Skip to main content

Como aumentar a Busca Orgânica (SEO) no Google?

Como crescer a busca orgânica: tipos de posts de blog para gerar mais visitas

Não é mais surpresa que 21% dos profissionais de marketing B2B lutam para produzir conteúdo com engajamento. Além do mais, 7% desses profissionais estão tendo dificuldade em criar conteúdos variados. Com isso eles não conseguem crescer a busca orgânica.

Nenhum conteúdo é criado de forma igual. Alguns irão fazer seu tráfego decolar e melhorar sua marca pessoal significativamente.

O conteúdo é como uma refeição. Ninguém come o mesmo tipo de refeição todos os dias e se mantém saudável, inteligente e eficaz. Na mesma linha, se você escrever continuamente e publicar o mesmo tipo de conteúdo, seus leitores e clientes podem trocar de marca ou blog.

Quais estratégias são boas?

Uma estratégia inteligente é entender seu público-alvo, saber quais perguntas tiram o sono deles e aí oferecer a eles as respostas certas.

Com o conteúdo certo, você pode crescer a busca orgânica. Você não precisa de 100.000 leitores por mês para fazer sucesso e ser reconhecido.

A maioria dos blogueiros pode sobreviver com 10.000 ou mais leitores online, desde que eles satisfaçam às necessidades dos leitores, que ficarão contentes em pagar para aprender mais deles. Se você é um profissional de marketing B2B ou B2C, trabalhar com blog de forma consistente e produzir o tipo certo de conteúdo não somente irá crescer a busca orgânica, mas irá também consolidar a sua marca.


Uma coisa é direcionar visitantes orgânicos para o seu blog, outra coisa completamente diferente é engajar e converter visitantes em leads e clientes.

Quando você decidir usar canais tais como o Google AdWords ou Facebook PPC, você deverá estar pronto para investir um dinheiro. Mas quando você abraça o blog com paixão, você irá gastar menos e obter mais leads direcionados e clientes.

Quando você está criando conteúdo incrível que as pessoas sentem vontade de compartilhar no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras comunidades, os mecanismos de busca irão começar a te recompensar em breve com tráfego de qualidade.

Mas quais tipos de conteúdo você deveria criar se você quiser direcionar engajamento social e leads orgânicos?

Crescer a Busca Orgânica Com Infográficos

Infográficos são extremamente populares. Um estudo recente da Unbounce revelou que, em apenas 2 anos, as pesquisas por infográficos aumentaram 800%. E você pode usá-los para fazer com que seu post do blog se destaque, enquanto constrói uma comunidade ativa.

Nós vivemos na era do “big data,” o que significa que existe muito a se aprender a partir dos dados – mais do que nunca. Quando se trata de marketing digital, usar um elemento visual fará com que sua marca se destaque.

De acordo com o Content Cloud, “As pessoas lembram de 80% daquilo que veem e fazem, comparado a apenas 20% do que elas leem.”

Um estudo descobriu que infográficos foram linkados e compartilhados na mídia social 3X mais do que outros tipos de conteúdo. Eles também podem se tornar virais em pouco tempo.

Crescer a Busca Orgânica Com Pensamento de Liderança/Opinião
No mundo real, as pessoas se conectam com outras pessoas, não com empresas. O interesse no pensamento de liderança e opiniões está crescendo. Você sabe que a Forbes.com agora tem em torno de 1.500 contribuintes não remunerados?

Um grande percentual deles são formadores de opinião em seus respectivos campos de atuação. O site publica 7.000 a 8.000 posts a cada mês. Se seus posts não direcionam tráfego, você não vai a lugar nenhum com a Forbes.

A verdade é que seus clientes ideais querem ler conteúdo de marcas confiáveis, de especialistas e empresas. De acordo com uma pesquisa recente da AMCF, 93% dos entrevistados concordaram que uma opinião de um líder de alta qualidade influencia a opinião deles sobre uma empresa.

Há muita competição nos dias de hoje. Muito conteúdo tem sido criado e publicado hoje, mais do que há 5 anos. Os consumidores estão sobrecarregados. A sobrecarga de informação está fora de controle. A liderança de pensamento é a cura para o excesso de conteúdo.

No entanto, só porque alguém é popular um ou especialista, não significa que o Google irá levar tráfego de visita orgânica para ele. Você tem que fazer a coisa certa.

Crescer a Busca Orgânica Com Opiniões de Produtos

As mesmas regras que se aplicam para os livros, servem aqui também. Mas um objetivo de review de produto pode ir mais além, abrangendo software, serviços, ideias ou qualquer produto físico. Os consumidores querem mais opiniões de produtos antes que eles possam confiar em você.

De acordo com a Bright Local, 32% dos consumidores de milhares que foram pesquisados, disseram que eles leram de 4 – 6 reviews antes de começarem a confiar em uma determinada marca ou negócio.

A regra de ouro é ser honesto e escrever com clareza. Se você é um afiliado de um produto qualquer e tem testado atualmente algum produto, você está na posição certa para opinar sobre ele.

Entretanto, você pode ser criativo com relação a isso. Em vez de escrever um review de um produto simples e direto, você poderia escrever um tutorial para mostrar aos seus leitores e clientes como o produto funciona. 

Crescer a Busca Orgânica Com Guias de Como Fazer

O guia de como fazer é um dos tipos de conteúdo mais populares por aí afora. É fácil escrever e o valor percebido é geralmente alto. Existem blogs populares dedicados a artigos “como fazer” e nada mais do que isso. 

Títulos sobre como-fazer foram as primeiras coisas que eu aprendi quando comecei a trabalhar com blog. O segredo é fazê-lo bem detalhado, rico e útil se você quiser gerar clientes segmentados e construir seu negócio. Senão, será um desperdício de tempo.

Crescer a Busca Orgânica Com Posts de Listas

Posts com listas são aqueles tipos de posts em blog mais compartilhados e valiosos que eu já vi. De fato, Michael Dunlop gera mais de 100.000 visitantes em seu blog por mês com posts de listas.

Em 2013, 9 de cada 10 posts dos mais populares que foram publicados na eConsultancy, um blog premium de marketing de internet no Reino Unido, foram posts com lista. No mesmo ano, 6 dos 14 posts na Lifehacker foram também posts com lista. Eles funcionam bem, pois números atraem a atenção do leitor.

A verdade é que posts assim podem naturalmente chamar a atenção do spider de busca. Por exemplo, quando você pesquisa por qualquer palavra-chave no Google, você estará mais propenso a encontrar resultados que contenham um número e uma lista.