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Quais são as principais Métricas de Marketing Digital

métricas marketing digital

Atualmente o marketing digital cada vez se torna mais determinante para o sucesso das empresas. Desse modo, é preciso escolher as estratégias e ferramentas mais adequadas, conforme as necessidades de cada situação.

No entanto, para fazer estas escolhas e implementar o plano de marketing digital, é preciso adotar as métricas marketing digital. As métricas demonstram qual é a tendência das plataformas digitais, quais ações geram mais engajamento e como se aproximar do público.

Sendo assim, os indicadores marketing digital também são importantes para corrigir erros, evitar que estratégias que não geram resultados sigam sendo utilizadas. Portanto, vamos observar no Blog da Legions como as métricas marketing digital podem alavancar de vez os resultados do projeto.

O que são métricas de marketing digital

As métricas são o primeiro passo para elaborar as estratégias do plano de Marketing Digital. Utilizando indicadores como número de visitantes, custos por clique e ticket médio, é possível obter as métricas marketing digital bastante detalhadas.

Com as métricas, portanto, a equipe consegue mensurar quais são os resultados das campanhas da empresa. Desse modo, as métricas auxiliam a tomar decisões com base nas informações e estatísticas, aumentando o desempenho das próximas ações.

Ademais, é possível diferenciar duas modalidades diferentes de métricas: a social e a de negócio. A primeira modalidade deve ter como base os indicadores nas redes sociais, como alcance, engajamento e seguidores. No entanto, a métrica de negócio é direcionada para a conversão de clientes, ticket médio, percentual de desistência, entre outros dados.

Em uma campanha que se utiliza do Inbound Marketing, por exemplo, as métricas sociais se demonstram mais importantes na fase inicial do funil de vendas. Já as métricas de negócio explicam a taxa de conversão da campanha e percentual de vendas, por exemplo.


Principais métricas de marketing digital 

Mesmo sabendo que todas as métricas marketing digital são relevantes para o planejamento, há algumas que se tornam mais importantes.

Dados como número de visitantes, valor médio de vendas e tempo de execução da compra ajudam o empreendedor a entender quanto custa atrair cada cliente para a loja. Sendo assim, é possível mensurar o custo médio de uma venda e o investimento na comunicação.

Portanto, os indicadores marketing digital que indicam estas informações mencionadas acima são oferecidos por ferramentas parceiras da agência de marketing, como a RD Station, que fornece os números, tendências e resultados das ações de marketing.

Sendo assim, confira a lista das principais métricas usadas no marketing digital:

Quais principais Indicadores Marketing Digital

Após analisar todas as métricas marketing digital de forma aprofundada e com todas as informações necessárias, é preciso determinar quais são os indicadores para empresa para o período.

Dessa forma, além de entender quais são as ações que melhor entregam resultados no marketing, os indicadores demonstram o resultado final do projeto. O custo por clique, por exemplo, interfere diretamente no orçamento da empresa.

Além de mostrar resultados, os indicadores marketing digital indicam onde devem haver mudanças na empresa, conforme os objetivos.

CAL (Custo Aquisição de Lead)

Dentro do marketing digital o lead é o público que executa ações dentro das suas plataformas digitais e está propenso a se tornar clientes. As métricas marketing digital, por exemplo, é utilizada também para atrair leads para as plataformas da empresa.

Quando as ações do Inbound Marketing atraem essas pessoas para os canais da empresa, está sendo feita a conversão de lead. Desse modo, levando em consideração todas estas etapas, é possível mensurar quais foram os valores investidos no processo. Essa informação parte de diversos lugares, como financeiro, setor comercial e marketing.

Sendo assim, a partir destes indicadores marketing digital o empresário tem conhecimento do Custo Aquisição de Lead. Ou seja, quanto custa à empresa cada pessoa convertida para os canais de vendas da empresa.

CAC (Custo Aquisição de Clientes)

O Custo de Aquisição de Clientes leva em conta os mesmos critérios do CAL, porém em uma dimensão ainda mais minuciosa. Isso porque o CAC pretende descobrir quanto a empresa investe para obter seus clientes através do plano de marketing digital.

Além dos custos de impulsionamento e atração de leads nas redes sociais, há também os conteúdos para sites, landing pages, anúncios pagos no Google, dentre outros investimentos. Obtendo o valor pago em cada conteúdo e ação que direcionava para os canais de venda, a equipe já consegue um dos indicadores marketing digital.

Vale lembrar que o valor investido costuma remeter ao sucesso da empresa. O aporte financeiro para viabilizar o projeto e a contratação de profissionais qualificados são alguns dos caminhos.

Portanto, quer melhorar as métricas marketing digital da empresa e deslanchar no mercado digital? Entre em contato com a Agência Legions que nós temos as melhores soluções dentro do Marketing Digital.


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