marketing de conteúdo estar na internet sem é um erro grave

O marketing de conteúdo permite melhorar o ranqueamento do site nos buscadores e transformar visitantes em consumidores, uma publicidade continuamente crescente.

Ter uma empresa sem site é impensável, certo? De fato, o mercado on-line no Brasil é gigantesco; em números:

58% da população brasileira já acessa regularmente a internet, ou seja, 102 milhões de internautas

Segundo a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015. O número de sites e empresas que buscam captar a atenção desse público é igualmente imenso.

Como fazer a diferença nesse universo? O marketing de conteúdo é a resposta.

Marketing não se resume apenas à promoção de vendas, ele contempla a visão de futuro da empresa, a análise de tendências do seu segmento, pesquisa/desenvolvimento do produto, tornar a marca mais conhecida, divulgar e efetivamente conduzir o seu cliente pelo Funil de Vendas

O marketing de conteúdo irá trabalhar várias dessas modalidades ao mesmo tempo em que irá encantar o seu cliente. E não é só isso: essa estratégia permite melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores, com isso, você garante publicidade gratuita e eterna (ao menos enquanto houver internet) por anos e anos.

Não basta fazer cara de conteúdo

O conteúdo em seu site pode ser publicado por meio de um blog, ferramenta que é fácil de ser implementada e de baixo custo de manutenção.

Porém, como já dizia uma propaganda de um famoso jornalão, “Você tem conteúdo mesmo, ou só faz cara de quem tem?”.

Contudo para que o seu conteúdo gere audiência espontânea, também chamada de orgânica, para o seu site é preciso ter conteúdo de qualidade.

O conteúdo de qualidade é criado com base no seu público-alvo. Para saber mais sobre Público Alvo e Persona, temos um artigo sobre esse tema.

Quando falamos em público-alvo vamos mais a fundo e trabalhamos por meio da técnica de persona, ou seja, elaboramos a partir dos dados da sua empresa uma personagem fictícia que concentra as principais características dos seus clientes.

Veja como Criar uma Persona para seu negócio.

Ao conhecer seu consumidor em profundidade é possível falar a língua dele, entender suas dores e desejos e criar conteúdo que seja relevante e o encante. O aumento nas vendas é consequência.

O crescimento da publicidade com Marketing de Conteúdo!

Publicidade gratuita? Sim, não é discurso, ela existe! A publicidade gratuita na web acontece por meio do marketing de conteúdo quando as suas publicações são criadas com técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O SEO é a tecnologia usada por buscadores como “Google”, “Yahoo” e “Bing” para avaliar a qualidade de um texto e recomendá-lo ao internauta quando este realiza uma pesquisa.

Se o texto cumprir a maioria dos parâmetros, ou explorá-los ao máximo, ele sempre será localizado quando novas consultas forem realizadas.

Esse resultado é gratuito e automático: quanto mais material você publicar, melhor o seu site será ranqueado pelos buscadores.

Um texto após o outro você irá criar uma audiência na internet para o seu negócio.

Uma vez dentro do seu site, o novo visitante poderá se interessar por outros conteúdos e assim conhecer melhor a sua empresa.

Parte desse público, ficará tão satisfeito que irá querer ser avisado quando você divulgar novos conteúdos e promoções. Em troca, você pedirá que ele preencha um breve cadastro.

Com os dados do cadastro em mãos, sua equipe de marketing poderá abordá-lo posteriormente com ações de relacionamento, recuperação de clientes inativos e, efetivamente, promoções de venda.

Conclusão

Hoje conteúdo é a forma mais rápida de comunicar com os clientes. Pois são artigos desenvolvidos para resolver problemas comuns do seu público.

Além de ser uma referência para indexar junto aos buscadores, fácil de ser compartilhado e com isso pode gerar uma publicidade crescente e constante.

Agora que você já sabe de tudo isso, aproveite a relativa tranquilidade do início do ano para implementar o marketing de conteúdo em sua empresa.

Marketing de conteúdo com marketing digital