O Inbound marketing é uma estratégia com excelente retorno, consideravelmente mais prática e barata do que algumas outras possibilidades.
Neste sentido, o inbound marketing para pequenas empresas é uma via mais barata e altamente efetiva para estes casos.
Estatísticas mostram que a probabilidade de uma nova venda para um cliente é de 60-70%, enquanto a probabilidade de venda para um novo cliente é de 5-10%.
Planejamento de Inbound marketing para pequenas empresas
O planejamento de inbound marketing é o ponto de partida de qualquer estratégia. Como ele deverá ser focado nas soluções que sua empresa oferece, a persona tem que ser o ponto de partida!
A persona, nada mais é do que a criação de um personagem, que irá simbolizar seu público alvo. Muito mais do que apenas conter informações como idade, sexo, função no trabalho e renda, temos que pensar em seus hábitos de consumo.
Não são todos os públicos que podem ser trabalhados com a sequência tradicional de recompensa digital – interação via e-mail- venda. Cada público precisa ser trabalhado de acordo com suas especificidades.
1. Publique Conteúdo de Qualidade
Publicar conteúdo de qualidade é, de longe, a técnica mais eficaz e de alto ROI. O conteúdo pode ser na forma de postagens como textos de blog, vídeos, infográficos, estudos de caso, white papers, entrevistas e podcasts.
Portanto, seu site é o ponto central de sua estratégia de Inbound Marketing. Através dele é possível estabelecer confiança aos olhos dos clientes, gerando autoridade da marca, oferecendo suporte online, depoimentos, análises e outros materiais úteis que podem abrir o caminho para uma conversão futura.
Pesquisas indicam que 55% dos profissionais de marketing priorizam a criação de conteúdo de blog como uma das principais estratégias de Inbound Marketing.
2. Foco no SEO para Aumentar o Tráfego Orgânico
Para obter muito tráfego orgânico, é necessário contar com uma boa classificação do seu site e isso pode ser alcançado por meio da otimização para mecanismos de busca. Mas também, para um bom SEO, é preciso contar com conteúdo de grande qualidade.
3. Dê Orientações Através de Call-To-Action (CTA)
Receber muito tráfego não é suficiente, esse tráfego precisa gerar conversões. As empresas com Call-To-Actions (CTAs) claras e personalizadas podem aumentar as chances de conversão em 202% a mais do que as empresas com CTAs simples, segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot.
4. Use o Feedback da Mídia Social para Criar Conteúdo Atraente
As pequenas empresas podem obter novas ideias para conteúdo relevante através de comentários nas redes sociais.
Certamente, primeiro, você precisa criar contas de redes sociais em plataformas famosas (Facebook, Twitter, Instagram, etc.) que sejam mais adequadas para o seu negócio e postar conteúdo que incentiva o cliente a fornecer feedback.
5. Engaje os Visitantes para Gerar Leads
Disponibilizando informações úteis e uma navegação fácil no seu site pode aumentar o tempo de retenção dos visitantes. Pesquisas mostram que 80% dos visitantes de um site consideram a experiência tão importante quanto os produtos e serviços de uma empresa.
E por fim, vale lembrar que as estratégias de Inbound Marketing são duradouras e focadas no cliente. Elas precisam de muito trabalho duro, tempo e paciência, mas os resultados são duradouros e satisfatórios até mesmo quando feitas por pequenas empresas.