Escrever um bom texto, articulado, com boas referências e que atinja o público da forma certa não é algo exatamente fácil. No entanto, é preciso pensar na melhor forma de apresentar tal conteúdo ao público e gerar interesse, sob o risco de o conteúdo não gerar o engajamento esperado.
Dessa forma, a construção de um bom conteúdo inicia pela escolha da headline e a mensagem que você deseja passar através dela. O título de um artigo, matéria ou post tem que deixar o leitor curioso pelo que virá. Mas para isso é necessário escolher as melhores palavras e estratégias para escrever boas headlines.
Sendo assim, o artigo a seguir do Blog Legions vai abordar sobre como você pode escrever headlines atrativas, principais dicas para fazer títulos interessantes e que gerem engajamento entre o público e atração para consumir o restante do conteúdo.
O que é headline
Antes de se aprofundar sobre as principais técnicas, é preciso entender o que é headline e qual é a função. Dessa forma, podemos dizer que a headline é o título, chamada, apresentação, manchete de um conteúdo digital.
Este artigo, por exemplo, tem como headline “Como escrever headlines poderosas”. O título já apresenta qual será o principal assunto do artigo, mas também demonstra que vai ser relevante para quem deseja aprender sobre o assunto.
No jornalismo tradicional, por exemplo, a manchete trata de sintetizar o principal fato da matéria. Isso ocorre com base no valor-notícia, que é o que define a relevância da informação. Além disso, define também se essa informação pode ser ou não considerada como notícia. Portanto, mesmo que não se trate de uma manchete de jornal ou notícia, a headline pode levar em conta alguns destes critérios.
Um exemplo disso é chamar a atenção do tópico mais importante do texto, criando uma “isca” para que o leitor busque essa informação. No entanto, ao contrário da pirâmide invertida do jornalismo clássico, no marketing digital o conteúdo mais relevante deve vir ao final, a fim de prender o público e criar uma storytelling.
Principais técnicas para escrever headlines
Pois bem, entendendo melhor sobre o que é headline, pode-se falar agora quais são as técnicas mais importantes para construir uma. Uma das principais técnicas, portanto, é a metodologia AIDA, que tem origem no setor de vendas, mas é usual no marketing digital.
De forma resumida, pode-se dizer que a AIDA é uma forma de entender a necessidade do consumidor e fazer com que ele identifique naquele conteúdo (ou produto) uma solução interessante para suas dores.
Além de ser importante para construir uma boa headline, o método AIDA também é fundamental na jornada de compras, onde a loja direciona o público, com conteúdos, anúncios, engajamento e página de vendas, para a decisão de compra.
Sendo assim, a AIDA é usada de formas diferentes em cada uma das etapas da jornada: Aprendizado e descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra. Então confira na lista a seguir algumas dicas de como escrever boas headlines:
- Atenção: Para prender a atenção do leitor é preciso identificar quais são as dores e necessidades que o move;
- Interesse: A headline deve “prometer” um conteúdo relevante, que realmente traga soluções para o problema;
- Desejo: O desejo na headline é ativado através da identificação das dores e pela expectativa de um bom texto que irá seguir;
- Ação: Esta técnica é usada para direcionar o leitor ao executar ações, como conferir listas e ver dicas.
Dicas sobre como escrever boas headlines
Após conhecer as técnicas mais importantes para escrever headlines, há algumas dicas que devem ser consideradas para produzir titulos que sejam atrativos.
A psicologia é uma grande aliada do marketing digital, pois através dos gatilhos mentais, que fazem o usuário ter certas reações, a headline pode obter o efeito desejado. No entanto, mesmo que a promessa de bons resultados seja importante, é fundamental manter a coerência e a integridade do conteúdo.
Ou seja, é necessário demonstrar os bons valores do artigo, e-mail, post e afins, mas sem vender ilusões ou criar chamadas desproporcionais. Desse modo, nos próximos dois tópicos iremos abordar dicas importantes sobre como escrever boas headlines.
Faça uso de gatilhos mentais
Dentro do marketing digital os gatilhos mentais têm a tarefa de induzir o público-alvo à tomada de decisões. Portanto, deve-se usar o gatilho na headline conforme o interesse do conteúdo.
Por exemplo, se a ideia é demonstrar autoridade no assunto em questão, o indicado é mostrar relatos de clientes satisfeitos, bem como trazer informações relevantes e dados estatísticos atualizados.
Seja claro na proposta do conteúdo
Os fatos ainda devem ser prioridade, mesmo que a criatividade sendo usada para escrever headline. Ou seja, é preciso mostrar clareza naquilo que o conteúdo propõe, falando de forma direta o assunto do texto e quais são os benefícios apresentados.
No entanto, a clareza não deve significar headlines pouco atrativos e que não chamem a atenção. É preciso demonstrar promessas fortes, que façam o leitor ter curiosidade sobre o tema abordado.
Para além de escrever boas headlines, a Agência Legions cria um plano de marketing digital adequado para as necessidades do cliente. Com uma equipe especializada e as melhores ferramentas de marketing, desenvolvemos o projeto de marketing e vendas. Entre em contato agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o assunto.