Empreendedores que querem continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.
É necessário adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar o público-alvo e crescer a rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. A empresa atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
Para se preparar a empresa deve realizar um planejamento da seguinte forma:
Para quem produzir conteúdo?
A primeira coisa que a empresa deve fazer, antes mesmo de escrever um tuíte que seja, é criar uma persona. Ela é a representação fictícia do cliente ideal para o negócio, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes.
Onde publicar o conteúdo?
O conteúdo mais incrível do mundo não vai alcançar ninguém caso seja publicado no lugar errado. Então é bem importante que o profissional de marketing conheça as plataformas adequadas para cada formato.
Indica-se que a empresa tenha um blog próprio em um site próprio. Fazendo um bom trabalho de pesquisa de palavras-chave e SEO, a empresa irá ganhar autoridade aos poucos e gastar bem menos com mídia paga.
Em que formatos produzir o marketing de conteúdo?
Um bom planejamento de conteúdo contempla diferentes formatos. Não vale a pena, porém, produzir apenas de um jeito, adaptando às diferentes mídias.
É necessário otimizar os blogposts para serem encontrados na busca orgânica. Usar palavras-chave para que as pessoas estão buscando a respeito do seu mercado.
Também é necessário adaptar textos para o formato de infográficos no Facebook e no LinkedIn, oferecendo informações completas aos usuários.
E-mail também é conteúdo! O email é parte do fundamental do planejamento de conteúdo em uma estratégia de inbound marketing. É através dele que a empresa ofertará novos conteúdos ricos aos clientes em potencial.
Quais assuntos abordar?
As melhores fontes são clientes já existentes, parceiros e até mesmo Leads, que vão lhe relatar algumas dores e dúvidas que a sua empresa pode ajudar a resolver. Caso, a dificuldade continue, o profissional pode utilizar as seguintes plataformas:
Buzzsumo: mostra posts que funcionaram a respeito de um determinado assunto ou palavra-chave. Aponta também alguns influenciadores do mesmo segmento.
Alltop: é um agregador de sites que abordam tópicos de um determinado assunto que for apontado. É bom para monitorar o que está sendo dito e, então, entrar nessas conversas.
Google Analytics: mostra assuntos que estão bombando no blog via tráfego orgânico, por exemplo, que podem virar materiais ricos. Permite descobrir, também, palavras que as pessoas pesquisam no campo de busca, mas que ainda não têm nada a respeito no site da empresa.
Com que frequência criar marketing de conteúdo?
Não é necessário oferecer conteúdos novos todos os dias – nem blogposts nem conteúdo rico. Com algum tempo, o empreendedor vai perceber o ritmo que funciona melhor, adaptando o planejamento.
E se precisar de ajudar, a Agência Legions pode ajudar você.