Entender o significado de alguns conceitos é fundamental para conseguir se comunicar da forma mais apropriada com o seu público e seu cliente.
Compreender que existem diferenças entre mídia digital e mídia social ajuda a pensar na melhor estratégia para atingir seus objetivos.
Se você pensa em entrar nesta área para expandir seus conceitos de marketing digital e pretende utilizar a internet como ferramenta para ampliar seu público, entender corretamente a diferença entre estes conceitos é essencial para montar o planejamento de ações e até mesmo para evitar gafes na hora de colocar seus planos em ação.
O que são mídias sociais
A mídia social é uma forma de divulgação de serviços ou produtos nas redes sociais, que é diferente da mídia tradicional (televisão, rádio, jornais), porque exige a interação entre todos os envolvidos.
O conteúdo é gerado por meio da discussão entre quem emite e quem recebe a mensagem e a tecnologia, como os sites de redes sociais, está entre os meios mais utilizados para atingir este objetivo.
Elas estão sendo cada vez mais usadas por empresas que buscam outros meios de divulgar seus produtos, porque permitem mais flexibilidade e exigem um baixo investimento, ao contrário de propagandas que são veiculadas na televisão, por exemplo, que possuem um custo elevado.
Tipos de mídias sociais
Compreendendo este conceito básico, é possível avançar um pouco mais para entender quais são os principais tipos de mídias sociais e como utilizá-los para encontrar seu público-alvo.
Para saber como identificar o seu público-alvo, recomendamos a leitura do tema “Persona, por que é importe criar”.
Os meios mais conhecidos hoje são os sites de redes sociais, que são basicamente sites que promovem o relacionamento entre as pessoas e destas com empresas.
O Facebook é hoje a principal delas e a ferramenta mais utilizada por empreendedores de todos os setores para atingir de forma rápida e direta o consumidor.
Existem também as redes sociais de conteúdo, que funcionam de maneira semelhante, mas são focadas na criação de uma forma de conteúdo específico, como é o caso do Youtube (vídeos), Flickr (fotos) e Instagram (fotos).
Mas este tipo de mídia pode ser melhor aproveitado quando usado juntamente com um blog. Lembre-se a cada momento as mídias sociais vem e vão, é preciso ficar atento. Quem lembra do Orkut?
Mídias sociais e Blog, uma dupla de sucesso
O empreendedor que apostar na produção de um blog pode conseguir resultados mais abrangentes, isso porque estará divulgando conteúdo que ajudará seu público-alvo a resolver problemas. É um erro não usar o marketing de conteúdo.
São páginas de conteúdo que podem ser usadas para disseminar com ainda mais detalhes a ideia, o serviço ou o produto de uma empresa.
Um blog pode, por exemplo, listar quais são as vantagens de se consumir determinado produto, fazendo o link direto para o site da empresa que comercializa o produto em questão, ou então repassando as formas de contato para o consumidor.
Esta ferramenta, aliada às técnicas de otimização, como uso correto de palavras-chave e configuração de SEO (Search Engine Optimization) podem tornar o blog como uma mídia social ainda mais poderosa.
O SEO permite ganhar posições no índice de pesquisa dos buscadores como Google, Bing, Yahoo e etc.
Ter links apontando para o seu site e sem custo. Esse é o desejo de todos que anunciam na Internet, para chegar lá, será com o uso de técnicas de SEO, para saber mais sobre o tema.
Marketing de conteúdo para Blog
Os e-books, Guias, infográficos, videos, artigos em blog, entre outros, são atribuições e estratégias de marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo pensa em utilizar todos os conteúdos disponíveis para distribuir nas redes sociais. O que chamamos de mídia digital.
O que é mídia digital?
A mídia digital do ponto de vista do Marketing Digital são os veículos e ferramentas de comunicação que estão inseridas no meio digital.
Em outras palavras, podemos dizer que é a publicidade digital.
Para o Wikipédia Mídia Digital é uma rede que facilita a troca de informações e conteúdos entre os usuários.
E cada vez mais as empresas estão utilizando as redes sociais como forma de Marketing Digital para ter uma melhor visibilidade no meio do mercado competitivo e para a divulgação dos seus produtos e serviços.
Contudo podemos definir mídias digitais como um conjunto de veículos e aparelhos de comunicação que tem tecnologias digitais
Mídias Digitais e os links patrocinados
As mídias digitais são as comunicações feitas através da Internet como: banners, anúncios pagos no LinkedIn, Google Ads, Facabook Ads, Twitter Ads, etc, anúncio no YouTube, Instagram, dentro que aplicativos no celular entre outros.
Porém algumas dessas publicação são pagas, o que chamamos de Links Patrocindos, como no Google Ads e Facebook Ads.
No Google Ads são os anúncios exibidos na SERP quando um termo é pesquisado. Você poderá aparecer nos topo das pesquisas.
Assim como televisão, rádio e jornal são chamadas de ‘mídia tradicional’, as mídias digitais são todos os meios que uma empresa pode usar para aplicar o marketing digital.
Em plena era da informação, esses dispositivos quase sempre estão conectados à internet e se tornaram essenciais na vida de qualquer empresa.
A aposta na mídia digital para divulgação de um produto ajuda muito a atrair público e alcançar um mercado consumidor que muitas vezes não tem acesso à publicidade tradicional em jornais e TV, principalmente por conta de limitações geográficas.