Skip to main content

7 motivos para usar o WhatsApp Business no negócio

whatsapp business para empresas

Com 120 milhões de usuários mensais ativos no Brasil, o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do momento.

O app de mensagens instantâneas se tornou um canal de comunicação e relacionamento em tempo real entre marcas e clientes.

Para suprir essa demanda crescente, o aplicativo lançou uma versão para pequenas e médias empresas, chamada de WhatsApp Business.

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business permite que as empresas criem um perfil, com informações relevantes sobre o negócio: apresentação da marca, site oficial, área de atuação, horário de atendimento e todos os canais para contato.

Um dos principais recursos dessa versão, além de ser também um dos diferenciais, é a possibilidade de enviar mensagens mais rápidas e de forma automatizada:

  • quando a empresa estiver fora do horário de atendimento;
  • como agradecimento quando um cliente entra em contato;
  • boas-vindas para novos clientes;
  • acompanhamento do status de uma compra.

Outra funcionalidade exclusiva para empresas é o painel de estatísticas, disponível na opção de configurações.

Para acompanhar todas as interações: mensagens enviadas e entregues, mensagens que voltaram e mensagens que foram visualizadas e lidas.

A fim de facilitar a organização, também é possível catalogar as mensagens com tags do tipo “novo cliente”, “pagamento pendente”, “pagamento efetuado”, “pedido enviado”, entre outras.


Por que as empresas estão usando o WhatsApp

Além dos benefícios para as empresas, os consumidores também saem ganhando com o WhatsApp Business.

Isso porque o aplicativo passa a ser um novo canal de comunicação para eles. A principal vantagem é a interação em tempo real.

1.            Automatização

As mensagens podem ser automatizadas. É possível preparar o envio de mensagens automáticas de acordo com cada interação.

A ideia é não deixar o consumidor sem resposta mesmo que a empresa esteja fora do horário de atendimento.

Existem várias ferramentas para trabalhar com a automação, embora somente algumas estão homologadas oficialmente com o Facebook (WhatsApp). Conheça quais são as empresas homologadas.

2.            Organização

Com a possibilidade de catalogar as mensagens com etiquetas, fica mais fácil organizar as informações, direcionando cada uma para a equipe responsável. Assim, o retorno é mais rápido e o fluxo de vendas se torna muito mais eficiente.

3.            Interação em tempo real

Mesmo em períodos de ausência, o contato entre empresa e cliente ocorre em tempo real graças às mensagens automáticas. Não há esperas e nem atrasos. O consumidor pode ser atendido quando precisar.

4.            Métricas e relatórios

O app conta com uma área específica para mensurar todas as interações e gerar relatórios a partir delas. Desse modo, fica mais fácil identificar pontos de melhoria no atendimento, além de acompanhar o que traz retorno e o que precisa de mudanças.

5.            Segurança

Como toda a comunicação, seja para atualização de status de compra, sanar dúvidas ou promover campanhas de marketing, só ocorre com clientes cadastrados, o app se torna um canal seguro para ambos os lados: empresa e consumidor.

6.            Personalização

Com os contatos cadastrados e o histórico de interações, as empresas podem criar fluxos de mensagens personalizadas de acordo com perfis. Isso torna a experiência de compra mais agradável e cria laços de confiança entre marca e cliente.

A personalização ajuda o potencial cliente no processo na jornada de compras, acelerando desde o primeiro contato até a compra.

7.            Histórico

Mesmo que a empresa precise mudar para uma nova conta, com o WhatsApp Business todo o histórico de conversas e de contatos cadastrados pode ser migrado. Esse recurso ajuda a manter a organização e a passar um ar de profissionalismo.

O WhatsApp Business conta com diversas vantagens para as empresas que querem um canal de relacionamento mais próximo com seus clientes, além de um lugar para acompanhar todo o histórico de vendas e interações.

A Agência Legions é parceira da ZENVIA, plataforma de chatbot, integrada com WhatsApp Business e homologada junto ao Facebook.