A presença digital é uma das mais importantes formas de ampliar o alcance da sua marca. E para isso é preciso ter e entender como divulgar um blog na internet.
Apesar de parecer um processo moroso e complicado, esse procedimento de marketing digital é fácil e, dependendo da sua decisão, totalmente grátis.
Por outro lado, possibilita-se investir no blog para ampliar o alcance ou segmentar seu público. Nesse sentido, muitos se perguntam: quais as maneiras corretas de fazer a divulgação, tanto paga quanto gratuita? É disto que iremos tratar nesse artigo: como divulgar um blog na internet e atrair muitos mais usuários.
Gratuitos: amplo alcance para o seu BLOG
A grande vantagem de realizar a divulgação do blog de maneira gratuita – além de não gastar diretamente com isso – é o amplo alcance: são cerca de 120 milhões de brasileiros (mais de 60%) que se conectam à internet ao menos uma vez por semana. Por isso, ao buscar os métodos de como divulgar um blog na internet de maneira gratuita, foque em:
Chamada no site
No próprio portal do seu negócio coloque uma chamada em forma de banner, imagem ou texto que direcione e apresente o seu blog ao usuário que chegou até aqui. Oferecer um post já na página inicial do site é uma efetiva estratégia nesse sentido.
E-mail marketing
Com a lista de e-mails dos seus clientes e/ou usuários cadastrados no site, envie uma mensagem para toda a base com o link do seu blog. Uma boa tática é apresentar um resumo sobre um artigo, por exemplo, que o usuário encontrará no blog.
Para saber mais sobre e-mail marketing.
Posts nas redes sociais
Uma das melhores formas para divulgar um blog na internet é utilizar das redes sociais. E, isso é contínuo: todo novo conteúdo do blog deverá ter uma chamada que direcione até ele, seja no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, entre outros.
Grupos nas redes sociais e WhatsApp
Os grupos também são uma ótima forma de fazer a divulgação. Nas redes sociais é possível contar com recursos audiovisuais, como fotos e vídeos, para engajar o público. Já no WhatsApp a mensagem precisa ser clara e despertar a curiosidade do usuário de clicar no link disponibilizado.
Pagos : melhor segmentação para o BLOG
Podemos elencar que a principal vantagem em divulgar o blog de forma paga é a segmentação. Ou seja: possibilita-se direcionar a divulgação para usuários específicos de acordo com o perfil, como sexo, idade, escolaridade, região, entre outros.
Estamos falando de Personas, o seu cliente ideal. Para saber mais sobre Personas temos um artigo em detalhes.
Mas, quais as melhores ferramentas pagas? São elas:
Links patrocinados
Patrocinar um link é permitir que ele apareça em outros sites em forma de anúncio ou até mesmo que ele amplie o alcance nas redes sociais.
É preciso divulgar um conteúdo do blog que seja atrativo e faça as pessoas clicarem para buscarem mais resposta da ‘isca’ que você deixou no link patrocinado. As redes mais utilizadas são:
Link building
Essa estratégia traz duas vantagens. A primeira é possibilitar que seu blog esteja entre os primeiros resultados nas ferramentas de busca, pelo SEO.
O segundo é divulgar seu conteúdo através de sites qualificados e com bom tráfego que, com um artigo do próprio negócio, geram mais acessos até sua plataforma.
Divulgar o blog é tráfego qualificado
A divulgação do seu blog permite que você tenha mais alcance – ou seja, aumente o número de visitantes.
Consequentemente, isso gera mais vendas e exposição da marca. Porém, o principal ponto nesse sentido é o tráfego qualificado: ao divulgar o blog você cria uma base de usuários que interage com seu conteúdo e, dia após a dia, ajuda-o a entender o perfil do seu público na internet.