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Como indexar site ou blog no Google

Como Indexar Site ou Blog no Google

Os rastreadores do Google são muito bons fazendo o seu trabalho.

Raramente é necessário fazer um trabalho manual para pedir a indexação de páginas, pois o Google está constantemente lendo a web e é raro não apanhar uma nova página ou domínio.

Ainda assim, é uma boa prática dar ao buscador uma pequena ajuda com seu trabalho de indexação, sobretudo se o site é novo e não tem nenhum histórico de visitas.

Cada uma das seguintes ferramentas oficiais do Google pode ajudar na indexação de páginas.

Google aconselha os utilizadores a fazerem pedidos de indexação.

Porém, é importante ter sempre em mente que nenhuma destas ferramentas pode, realmente, forçar a indexação no Google nem obrigar o Google a indexar o seu site.

O rastreamento pode levar de alguns dias a algumas semanas. Seja paciente e monitore o progresso usando o relatório Status do índice ou a ferramenta de inspeção de URL.

Todos os métodos descritos aqui têm aproximadamente o mesmo tempo de resposta. Há uma cota para enviar URLs individuais.

Solicitar um novo rastreamento várias vezes para o mesmo URL ou sitemap não fará com que ele seja rastreado mais rapidamente.


Se o conteúdo for novo, original, útil, fácil de navegar e estiver vinculado a outros lugares da web, uma indexação mais rápida e abrangente do seu site ocorrerá através de links.

Estas ferramentas não garantem que o Google consider um site indexável. E também não devem ser usados como alternativa à publicação de conteúdo que agrega valor ao ecossistema da Internet.

Consulte a Google Search Console para saber se o seu site está tecnicamente preparado para ser indexado.

Ou seja, basicamente, podemos informar o Google de uma nova página, mas a decisão final de indexação está sempre nas mãos do motor de busca.

Antes de explicar como indexar um site no Google, vou explicar como saber se o site já está indexado ou não, porque no Facebook a pergunta mais recorrente foi: “como saber se meu site esta indexado no Google”

Como indexar site no Google

lupa pesquisa

Para saber se o seu site está indexado no Google tem duas formas muito simples.

Abrir o Google e procurar por “site:omeusite.com” (sem as aspas). O Google irá então mostrar “todas” as páginas que estão indexadas.

A segunda forma de saber se o site está indexado é abrir a Search Console e confirmar se já tem Visitas, Impressões ou se o Google já começou a fazer o crawl: abra Google Index >> Index Status.
Note:

Há páginas que não estão indexadas propositadamente. Como por exemplo algumas páginas de campanhas.

Sitemaps

Ter um sitemap é sempre o mais indicado para indexar URL, independentemente se você alterou muitas páginas num domínio ou alterou a estrutura do site.

Sempre que acrescentar uma página, o sitemap deverá ser actualizado. Felizmente este é um processo que poderá facilmente ser automatizado.

Através da Search Console do Google é possível adicionar um sitemap. Depois de gerar ou criar um sitemap: nas Ferramentas do Google para webmasters, seleccione o domínio em que aparece, seleccione “rastrear” / “sitemaps” / “adicionar / testar sitemap”, digite o URL (ou, como você pode ver, o domínio URL anexado com sitemap.xml) e ‘enviar’.

Esta medida é fundamental para adicionar o seu site no Google.

Buscar como o Google

Também no webmastar tool do Google, pode encontrar a ferramenta de “buscar como o Google”, ou em inglês “fetch as Google”. Este é o ponto de partida mais lógico para obter um óptimo novo site ou conteúdo indexado.

Se o seu site for indexável (também pode verificar se o site está a ser exibido corretamente), poderá enviá-lo para que ele seja adicionado ao índice do Google.

Esta ferramenta também permite enviar um único URL (“Rastrear apenas este URL”) ou o URL seleccionado e as páginas às quais ele direcciona directamente (“Rastrear este URL e seus links directos”).

Embora ambas as solicitações tenham os seus próprios limites; 10 para a primeira opção e 2 para a segunda.

Adicionar URL no Google – Desactivado

Outra opção era a ferramenta “Adicionar URL” do Google. Tal como o nome indica, esta funcionalidade permiteia adicionar URL no Google de forma “automática” e directa. Era como uma versão mais simples da ferramenta Fetch. Era uma ferramenta mais lenta e simples, sem a funcionalidade e versatilidade do Fetch.  O Google removeu esta funcionalidade durante o Verão de 2018. Era provavelmente a forma mais rápida de indexar um URL.

O Google possibilitava também usar o Adicionar URL apenas com uma Conta na plataforma, em vez de adicionar e verificar uma propriedade/website às Ferramentas do Google para webmasters. Bastava adicionar o seu URL e clicar para garantir que não era um robô!

Esperamos que a plataforma volte a trás e reactive esta funcionalidade.

Ainda que não seja possível forçar o Google a indexar um site, é possível forçar o buscador a fazer o crawl. Por isso, tenha a certeza que o seu site está de acordo com as melhores práticas, antes de pedir ao Google que leia o seu site, de modo a evitar ser penalizado ou avaliado negativamente.

Saiba como alavancar seu negócio com o Google Analytics

Razões para o meu site não estar indexado

Há algumas razões para que o seu site não esteja indexado no buscador. Na Google Search Console é possível ver o relatório de erros e o site diz detalhadamente as razões porque a sua página não está indexada.

O problema é que para websites com milhares de páginas, a Search Console apenas providencia uma amostra (até 1000 páginas) dos erros totais.

E ainda há vezes que o conteúdo do seu site está desactualizado e o Google simplesmente remove da indexação.

Problemas técnicos também podem justificar o não aparecimento do site. Confirme aqui a lista de erros mais comuns em SEO.

Uma das muitas razões para a não indexação de páginas é o conteúdo duplicado. Por isso leia o nosso artigo e entenda as consequências do conteúdo duplicado e como evitar.

Portanto, algumas vezes surge a ideia de que se tiver conteúdo oculto na página isso poderá penalizar a página. Geralmente o conteúdo oculto não é um problema para o Google, mas se tiver dúvidas, pode sempre fazer uma auditoria passo por passo para entender como o Google está a interargir com as suas páginas.