marketing de conteudo encantar varios clientes

O marketing de conteúdo é uma estratégia que usa publicidade gratuita para alavancar sua marca e suas vendas

“A oportunidade, ela não bate em sua porta. É preciso se dedicar e se esforçar porque ela chega no seu colo”, declarou certa vez Tite, atual técnico da seleção brasileira de futebol.

Essa visão se aplica ao marketing de conteúdo: para conquistar uma boa reputação e elevar as vendas na internet é preciso dedicação e técnica. Não tem erro: a performance de vendas do seu site irá aumentar de forma consistente.

Como o trabalho de um treinador de futebol é preciso conhecer a sua equipe e o outro time para definir a estratégia para cada jogo. Quando o campo é a internet, torna-se inviável conhecer cada internauta.

É nesse contexto que surge a ferramenta da persona. A persona é uma projeção fictícia do seu público-alvo, com base nos dados dos seus próprios consumidores. Quem não tem um público majoritário, poderá criar conteúdo para as duas ou três principais correntes.

Criando a sua persona, seu público ideal

Vamos pensar em um site de sapatos online chamado “Pés de Princesa” – nem todas as princesas são iguais, você sabe, certo? Analisando a base de clientes, identificaríamos as três principais:

  • Cinderela – tem 25 anos, trabalha como secretária em uma agência de RH e à noite cursa faculdade de psicologia. Seu sonho é sair da casa da madrasta ao comprar o próprio apartamento. Gosta de sapatos confortáveis e bonitos para aguentar a dupla jornada, mas de vez em quanto se permite um sapatinho de cristal para desfilar nas festas de final de ano.
  • Alice – tem 30 anos e é redatora em uma agência de publicidade. Ela faz a linha hispter: é ativa em campanhas sociais, lê várias revistas e livros por ano, além de frequentar eventos culturais alternativos. Ela tende a preferir sapatos boneca ou com ar retrô;
  • Merida – tem 35 anos, é professora de história e solteira por opção. Ela pratica esportes de aventura, gosta de roupas e acessórios despojados e se interessa por viagens ao exterior. Os sapatos que ela gosta são confortáveis e, tão importante quanto, sustentáveis.

Em nosso site temos mais detalhes sobre como criar Persona, https://agencialegions.com.br/blog/persona-como-criar/

Desenvolvendo o conteúdo para encantar

Agora, conhecendo nome, idade, profissão, preferências e até os valores das nossas princesas ficará mais fácil acertar o gol, mesmo que você esteja pra lá do meio de campo.

Confira algumas sugestões de marketing de conteúdo aplicados à cada uma das princesas:

  • Cinderela – texto sobre técnicas caseiras para esfoliar e massagear os pés, além de dicas para maior preservação dos calçados de baixo custo;
  • Alice – a principal designer da “Pés de Princesa” analisa, em vídeo, as tendências da moda calçadista apresentadas na última semana de moda em Londres;
  • Merida – uma postagem com texto e galeria de imagens mostrando como a “Pés de Princesa” utiliza matéria-prima excedente de grandes marcas em suas produções”, ou seja, todo o processo é sustentável.

Vale destacar que nesses exemplos, Alice e Merida também pode se interessar pelo texto feito para a Cinderela, por exemplo.

Mais informações de como criar conteúdo acesse as 6 dicas para criar conteúdo.
https://agencialegions.com.br/blog/6-dicas-crescer-marketing-de-conteudo/

E como marketing de conteúdo funciona?

Conteúdo relevante e exclusivo irá alimentar o relacionamento entre o seu site e os seus clientes, de modo que estes percorram todo o funil de vendas e comprem mais e com mais frequência.

Quem estiver visitando o seu site pela primeira vez, irá ter uma boa imagem da sua marca, e ao se aprofundar na navegação constatará que você é referência na sua área.

Não se trata apenas de preço: é toda a qualidade, segurança e demais valores que estão agregados!

Por fim, o seu marketing de conteúdo bem planejado, deverá ser aplicado dentro das diretrizes de SEO (Search Engine Optimization – em tradução livre “mecanismo de otimização de pesquisa”) – assim seu site será facilmente encontrado por quem pesquisar nos buscadores. Publicidade perene e orgânica (gratuita) para todos os seus públicos.

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