4 dicas de marketing digital para gerar mais leads

Independente de como seu site está hoje, saiba que é possível gerar mais oportunidades de venda com ele. A diferença está em realizar pequenas mudanças que podem fazer grandes diferenças. Em outros casos pode demandar maior energia.

Elaboramos 4 dicas importantes de Marketing Digital para gerar mais contatos (oportunidades) com o seu site.

Na internet, o site que é o cartão de visitas de seus produtos ou serviços oferecidos. É hora de começar a captar para vender.

Antes de falar das dicas é importante saber como funciona o funil do Marketing Digital.

Primeiramente trabalha na atração de visitantes do site, utilizando algumas estratégias como: post em redes sociais, compra de links patrocinados (anúncios), e-mail marketing, escrever artigos em outros sites, etc. Com o único objetivo de gerar mais visitantes.

Para saber mais temos um artigo com detalhes sobre o Funil do Marketing Digital.

Agora que tem esses visitantes trabalha na estratégia de conversão. Conversão é termo técnico utilizado para que o visitante do site deixe seu contato, podendo ser nome, e-mail, telefone ou outras informações para iniciar um relacionamento.

Agora que falamos sobre o topo do Funil do Marketing Digital vamos falar das 4 dicas para gerar mais contatos.


Facilite a vida do internauta: ofereça opções de pontos de contato diversificadas

Uma página em que o leitor precisa descer a barra de rolagem até o final para entrar em contato por meio de um “fale conosco”, certamente vai deixar para trás muita gente que desistirá no meio do caminho.

Para evitar esse problema, o ideal é ter distribuídos alguns CTA (call to action) que atendam demandas diferentes.

Lembrando que esse tipo de ferramenta funciona melhor se tiver um formato que atraia, assim como o cuidado na escolha da cor para que não passe despercebido nem que fique “gritante” demais.

Para completar, utilize banners, procure inserir essa chamada dentro de um contexto para que não pareça que foi jogado aleatoriamente na tela. Assim, dentro de um conteúdo que esteja explicando as funcionalidades de um software na gestão de empresas, por exemplo, caberia na mesma página um call to action (CTA) convidando a experimentar o serviço.

Para simplificar, pode inserir um formulário dentro do conteúdo, evitando mais um clique, basta preencher e pronto.

Pop-up utilizados com inteligência é uma ótima fonte de conversão, aumentando o ponto de contato no site. Além desses citados pode-se utilizar a estratégia “Deixe que eu te ligo”, um formulário geralmente no topo do site que coloca o telefone e a empresa retorna a ligação e o Chat. Os Chatbot estão evoluindo, com IA (Inteligência Artificial) parecendo que tem alguém conversando em tempo real.

Marketing de Conteúdo: produza conteúdo relevante

Aqui vale refletir se o conteúdo será de sua responsabilidade ou se é o caso de terceirizar a produção para que os textos consigam trazer informações importantes, com qualidade e clareza.

Com a enxurrada de opções disponíveis na rede, colocar um novo site apenas para marcar presença digital não é a melhor estratégia. Pode até atrair em um primeiro momento, mas se a pessoa perceber que é apenas “mais do mesmo” não vai mais voltar.

Então, planeje com atenção os temas e o cronograma de inserção dos textos de uma forma que as personas percebam no seu site um parceiro que leva para elas o que elas estão procurando, com a frequência com a qual estão procurando, mantendo esse compromisso.

Conteúdo pode ser um artigo, e-book, vídeo, planilha, webinar gravado entre outros.

Mais detalhes sobre Marketing de Conteúdo.

Atender as diferentes demandas das personas

Voltando um pouco na questão de diferentes call to action, é fundamental ressaltar a necessidade de definir as diferentes personas para que todas elas sejam contempladas com atendimento e sintam que encontraram o lugar certo para o que estão procurando.

Uma maneira prática para entender é uma academia de ginástica que atende atletas que procuram melhorar performance, pessoas que querem cuidar da saúde e terceira idade também em busca de cuidados com a saúde.

Neste caso, a página da empresa precisa oferecer diferentes tipos de conteúdo que informem conforme o interesse de cada persona, além de mostrar nos call to action custos e benefícios de pacotes de aulas de musculação junto com orientação física para uma das personas, avaliação física, mais uma consultoria com nutricionista e aulas de yoga poderiam ser os serviços oferecidos para as outras personas e assim por diante.

O diferencial é levar em consideração os anseios de cada persona e propor a solução que atraia e atenda cada uma. Para saber mais, temos um artigo sobre Como Criar Personas para o seu negócio.

Marketing Digital: estratégias de atração

“Não faça como a avestruz que coloca um ovo enorme e enfia a cabeça no buraco. Aja como a galinha que a cada pequeno ovo que bota, faz o maior estardalhaço”. Essa historinha traz uma analogia engraçada que exemplifica bem esta dica.

Resumindo: divulgue sua página nas redes sociais, fazendo com que os canais “conversem” entre si. Sua página no Facebook tem que levar para o site, que leva de volta para o Facebook e para o Instagram e por aí vai.

Estratégias de divulgação do site é essencial. Utilize anunciar o seu produto ou serviço em sites de anúncios, como OLX, Mercado Livre, GetNinjas entre outros.

Anunciar no Google Ads (Google AdWords), Facebook Ads, Bing Ads entre outros pode ser uma boa estratégia.

Uma dica muito importante, é a campanha publicitária deve estar alinhada no momento da decisão de compra da sua Persona. Chamadas, imagens e descrição são diferentes para Facebook e para Google.

E-mail marketing ainda funciona bem, porém cria-se a sua base, evite comprar base de e-mails, isso não pega bem. Criamos um Guia Prático de e-mail Marketing.

Usar estratégias de atração, divulgação do site vai movimentar sua presença na rede e ajudar bastante na captação de novos clientes.

Geração de leads com google ads