem pode impactar o tempo de carregamento do e-mail do usuário. 

Com um servidor que carregue rapidamente seu e-mail marketing, você ter a certeza que o cliente verá o corpo de sua mensagem, nela você deverá aplicar um design de qualidade, que incentive o usuário a se engajar com a campanha.

Tipos de Campanha de E-mail Marketing

Para conseguir engajar clientes a consumir seus produtos, é indispensável que seja feito um bom planejamento nas campanhas de e-mail marketing com ênfase em conversão. 

A empresa pode optar por uma série de estratégias básicas para criar vínculos com o leads, trazer ofertas especiais ou até mesmo ganhar sua confiança e por fim o converter em cliente. Para isso sua empresa pode optar por uma série de formatos de campanha:

Campanhas simples

Nas campanhas simples, são disparadas ofertas ocasionais para o consumidor. Sem a necessidade de uma grande estratégia ou planejamentos, essa pode ser uma opção viável para pequenas empresas. 
Nela é possível oferecer seus produtos de maneira básica, sem uma periodicidade planejada e sem analisar os resultados estrategicamente. Embora possa ser possível e funcional, a falta de estratégia deste tipo de campanha pode limitar seus resultados a longo prazo.

Campanhas sazonais

Essas campanhas específicas para épocas comerciais são indispensáveis para e-commerce‘s e empresas com serviços voltados ao consumidor final. Elas podem conter desde descontos nos produtos até outros benefícios como frete grátis, brindes ou testes grátis. 

As campanhas sazonais não precisam necessariamente ser juntas com todo o mercado ou vinculadas com datas comemorativas, sua empresa com o trabalho de divulgação certo de marca pode desenvolver uma campanha anual exclusiva, um exemplo clássico de campanhas sazonais do Brasil é o Saldão do Magazine Luiza.

Campanhas de Newsletter

E-mails marketing de newsletter não tem como principal objetivo vender diretamente um produto, sim trabalhar com o lado institucional da sua empresa. Com ela e uma produção de conteúdo de qualidade, abordando características do seu serviço e informações sobre produtos que podem interessar para o consumidor. 

Um trabalho constante com uma campanha de newsletter também pode converter uma parcela dos leads que estavam em dúvida sobre a aquisição dos serviços.

Campanha de e-mail marketing estratégica

Ao final, assim como qualquer outra ação de comunicação, campanhas de e-mail marketing são muito mais efetivas quando planejadas estrategicamente. Então, desenvolver um programa de mail marketing, com conteúdo planejado e um calendário de campanha completo pode ser muito mais efetivo para sua empresa do que criar campanhas avulsas. 
Para isso, escolher uma agência que seja especialista em comunicação estratégica é indispensável para que seu negócio se beneficie com o disparo de e-mails.

Impactos no ROI

O E-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais efetivas para a rentabilidade das empresas, segundo dados compilados por analistas estrangeiros o retorno médio dessas campanhas é cerca de 40 dólares por dólar investido. 

Uma taxa de retorno que consegue ser ainda mais alta que outras das populares ferramentas de marketing digital, como planos de conteúdo ou até mesmo campanhas de adwords.

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Trabalhar com campanhas de e-mail marketing pode ser uma função apenas operacional, com resultados básicos e sem um grande investimento ou retorno.Porém, se você buscar uma agência comprometida em trazer resultados, você pode ter o retorno necessário para fazer sua empresa crescer!


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