Cada vez mais sites utilizam pop up para atrair usuários para seus negócios ou mantê-los em suas páginas.
Apesar de serem considerados chatos e inconvenientes, principalmente por surgirem na hora errada, os pop ups, quando usados corretamente, podem ser muito úteis para um negócio digital.
Eles podem, inclusive, facilitar a navegação dos usuários em um site e oferecer exatamente aquilo que eles precisam no momento certo.
É por isso que o pop up continua sendo um recurso presente na estratégia de muitos empreendedores.
O que é pop up?
Pop ups são janelas com diversos formatos e opções de configuração que abrem em uma página de navegação. Geralmente, elas apresentam informações de destaque do site ou anúncios.
O pop up é um recurso utilizado com o intuito de chamar a atenção do usuário. Ele foi criado como uma opção para substituir os banners.
Ao contrário dos banners que ocupam um espaço importante na página e, muitas vezes, são inseridos em excesso, os pop ups são uma maneira de anunciar algo de forma mais organizada e pontual.
Quando usado corretamente, o pop up é capaz de fazer com que os objetivos de sua estratégia sejam alcançados, como atrair clientes, por exemplo.
Mas se você utilizar os pop ups em excesso, o contrário também pode acontecer, já que eles irão apenas afastar os usuários de seu negócio. Portanto, tenha cuidado!
Para que essa estratégia funcione, existem alguns gatilhos de disparo que são muito importantes para garantir que os pop ups sejam usados no momento certo.
Quais são os pop-up mais usados?
Click
Esse é um tipo de pop up que aparece quando o usuário faz alguma ação na página. Por exemplo, se ele clica em uma determinada área, aparecerá esse pop up para sugerir alguma outra ação.
Scroll
Pop ups de scroll são aqueles que aparecem depois de um tempo de navegação do usuário no site ou página. Nesse gatilho, é essencial detectar qual tipo de oferta você fará quando o usuário chegar a determinado ponto de seu conteúdo ou tempo de permanência em seu site.
Exit intent
Esses são pop ups que aparecem quando o usuário está deixando sua página. Eles funcionam muito bem pois não interferem na experiência do usuário no seu site. É por isso que eles são considerados uma das melhores opções.
Timed
O pop up de timed aparece depois de um tempo determinado ou quando o usuário visitar uma página específica em seu site.
Como usar pop up em sua estratégia?
Você já deve ter percebido que o pop up é uma importantes estratégia para geração de leads. Porém, é preciso utilizá-lo no momento certo e com um objetivo específico e bem claro.
Pensando nisso, selecionamos as principais maneiras de usar o pop up no site e a favor do negócio:
Enviar notificações de publicações novas no blog ou no YouTube.
Essa opção de pop up pode ser oferecida direto no navegador e vários sites já trabalham com ele.
Basicamente, esse tipo de pop up consiste em abrir uma pequena janela de notificação assim que um novo conteúdo é publicado. Ao clicar na janela, o usuário é direcionado para sua publicação.
Essa é uma ótima maneira de indicar para as pessoas que acompanham seu canal no YouTube ou seu blog sobre as novidades que você postar.
Isso ajuda a manter esses usuários sempre interessados no que você faz e, principalmente, interagindo com seus conteúdos novos.
Assinar a newsletter em seu blog
o melhor a ser feito é usar os dados de navegação de seu blog como indicativos de interesse por seu conteúdo e oferecer a assinatura da newsletter nesse momento.
Uma ação recomendável é usar a paginação do blog para isso, ou seja, quando o lead avança para a segunda, terceira ou demais páginas, pois, esse comportamento mostra que o visitante está procurando uma informação específica que você possa ter, e você pode ajudá-lo a encontrar.
Com esse tipo de pop up você provavelmente já conhece a intenção do usuário, mas ainda é necessário entender e testar qual gatilho gerará um resultado maior.
Aqui, trabalhar com o pop up de exit intent parece uma boa opção para oferecer ajuda àqueles que estariam prestes a sair de sua página e que querem receber mais conteúdos como o que eles acabaram de ler.
Encaminhar os usuários para a landing page
Pop ups podem ser de grande utilidade para encaminhar seus visitantes para uma landing page.
Acrescente esse recurso em conteúdos de seu site ou blog que abordem mais temas de fundo de funil, que é quando seu lead já está bem preparado para se tornar um cliente real.
Com essa estratégia, se a pessoa realmente estiver preparada para efetuar uma compra, ela clicará em seu pop up, que a levará para uma página na qual ela pode conhecer mais sobre o produto que você oferece e até mesmo comprá-lo.
Fazer ofertas de produtos e serviços
Se o visitante está navegando na página de preços, funcionalidades, cases de sucesso ou mesmo benefícios do produto ou serviço que você oferece, não tem hora melhor para propor-se a ajudar!
As pessoas que chegaram até essas páginas estão basicamente buscando entender como elas podem se beneficiar com o que você está oferecendo, e é você quem deve mostrar o caminho.
Em casos como esses, você pode ou indicar um material de fundo de funil que tenha relação direta com esse produto ou oferecer diretamente uma conversa com seus vendedores, e um pop up pode muito bem realizar essa tarefa.
Pop ups são indispensáveis
Temos certeza que, agora, você percebeu que utilizar pop ups corretamente pode trazer diversos benefícios para seu negócio.
Afinal, esse é um recurso capaz de oferecer praticidade e economia de tempo, pois seu funcionamento pode ser totalmente programado.
Assim como toda estratégia de divulgação, se não for utilizado os pop ups no momento e na quantidades corretas, esse recurso acaba atrapalhando a experiência dos usuários e pode ser um motivo para as pessoas deixarem de seguir sua marca ou sair do site. Por isso, atenção na utilização dos pop ups.
Mas, apesar disso, sem dúvida, a principal vantagem de utilizar esse recurso é o fato dele ser uma excelente maneira de auxiliar na aquisição e nutrição de leads.