Estratégias no Instagram estão entre as principais estratégias conjuntas do marketing digital para atrair tráfego, divulgar marca e ampliar o alcance nas redes sociais.
Conhecer essas estratégias no Instagram e colocar em prática poderá dar outro cenário ao seu negócio digital, independente se for B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business).
As 8 estratégias selecionadas são fáceis e rápidas para serem implementadas para qualquer segmento e tamanho de empresa.
Diferente do que se convenciona, as melhores estratégias podem ser facilmente aplicáveis, com resultados que irão surpreender qualquer negócio.
Quer saber mais? Então acompanhe, abaixo, as 8 Estratégias para usar no Instagram.
1. Planejamento de conteúdo
O primeiro passo é o planejamento de conteúdo. Aqui precisamos identificar a persona, ou seja, um personagem fictício que se aproxime do seu cliente ideal.
Como resultado, sabendo quem é o público, pode-se direcionar as campanhas e o conteúdo produzido, de forma a criar os temas mais relevantes para que eles possam interagir e engajar – e se relacionar com a sua marca.
Para identificar o público, as agências de marketing digital, usam a estratégia para definir Persona. Persona é o seu cliente ideal, aquele perfil ideal para adquirir e consumir seu produto ou serviço.
2. Tenha um perfil comercial no Instagram
Outra dica muito importante: migre a conta da Instagram para o perfil comercial. Ele possui uma série de funcionalidades adicionais – como métricas e dados, através da ferramenta Insight – que ajudam a entender o comportamento do seu público em relação ao conteúdo produzido.
4 Passos para ter um perfil comercial no Instagram
1 – Acesse as configurações do seu perfil no Instagram.
2 – Escolha “Alternar para o perfil comercial”;
3 – Escolha a Fan Page do Facebook que deseja associar ao perfil comercial (para não ter problemas na sincronização, configure seu perfil como “público”);
4 – Em “Configurar seu perfil comercial”, insira seus contatos empresariais;
Assim seu perfil será migrado para Perfil comercial no Instagram!
É simples de construir e dá mais credibilidade a sua marca e acesso a vários outros recursos como: acesso a métricas, conhecer o perfil do público, inserir botões interativos, promover posts e outros.
3. Vídeos no Instagram: engajamento na certa
Fotos e legendas são importantes. Mas, os vídeos produzem um engajamento certeiro. Além de utilizar o que o audiovisual possibilita, ainda pode gerar mais interações e esclarecer o seu objetivo.
Ainda, ampliam os acessos, visto que o público do Instagram é segmentado e muitos interagem mais com os vídeos que nas próprias fotos.
Usar vídeos no IGTV, Stories e em posts é uma boa estratégia. Uma dica importante é editar os vídeos inserindo os textos da fala no rodapé. Isso facilita a vida de vários usuários, aqueles com problema técnico ou em locais que não podem escutar.
4. Impulsione o conteúdo
Outra dica relevante no marketing digital para Instagram: impulsionar seu conteúdo. Além de atingir mais pessoas, já que menos de 20% dos seguidores veem suas publicações, o próprio algoritmo da rede social entende o conteúdo como relevante.
Em complemento, é possível segmentar por várias características, utilizando as publicações com mais potencial.
Gestão de campanhas no Facebook e Instagram.
Para melhor segmentar, o Facebook Business é uma ferramenta do Facebook para gerenciar campanhas e públicos no Facebook Ads e Instagram. Além de gerenciar localidades, páginas entre outras funcionalidades. https://business.facebook.com/
5. Use as hashtags
Muitos usuários do Instagram chegam a uma variedade de perfis – sejam pessoais ou comerciais – através das hashtags. A dica é utilizar de forma racional e consciente, não enchendo a publicação com várias hashtags.
Uma pesquisa feita pela equipe de SEO do Neil Patel, uma boa prática é utilizar entre 6 a 8 hashtags por post. Acima disso pode ser considerado SPAM ou abaixo está deixando de usufruir o potencial. Acerte na medida.
Quanto mais direta e ligada ao conteúdo for a hashtag, maior a probabilidade de as pessoas interagirem com sua publicação ou visitarem seu perfil.
Para descobrir qual a melhor hashtag para o seu negócio, a Agência Legions criou um artigo sobre como usar as estratégias de hashtag no Instagram.
6. Pergunte aos usuários
‘O que você acha sobre isso?’. ‘Como eu posso saber mais?’.
Mudando para o perfil comercial do Instagram, os botões de integrações são liberados. Podendo interagir com o público.
Perguntas nas legendas das publicações são uma forma de permitir que as pessoas queiram saber a resposta do que você mesmo propôs – e, como no primeiro exemplo, permitem que o usuário possa comentar suas impressões.
Perguntas não só são recomendadas, como devem fazer parte da estratégia de marketing digital para Instagram.
7. Datas e assuntos do momento
Utilizar fatores sazonais, como datas comemorativas e assuntos do momento, como uma competição da Copa do Mundo, por exemplo, é uma regra no marketing digital para Instagram.
Outro ponto é apostar na relevância que o fato traz – e aqui vale tudo: feed, histórias, transmissões, qualquer coisa relacionada ao acontecimento é a possibilidade de atingir um nicho de pessoas ainda inexplorado.
8. Interaja e responda os comentários no Instagram
A última e valiosíssima dica de marketing digital para Instagram: interaja e responda os comentários dos seus seguidores.
Uma boa prática é agradecer os novos seguidores, da forma mais pessoal e customizada possível. Embora existam ferramentas que fazem isso automaticamente, nada substitui a contato pessoal.
Essa é a melhor forma de humanizar sua marca, pois muitos não aderem a essa estratégia – o que os posiciona atrás dos concorrentes.
E, vale o destaque: até comentários negativos, com uma resposta bem pensada e humorada, ajudam a fortalecer a marca.
Ações de marketing no Instagram
Existem várias estratégias para usar no Instagram para atrair seguidores, tráfego, contatos e o principal: vendas.
Contudo o objetivo das 8 estratégias de Instagram citada acima, são fáceis e rápidas de serem implementadas. Também são adequadas a qualquer segmento e tamanho de empresa.
Embora empresas usam o Instagram para divulgar e anunciar produtos e/ou serviços, além de conhecer melhor a persona, o público ideal. Estar no Instagram é muito mais do que conseguir seguidores e likes.
Hoje é estratégico para empresas estarem no Instagram, é um canal de relacionamento, posicionamento de marca e vendas.