Skip to main content

Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa

Para obter sucesso em diversas ações é necessário planejar, não é diferente no Marketing Digital.

Ao criar um plano de marketing digital, o empreendedor estará com meio caminho andado em direção ao sucesso, pois esta é a maneira certa de se começar.

Mas existe um roteiro a se seguir nesse planejamento:

1 – Definir objetivos no Marketing Digital

Ao traçar um objetivo, o empresário deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado. Para isso, é necessário:

– Forma que deseja expor o reconhecimento da marca;
– Como irá gerar leads – clientes em potencial;
– Como serão feita as vendas diretas no ambiente físico ou online;
– Estabelecer prazos para cumprimento dos processos;
– Qual será a forma de relacionamento com seus clientes;
– Como será o atendimento e orientação ao cliente.

2 – Conhecer o seu público-alvo

Uma das etapas mais complicadas é a de pesquisa das características do público alvo. Atualmente temos diversas ferramentas para saber qual é perfil de visitantes de um determinado site.

Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para nossas ações.

Com isso, o empreendedor também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de segmentação disponíveis por exemplo, no Google Ads e Facebook Ads.

Depois de definir seu público-alvo, crie uma Persona, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que desejarão impactar. 

3 – Estabelecer as estratégias de marketing digital

Dependendo do segmento da em que a empresa estiver atuando algumas estratégias funcionam melhor do que outras.
Por exemplo, roupas e acessórios costumam vender melhor em redes sociais. Serviços para público B2B será necessário um contato diferenciado.

4 – Definir quais mídias serão utilizadas

As opções para divulgar uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são as mídias mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretenderão atingir.

A variedade de mídias não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego mais qualificado para o seu site.

5 – Criar o conteúdo para ser divulgado

A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses do futuro cliente e por isso, precisasse desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público.

O consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada. Antes de qualquer oferta, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, posts interativos, por exemplo.

6 – Monitore os resultados

Existem diversas ferramentas que podem ajudar a empresa a monitorar os resultados das estratégias de marketing digital.

Por exemplo, o Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento de engajamento nas redes sociais.Inserir link para baixar ebook de metricas