Ao criar um novo negócio, um dos maiores desafios do empreendedor está em cativar e descobrir como atingir da melhor forma todos os tipos de consumidor.
As vendas online em todo o mundo tiveram alta de 48% em 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, aponta a empresa internacional de sistemas de pagamento ACI Worldwide.
Antes de iniciar estratégias que envolvam metodologias complexas, é necessário enxergar com clareza e exatidão quem são os possíveis consumidores para o seu produto e entender em qual etapa cada um deles está.
São muitos os tipos de consumidor que podemos atingir de maneira direta. Mas quando estamos focados no lançamento de um produto ou em uma campanha específica, precisamos de mais detalhes para atingir cinco dos principais consumidores existentes no mercado.
Os cinco tipos de consumidor
Para conseguir impactar diferentes tipos de consumidor, é necessário identificá-los com exatidão.
Além disso, conhecer o perfil dessas pessoas, as empresas poderão ter mais liberdade na hora de criar conteúdos, campanhas e estratégias melhor direcionadas para a persona.
1. Consumidores iniciadores
Essa pessoa será a responsável por levantar a ideia de compra, podendo ser de maneira interna ou externa, podendo ser feito de diferentes maneiras.
Seja através de uma propaganda, de um outdoor ou um anúncio em redes sociais, os consumidores iniciadores são os responsáveis por identificar a necessidade por determinado produto ou serviço.
Para conseguirmos exemplificar de uma maneira mais lúdica, trabalharemos com o exemplo de pais e filhos. Se uma criança pede um brinquedo para os pais, estaremos entrando diretamente na etapa do processo de compra do consumidor iniciante.
2. Consumidores Influenciadores
O papel deste tipo de consumidor é o de basicamente ter o poder e a capacidade de influenciar outra pessoa a comprar.
No fundo, todos nós somos temos um pouco deste perfil de consumidor. Afinal, você com certeza já deva ter influenciado alguém a adquirir algum tipo de produto ou serviço.
Exemplificando: Você precisa comprar uma roupa, mas não sabe exatamente qual. Sua amiga pode dar uma sugestão e falar que aquela é a melhor loja. Por ser uma pessoa próxima, a sua decisão de compra acaba sendo tomada com base na experiência desta pessoa próxima.
Desta maneira, podemos dizer que este consumidor, talvez, seja o que precisa ser melhor trabalhado. Afinal, você passará a ser indicado por alguém que já consumiu de você ou comprovou que sua oferta realmente valha a pena.
Isso acaba implicando em um custo de aquisição de novo cliente muito mais baixo, além de ter a garantia de que a pessoa já vem recomendada por alguém sobre o seu trabalho.
3. Consumidores decisores
Assim como o nome sugere, o consumidor decisor é aquele que decide fazer a compra, sem precisar ser influenciado por ninguém ou sem levar em consideração fatores externos.
Geralmente, se o cliente é o responsável pela renda e não precisa de auxílio para efetuar a compra, ele pode encaixado dentro deste tipo de consumidor.
Para que você consiga entender melhor, podemos representar essas pessoas por grupos como:
- Pais;
- Empreendedores de pequenos e médios negócios;
- Gestores financeiros;
- Setor de compras.
4. Consumidores compradores
O consumidor comprador é o tipo de pessoa que já sabe o que quer e está decidido em adquirir determinado produto ou serviço.
Apesar de ser bem parecido com o perfil do decisor, o comprador é a pessoa a quem efetivamente atribuímos a função de efetuar a compra de maneira concreta.
Basicamente, o consumidor comprador é aquele que, no final das contas, paga pelo produto ou serviço que foi adquirido. Eles podem ser dos mais variados tipos.
- Mães e pais;
- Avós;
- Irmãos;
- Gestores;
- Você mesmo(a).
5. Consumidores usuários
Por último, o consumidor usuário é aquele que de fato, terá posse sobre o produto ou passará a usar o serviço comprado. Importante ressaltar que aqui, ele nem sempre será o responsável pela compra de maneira direta.
No final das contas, todos nós acabamos sendo consumidores usuários ao ganharmos algo ou simplesmente quando adquirimos algo, seja por impulso ou necessidade.
Nesta etapa do processo, o consumidor estará mais dedicado à experiência do produto ou serviço para que consiga fazer a análise de qualidade e se de fato a compra valeu a pena em sua opinião.
Consumidores: qual o melhor tipo?
Mesmo que a resposta pareça redundante, você não precisa se preocupar em quem é o melhor tipo de consumidor, mas qual desses perfis é o mais importante para o seu negócio neste momento.
Outro ponto importante que precisamos frisar é o de que não existe apenas uma pessoa que represente um tipo de consumidor. Todos nós podemos fazer parte dos cinco grupos mencionados neste artigo.