Skip to main content

Como preparar o marketing digital para Black Friday?

Como preparar o marketing digital para Black Friday?

A Black Friday teve início nos Estados Unidos, mas se espalhou por todo o mundo e é marcada pelas promoções significativas em lojas de diversos segmentos, tanto as que são físicas quanto as que existem apenas no universo online.

E no Brasil é realizada na última semana do mês e já ganhou também os consumidores e as empresas brasileiras.

Para os e-commerces, ainda há a Cyber Monday, que acontece na primeira segunda-feira logo após a Black Friday. Ela é voltada para incentivar a compra online e rapidamente se tornou um dos maiores dias de compras neste modelo.

Defina uma verba para investir

Antes de começar qualquer estratégia voltada para essas duas datas, é importante definir a verba que você terá disponível para as ações que deseja realizar e que seja condizente com a sua meta de vendas.

Vale ressaltar que você precisará fazer um bom investimento se quer se destacar e ser visto, pois todas as outras lojas virtuais também estarão fazendo o possível e o impossível para aparecer.


Renove sua base de Leads e envie informações sobre a Black Friday

É importante atrair novos Leads e renovar sua base antes da data. Para isso, você pode fazer um conteúdo rico, atualizar algum material antigo ou fazer co-marketing com outra empresa.

Crie uma Landing Page específica para a Black Friday

Uma boa estratégia para colocar em prática antes de iniciar suas campanhas de Black Friday é criar uma Landing Page comum ou uma Landing Page do tipo Página de Vendas específica para captar o contato de pessoas interessadas em saber quais são as ofertas da sua empresa. Fazer essa página é uma forma de encorajar o “agir agora”.

Envie uma campanha de email com pré-ofertas

Se você for iniciar suas campanhas de Black Friday somente no dia 27 de novembro, pode começar a enviar um email alguns dias antes de iniciar as promoções, compartilhando suas ofertas mais atrativas. Dessa forma, as pessoas vão saber com antecedência e vão se programar.

Coloque um pop-up de saída no seu site

Os pop-ups de saída (ou exit intent pop-ups) só são acionados quando o visitante leva o mouse para fora da área de navegação da página. Assim, são perfeitos para fazer uma oferta irrecusável, que não deixam que o usuário saia de mãos vazias.

A Black Friday, portanto, é uma ótima oportunidade para instalar um pop-up de saída em seu site. Ofereça um desconto bom, sem dúvida seu visitante vai clicar.

Aproveite o alcance das redes sociais

Assim como o custo/benefício. Aposte em campanhas orgânicas e pagas. Nessa época vale investir uma verba extra, para ter mais alcance.
Deixe as redes sociais com a cara da Black Friday: troque capa, avatar e faça posts e anúncios com a identidade definida na campanha.

Divulgue a ação desde o início do mês, soltando teasers sobre os produtos e os descontos que serão veiculados na Black Friday. Já na semana da campanha, seja direto e divulgue todos os produtos e descontos que está veiculando. No dia ou no anterior à Black Friday, vale um lembrete no story do Instagram.

Divulgue um vídeo marketing

Outra estratégia interessante, que ajuda inclusive a reforçar o item anterior, é a criação de um vídeo marketing apresentando alguns produtos que serão vendidos por preços promocionais na Black Friday.

O ideal é que esse vídeo seja gravado por você mesmo, no seu celular e de forma mais amadora. Isso porque, a intenção é fazer com que o público veja que há uma pessoa de verdade por trás daquele perfil e que a loja é de fato real.

Impulsione suas ofertas

Aproveite a proximidade para impulsionar suas ofertas por meio de anúncios no Instagram e no Facebook.

Diversifique seu repertório e use diferentes formatos de anúncio, inserindo-os no feed de notícias, na barra lateral direita do Facebook, no Instagram etc.

Mas não deixe para fazer isso no dia da Black Friday! Como muita gente anuncia na data, a concorrência é alta e o custo por clique (CPC) tende a ficar bem mais caro.