Skip to main content

Como as estratégias marketing digital B2B podem ajudar no crescimento da empresa

Marketing B2B
Marketing Digital B2B

No mundo dos negócios se tem basicamente dois modelos de negócios: entre empresas e entre empresa e consumidor. Apesar desta segunda modalidade ser a mais popular e é mais visível a todos, é na venda direta entre empresas que acontecem as maiores transações. Desse modo, para vender os produtos ou serviços diretamente para empresas é preciso se aprofundar nas estratégias marketing digital B2B.

O marketing digital reúne técnicas de venda com estratégias de comunicação, visando convencer o público alvo e torná-lo cliente.

Portanto, as estratégias marketing digital B2B trazem alternativas de geração de conteúdo inteligente e que consiga atrair as empresas do setor. Para falar melhor sobre o tema, vamos trazer nos próximos tópicos todos os detalhes sobre esse modelo de comunicação.

O que é marketing B2B

De forma simples, o marketing B2B é a estratégia de vendas que empresas utilizam para comercializar seus produtos com outras empresas.

Para que isso tenha efeito prático, no entanto, é preciso que as estratégias marketing digital B2B leve em conta os interesses do negócio. Isso porque um administrador de empresas costuma tomar decisões baseado em resultados, valores, custos e eficiência, por exemplo.

Sendo assim, o marketing B2B não pode se deixar levar pelos textos e conteúdos mais simplistas, que prometem a solução de todos os problemas. 

É necessário mostrar que compreende o problema, as soluções já tentadas e que está trazendo uma alternativa mais eficaz. Construindo tal roteiro, as estratégias estarão servindo como iscas para futuras negociações.

Diferença entre marketing B2B e B2C

Como já mencionamos anteriormente, o B2B é a definição da relação entre duas empresas do mercado, onde uma presta serviços ou vende produtos para outras. A iniciativa de vender, por óbvio, parte dos vendedores, que se utilizam das estratégias marketing digital B2B para realizar o negócio.

No entanto, conforme aponta o livro “The Ultimate Sales Machine”, de Chet Holmes, somente 3% do público-alvo está realmente interessado na compra daquele produto. 

Portanto, a principal tarefa das estratégias marketing digital B2B é converter ao menos uma parte dos 97% em consumidores ativos da empresa.

Já no mercado de marketing B2C a comunicação deve ocorrer de forma mais direta e objetiva. Ou seja, é preciso destacar a marca e o produto, construindo um sentimento de confiança e respeito entre os consumidores.

Entretanto, esse trabalho acontece em um cenário onde o público-alvo está muito mais propenso a consumir o produto. Sendo assim, bastaria apresentar as qualidades e custo-benefício de cada item e tê-los disponíveis no varejo.

Além disso, uma diferença bem evidente entre as estratégias marketing digital B2B e o marketing B2C é que em cada um deles o público-alvo é movido por diferentes razões. 

No B2C, por exemplo, a emoção, a compulsão, o desejo e o pertencimento são sentimentos que, explorados da forma correta, trazem bons resultados. Em contrapartida, no B2B é preciso mostrar razão, coerência, pesquisa, resultados e por aí vai.


Quais tipos de empresas devem adotar estratégias marketing digital B2B

Embora já seja bastante conhecida no mundo dos negócios, as estratégias marketing digital B2B ainda geram dúvidas entre empresários e gestores.

Sendo assim, uma das principais dúvidas que surgem é quais tipos e segmentos de empresas devem investir nesse mercado. Pois bem, partiremos do pressuposto que é fundamental para todos os tipos de negócios investir em comunicação e marketing.

Dito isso, há segmentos que exigem atitudes mais incisivas na abordagem, como encaminhamento de emails, por exemplo. 

Desse modo, as empresas de B2B que atuam como produção de conteúdo e soluções tecnológicas devem ser as principais a investir nas estratégias, pois estão em um segmento que demanda sempre novos serviços, o que abre espaço para novas parcerias. 

Ademais, confira a seguir algumas das principais empresas que devem investir no marketing B2B:

  • Produtoras de conteúdo;
  • Soluções tecnológicas;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Serviços de Logística;
  • Fornecedores de matéria prima e insumos;
  • Entre outros.

Como aplicar o  marketing digital B2B

Já entendendo melhor como funcionam as estratégias marketing digital B2B e de que forma elas podem beneficiar os negócios, vamos agora para a etapa de entender como utilizar estas estratégias e onde usá-las.

Os conteúdos de valor, por exemplo, que são aqueles textos com informações, dados e contextualização, são interessantes para se usar em blogs, sites e também no email marketing. 

No entanto, se o objetivo é apenas “jogar uma isca” e converter leads para as plataformas, o uso das redes sociais se mostram essenciais para tal estratégia.

Vale ressaltar, entretanto, que o direcionamento das estratégias marketing digital B2B deve ser feito por uma equipe de comunicação, a qual tem conhecimento de mercado para tomar as ações que geram mais engajamento.

Ademais, confira os principais canais em que o marketing B2B pode render bons resultados:

  • Email mkt
  • Redes sociais
  • Blogs; 
  • Sites;
  • YouTube;
  • Webinars;