Skip to main content

Tudo sobre Inbound Marketing

Tudo sobre Inbound Marketing

Inbound Marketing ou conhecido também, como: Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias que consistem em atrair a atenção e o interesse das pessoas, ao contrário de correr atrás delas, como no marketing tradicional.

A técnica central é de atrair o interesse através de conteúdos estratégicos e uma escrita persuasiva. Desta forma, conduzir o consumidor ao longo da sua jornada de compra, normalmente chamado, funil de vendas.

O Inbound Marketing é uma série de ações online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este tráfego de forma a se converter em Leads ou consumidores efetivos dos seus produtos ou serviços.

Para explicar de forma mais simplificada: você atrai seu cliente através da sua mensagem baseado em assuntos que interessam o seu público-alvo. 

Por que Inbound Marketing

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a sua segmentação. Por ser composto por uma série de ações que buscam despertar o interesse do público para a marca, seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado.

Isso facilita em muito o trabalho de inserção deste público em um funil de vendas que possibilita às marcas, conseguir uma drástica redução no custo de aquisição de clientes ao mesmo tempo em que a posiciona como uma referência em seu mercado.


Etapas do Inbound Marketing

Atrair: pode-se atrair clientes através de conteúdos de blog, das redes sociais, anúncios no Google e SEO.
Conversão: é alcançada através do direcionamento do cliente para landing pages com ofertas, por exemplo.
Relacionamento: o relacionamento com o seu público se dá por meio de redes sociais, captação dos leads e e-mail marketing.
Vender: utilizar a captação de leads para oportunidades reais de conversões e fazer vendas.
Análise: com uma ferramenta de análise, como o Analytics, é possível observar os resultados e métricas das campanhas inbound marketing, como: taxa de abertura do conteúdo, pessoas atingidas pelos anúncios, acessos no site de forma orgânica e abertura de e-mail marketing

As ferramentas do Inbound Marketing

Uma estratégia de Inbound marketing é baseada na produção de conteúdo de relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:

Blogs associados ao site da marca

– Mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter
– SEO – Search Engine Optimization
– E-mail marketing
– Landing Pages
Uma característica interessante do Inbound Marketing é que ele trabalha de forma extremamente integrada, buscando sempre a criação de uma sinergia no marketing digital que potencializa suas ações.

Como funciona o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma consequência direta da evolução da própria Internet. No momento atual, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão receber.

O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações de Outbound Marketing, na medida em que o processo de venda hoje em dia se dá mais sobre a criação de contatos com potenciais cliente do que através de ações invasivas.

Métricas de Inbound Marketing

Boa parte das métricas estão alinhadas com o objetivo do negócio, como o ROI (Retorno sobre o Investimento), o ticket médio, o LTV (lifetime value) e afins. Especificamente nas estratégias de marketing, as métricas a serem acompanhadas são:

  • Números de visitantes;
  • Número de leads;
  • Número de clientes;
  • Taxas de conversão no total e entre cada etapa do funil;
  • Engajamento, compartilhamentos e comentários;
  • Origem do tráfego;
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Entre outras oferecidas pelas ferramentas e painéis de controle dentro das redes utilizadas, a exemplo do Google Analytics, WordPress, Gerenciador de Negócios e afins.