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Facebook ADS: o que é e como funciona?

Facebook ADS: o que é e como funciona?

O Facebook chegou a 2 bilhões de usuários em todo o mundo e, desse montante, mais de 115 milhões são brasileiros, lembrando que o Brasil possui mais de 210 milhões de habitantes e pouco mais de 107 milhões de pessoas conectadas a internet. Ou seja, metade da população brasileira está na rede.

Outro dado interessante é que desses 115 milhões de brasileiros conectados ao Facebook, 67% acessam a rede DIARIAMENTE através de dispositivos móveis! Você consegue imaginar o número de possibilidades para o seu negócio somente pelo Facebook?

Com o crescente volume de novos usuários e novos conteúdos publicados diariamente está cada vez mais difícil exibir seu conteúdo para os seus fãs no Facebook, são muitas empresas disputando a atenção limitada do usuário.

Para filtrar esse grande número de conteúdo, o Facebook possui um algoritmo chamado Edge Rank que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento dele na rede social.

Por isso, por melhor que sejam seus esforços em melhorar o conteúdo a fim de aumentar seu alcance orgânico, um empurrãozinho pago é essencial para conseguir ótimos resultados, e não estamos falando de investimentos absurdos não, ainda mais em comparação com os possíveis resultados provenientes desses anúncios! Continue lendo que você vai entender melhor o que estou dizendo.


O que é Facebook Ads?

Facebook Ads são anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Ademais, o Facebook possui diversas ferramentas para te auxiliar na criação de campanhas mais eficazes e nesse post vou mostrar como usar algumas dessas ferramentas do Facebook Ads.

Os Tipos de Anúncio

Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre os diversos formatos publicitários que a ferramenta oferece. O Facebook disponibiliza hoje 10 tipos de anúncios.

RECONHECIMENTO DA MARCA

Se o seu objetivo for aumentar o reconhecimento da marca através de uma campanha de branding, então essa é a opção que você deve selecionar. O propósito aqui é alcançar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios, contribuindo para o reconhecimento da marca.

ALCANCE

Use esse objetivo do Facebook para alcançar o número máximo de pessoas no seu público e controlar a frequência com a qual elas veem seus anúncios.

Além disso, se você tiver um negócio local e desejar promover para as pessoas dentro de um raio nas imediações, poderá criar seu alcance sob medida usando o direcionamento por localização.

TRÁFEGO

Esse é o tipo de anúncio ideal para direcionar o tráfego do Facebook para uma página externa. Pode ser para ofertas, download de conteúdos, ingressos para algum evento, conhecer outros serviços e produtos, etc.

ENVOLVIMENTO

Dentro do objetivo “Envolvimento” você tem três opções (como mostra a imagem abaixo): envolvimento com a publicação, curtidas na página e participações no evento.

Essa é uma excelente ferramenta para promover um post em que você deseja aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Qual tipo de conteúdo utilizar:

– Divulgar uma imagem, seja de serviços ou produtos (moda, culinária, fotografia, etc);
– Divulgar o lançamento de uma nova marca;
– Aumentar o número de participações em um post que incentive comentários (perguntas e opiniões).
Já a segunda opção (“Curtidas na Página”), são anúncios cujo o objetivo é promover o conhecimento e curtidas na sua página. Você poderá adicionar uma imagem e uma breve descrição sobre sua página, e então o Facebook adicionará um botão “Curtir Página” a fim de promover curtidas.

Não é muito recomendado a utilização desse recurso. A quantidade de curtidas não significa necessariamente uma página bem engajada ou bem-sucedida. O que você precisa são pessoas que te acompanham por causa do seu produto e conteúdo. Invista em anúncios que vão melhor promover a sua marca e o seu produto/serviço e, consequentemente, você terá mais curtidas e pessoas engajadas.

Por fim, a terceira e última opção se trata em promover um evento criado no Facebook através de anúncios.Uma das grandes vantagens de se ter um evento no Facebook é que todos os participantes sempre recebem notificações quando alguma atualização ou post é adicionado no evento. É uma ótima ferramenta para reforçar um compromisso e interagir com o público.

INSTALAÇÕES DO APLICATIVO

Caso sua página possua algum aplicativo especial é só veicular esse anúncio e ele aparecerá no Feed de Notícias do público selecionado. Quando alguém clicar no anúncio, será levado diretamente à página de instalação do app.

VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO

Os vídeo estão cada vez ganhando mais espaço nas mídias sociais e é uma excelente estratégia de comunicação e engajamento. Atualmente, os vídeos já recebem um maior número de visualizações orgânicas do que posts estáticos.

Entretanto, a fim de divulgar um vídeo promocional ou o conteúdo da sua página, você pode ampliar a divulgação do seu vídeo através dessa ferramenta. Da mesma forma que os outros anúncios, você deverá escolher seu público e segmentação e também poderá adicionar um botão dentre as opções:

Comprar Agora – com link de acesso a página destino;
Reservar Agora – com link de acesso a página destino;
Saiba Mais – com link de acesso a página destino;
Cadastre-se – com link de acesso a página destino;
Baixar – com link de acesso a página destino;
Assistir Mais – com link de acesso a página destino.

GERAÇÃO DE CADASTROS

Os anúncios de cadastro do Facebook fazem com que seja mais fácil você capturar a atenção de todas as pessoas interessadas no seu negócio e coletar as informações necessárias para você entrar em contato com eles.

CONVERSÕES

Para usuários mais avançados, ele é semelhante ao objetivo de tráfego, porém este visa analisar o índice de conversão dos seus anúncios em métricas mais sólidas.

Se seu objetivo é vender um produto,  ingresso para um evento ou capturar leads, você adicionará um pixel do Facebook na página de “Obrigado” ou “Confirmação de compra” a fim de quantificar quantas pessoas concluíram o objetivo dentre aquelas que clicaram no seu anúncio.

Ambos os anúncios, com objetivo de tráfego e conversão, são ideais para:

Promover uma página de produto/evento e incentivar a compra;
Promover o download de um conteúdo e capturar leads;
Aumentar o tráfego do seu site.

VENDAS DO CATÁLOGO DE PRODUTOS

Este é um recurso novo que o Facebook adicionou. Aqui é possível criar anúncios que mostram automaticamente produtos do seu catálogo com base no seu público-alvo. Um catálogo de produtos armazena todas as informações de todos os itens que você gostaria de anunciar o Facebook.

VISITAS AO ESTABELECIMENTO

Recentemente o Facebook possibilitou a criação de anúncios voltados para empresas físicas ou eventos locais.

ocê pode colocar o endereço da sua loja ou o local do evento e estipular um raio de alcance. Através da geolocalização, o Facebook consegue identificar quantas pessoas estão dentro dessa limitação e exibir seus anúncios a elas.

Ao configurar um anúncio local, você também terá 3 opções de botão:

Saiba Mais (leva a audiência para seu site);
Ligue Agora (as pessoas podem ligar para a sua empresa ao tocar no botão);
Enviar Mensagem (Ao clicar no botão, as pessoas poderão enviar uma mensagem para a sua Página).

Diversas oportunidades foram apresentadas nesse post sobre o que é e como usar o Facebook Ads e espero que você possa aplicar no seu negócio para aumentar seus resultados pela internet. Agora, você precisa analisar qual dessas ferramentas se adequa melhor nas suas estratégias.

– Sempre faça testes com pouco investimento antes de iniciar uma campanha a fim de investir pesado no anúncio que trará mais resultados;

– Teste os diferentes tipos de anúncios, também com baixo investimento, para entender qual tipo de mídia tem melhor retorno para o seu negócio;

– É muito comum anunciar para o público que não curte a sua página a fim de atrair novos consumidores. Entretanto, também crie anúncios voltados para o seu público ativo, afinal, eles são advogados da sua marca e tem muito mais potencial de comprar em relação aqueles que não te conhecem.

O Facebook possui um rígido controle de poluição visual. Imagens de anúncios ou posts que você for promover não devem conter muito texto. Embora o Facebook tenha liberado anúncios com mais de 20% de texto dentro de imagens, quanto mais imagens você adicionar, menos o Facebook vai entregar os seus anúncios. Isso consequentemente também influencia no valor que vai pagar pela publicidade. Você pode testar a quantidade de texto que sua imagem tem nessa Ferramenta de Grade do Facebook.