O marketing digital para o agronegócio torna-se cada vez mais indispensável, independentemente em que parte da cadeia produtiva o negócio se encontra: venda de insumos, produtos, agroindústria, varejo, entre outros.
Saber como aplicar e conhecer suas vantagens é um diferencial competitivo no setor.
No Brasil, isso é ainda mais importante: a agricultura e o agronegócio correspondem a 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que mede toda a riqueza do país, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Além de representar 48% das exportações do país, as exportações do agronegócio foram de US$ 96 bilhões, 13% acima de 2016.
Entenda, nesse artigo, mais sobre a importância do marketing digital para o agronegócio.
Vantagens de usar o marketing digital para o agronegócio
O primeiro ponto é elencar quais benefícios essa ferramenta de divulgação online traz para o seu negócio.
São ações que, se bem aplicadas, podem gerar desde o aumento das vendas até novas oportunidades de negócio focados no campo.
Divulgação das operações
O consumidor moderno busca meios de conhecer como os alimentos chegam a sua mesa. E campanhas de marketing digital para o agronegócio não apenas levam essa informação até o público, como também permite que eles possam interagir com o conteúdo direcionado a ele.
Amplo alcance
São mais de 120 milhões de usuários conectados à internet apenas no Brasil. Isso possibilita alcançar não apenas pessoas da região em que sua empresa de agronegócio atua, mas expandir a marca a outros locais. Além de mais consumidores, é possível encontrar e engajar melhores fornecedores ou parceiros comerciais.
Diversificação dos canais de vendas
Não apenas vender mais, mas vender melhor. Esse é outro ponto do marketing digital para o agronegócio: é possível encontrar um consumidor de acordo com o perfil da empresa do campo que não apenas compra, mas interage com a marca. Assim, ele compartilha e divulga suas ações, ampliando o alcance – e trazendo mais vendas.
Ferramentas essencial de marketing digital para o agronegócio
Faz-se indispensável, também, conhecer como é possível utilizar do marketing digital no agronegócio. Seja de forma autônoma, através da contratação de um profissional ou empresa especializada nessa ferramenta de divulgação, há algumas direções que podem ser tomadas nesse sentido.
Marketing de conteúdo
Produção de conteúdos sobre o campo que engajam e captam informações sobre os usuários através de artigos, e-books, vídeos, infográficos, entre outros.
Quer saber mais como o Marketing de Conteúdo pode alavancar o seu negócio?
Redes sociais
Hoje são mais de 127 milhões de brasileiros que usam o Facebook. Isso é mais da metade dos brasileiros, além de usar outras redes sociais.
Por fim, criar estratégias voltadas a esses usuários que ampliem a divulgação da sua marca é uma das mais contundentes formas de utilizar o marketing digital para o agronegócio.
Aprenda como usar o Facebook, Instagram e WhatsApp para gerar vendar.
Sites e blog
Ter um espaço próprio que se relacione com os dois elementos citados – marketing de conteúdo e redes sociais – é outra forma gerar resultados. O site é voltado a parte comercial da empresa, enquanto o blog foca na prospecção de clientes qualificados.
Caso possui um site ou blog e quer saber como divulgar na Internet, separamos um tema somente sobre isso.
Links Patrocinadas
Links patrocinados são anúncios feitos no Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, LinkedIn Ads entre outros que vendem impulsionamento de posts ou anúncio em suas plataformas.
Entretanto para sair nas pesquisas do Google, existem duas formas. Links Patrocinados e Pesquisa Orgânica através de técnicas de SEO. Sendo o primeiro é pago e o segundo é gratuito.
Para isso são adotadas estratégias isoladas, porém no final devem serem congruentes. Uma fortalecer a outra.
O marketing digital para o agronegócio já é uma realidade
Diferente do que se convenciona, o marketing digital não é um gasto, mas sim um investimento. Tampouco é uma aposta, visto que mais da metade das empresas do setor já utilizam de estratégias de divulgação online.
Negligenciar ou ‘deixar para amanhã’ é se posicionar atrás dos concorrentes, além de perder ótimas oportunidades de negócio.
Por fim, vale destacar: o marketing digital, principalmente para o agronegócio, é mais barato e possui um vasto público que deseja conhecer sobre empresas do campo.
Por isso, ao identificar uma oportunidade, não tenha dúvidas – o marketing digital para o agronegócio é um método contundentes de chegar a milhões de pessoas.