Ícone do site Marketing Digital e Inbound Sales

3 Problemas Básicos no Marketing Digital

3 Problemas Básicos no Marketing Digital

Marketing digital requer uma estrutura mínima para iniciar, ignorar o básico os problemas vão aparecer e o resultado desaparecer.

O marketing digital chegou para ficar, e quem não investir nele hoje vai se arrepender amanhã.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital mal estruturado não leva nenhuma empresa a lugar algum.


Assim como na medicina, para operar um coração o médico não pode ser um clínico geral apenas, é preciso ser um especialista.

No marketing digital, são os especialistas na área que podem ajudar o seu negócio a crescer com campanhas eficazes e que trazem de fato resultados.

Fazer por fazer marketing digital?

Há várias pessoas fazendo marketing digital apenas por fazer, sem saber aonde querem chegar, sem planejar ou apenas “quando sobra tempo”.

Se for para fazer dessa forma, nem coloque energia para começar, pois não trará resultados para o seu negócio.

O marketing digital tem inúmeros caminhos e não é inteligente querer colocar tudo em prática ao mesmo tempo.

Um estudo realizado pela AdStage mostrou que apenas em 2017, o CPM (Custo Médio por Impressões) do Facebook aumentou 171%, enquanto o CPC (Custo por Clique) aumentou em média 136%.

Começar devagar, mas bem feito é o melhor caminho. Não adianta querer abrir um canal no YouTube junto com um blog com conteúdo diário, mais todas as redes sociais juntas.

Pode faltar braço neste início para dar conta e atualizar com conteúdo relevante. Por isso, vá aos poucos, conheça seu público, sinta o que ele quer, quais os formatos de conteúdo que eles mais gostam e invista neles.

Para conhecer o seu público é necessário definir a Persona ou Avatar.

Não há uma fórmula mágica para o marketing digital; cada público reage de uma forma e cada empresa precisa encontrar o seu melhor planejamento para aquele momento.

Vamos destacar os 3 erros básicos que todos esquecem ao planejar uma boa campanha de Marketing Digital.

1 – Perfis de profissionais diferentes

Nem sempre quem pensa em estratégia de marketing é aquele que executa e cria os conteúdos para aquela estratégia.

Uma campanha bem elaborada ela vem para atender uma OND (oportunidade, necessidades ou desejos) do seu público (Persona).

Por isso é muito importante definir sua Persona e lembre-se de sempre atualizar.

Existem vários profissionais em Marketing Digital com especialização diferenciadas. Irei citar as mais usadas dentro de uma Agência de Inbound Marketing e de forma bem sucinta.

Design: Profissional qualificado para montar as peças publicitária como imagens e editoração de e-books.

Conhece os formatos exigidos em cada rede social, tem conhecimento no uso de cores certas, principalmente em cores complementares para as chamadas.

Copy: Ou Copywriter é quem define a campanha, um profissional que junta tudo, sabe colocar as palavras certas no anúncio, posts e blog.

Sabe posicionar o produto atendendo o OND (Oportunidade Necessidades e Desejos) da Persona. Além de criar os gatilhos mentais para gerar a ação.

Gestor de campanhas: É aquele profissional que sabe a melhor hora para postar, criar o segmento de público para impulsionar o anúncio, sabe o quanto custa um clique, um lead (contato).

Está atento as plataformas de anúncios, mídias pagas como Google Ads e Facebook Ads.

Especialista em SEO: Um profissional que fica de olho na concorrência e competição das palavras-chave. Para subir seu site nos buscadores como o Google, Bing e Yahoo.

Marketing de Conteúdo: Geralmente um bom jornalista, sabe escrever seu artigo direcionado a Persona, além de criar uma sequência de assuntos, o que chamamos calendário de conteúdo.

Se a empresa for pequena, o recomendável é usar uma agência que atenda o porte da empresa. É melhor começar certo do que se frustrar.

Saiba o que uma agência pode fazer por sua empresa.

2 – Estratégia e Planejamento

Tudo começa com uma estratégia e planejamento para execução. Além dos objetivos gerais e específicos, é necessário planejar e gerenciar o tempo para executar cada tarefa do setor de marketing, pensando em recursos financeiros e recursos tecnológicos necessários para que os objetivos sejam alcançados.

7 Dicas infalíveis para planejamento de vendas

Mesmo um especialista de marketing não faz marketing sozinho numa empresa, o profissional precisa sempre estar em contato com todas as áreas da empresa para estar por dentro do que está acontecendo e para entender o negócio como um todo.

Quer saber mais, veja nosso artigo sobre A importância de ter estratégia no marketing digital.

3 – Medir resultados do marketing digital

De nada adianta planejar, executar e não medir. É uma das partes mais importantes para o marketing digital. E o digital nos traz esse benefício de medir praticamente todas as ações digitais que fizemos.

É medindo e analisando os números que planejamos melhores campanhas futuras e tomamos as melhores decisões, baseada em dados inteligentes já coletados ao longo das execuções dos planejamentos de marketing digital.

Elaboramos um e-book Como mensurar e otimizar canais de marketing.

Se você está pensando em começar o marketing digital na sua empresa o primeiro passo é contratar uma consultoria ou um profissional da área para que ele indique o melhor caminho para você iniciar esse processo que traz tanto resultado para as empresas atualmente.


Sair da versão mobile