Skip to main content

7 Melhores Ferramentas de Marketing Digital para montar Estratégia

ferramentas marketing digital

O marketing digital revolucionou a rotina de quem tem o seu próprio negócio e tornou esse sonho ainda mais acessível, disponibilizando não só espaço, mas ferramentas eficazes para isso também. 

Na imensidão que é o universo digital, muitas pessoas se sentem perdidas com tantas informações e estratégias. Mas hoje vamos ajudar no processo de escolha e pesquisa de ferramentas de marketing digital. 

1.Google Analytics 

Essa ferramentas dispensa apresentações e comentários, é uma das mais usadas, se não a mais usada dentro do marketing digital

Isso porque ela oferece dados e relatórios essenciais para a saúde do seu negócio e das suas estratégias. 

O Google Analytics é uma plataforma gratuita que permite que você acompanhe todas as métricas do seu site ou blog, podendo saber o que está dando certo ou não dentro da sua empresa. 


2.Canva

O Canva é uma plataforma gratuita online focada em design e na construção da identidade visual tanto de uma pessoa quanto de um negócio. 

Ele possui diversas opções e elementos para te ajudar a construir uma imagem personalizada para a sua marca. 

Ele se tornou extremamente importante e usado pelas empresas justamente por permitir que o usuário crie a imagem com o estilo que quiser.

Entendendo que assim como uma campanha no Instagram Ads precisa ser bem estruturada, a identidade visual da marca também.

3.Wix 

Se você possui uma marca que ainda não tem um site de vendas ou um blog para produção de conteúdos, esse pode ser um dos motivos pelos quais você não obtém os resultados que espera. 

O Wix surge para solucionar este problema e fornece um espaço gratuito para que qualquer pessoa consiga criar um site ou blog do zero, com o objetivo de atrair mais clientes e construir a presença e autoridade online do seu negócio.

4.Trello

O Trello também é uma plataforma online focada em gestão de projetos, ou seja, por meio dele você consegue organizar por dias, semanas e meses todos os projetos e planos da sua empresa. 

Com ele, é possível identificar por meio de cores e símbolos lançamentos da sua marca, como um curso sobre como anunciar no Google Ads, por exemplo, ou até mesmo uma reunião importante com um parceiro.

5.Mailchimp 

O Mailchimp é uma plataforma na internet focada no disparo de e-mails, ou seja, ele consegue disparar uma determinada quantidade de e-mails para seus clientes. 

Se você já conhece a estratégia de e-mail marketing, sabe que possuir um disparador de e-mail é essencial para a eficácia da estratégia, e o Mailchimp permite que você dispare por volta de mil e-mail de uma só vez. 

6.Buffer

O Buffer é uma plataforma que permite a programação e automação de posts nas suas redes sociais pessoais e da sua empresa. Ele poupa um grande tempo daqueles que podem gastar até horas programando uma publicação. 

Por meio dele você consegue agendar o dia e horário que irá publicar seu vídeo falando sobre como funciona o Facebook Ads, por exemplo. 

Além disso, tem acesso a relatórios que mostram as métricas de suas publicações, deixando-o a par sobre tudo o que acontece.

7.Zapier 

Por último, mas de maneira alguma menos importante, o Zapier. Ele também é uma plataforma online que permite a integração de dois aplicativos ou duas plataformas diferentes para realizar uma ação conjunta entre elas. 

Para ser ainda mais claro vamos a um exemplo, se você está rolando uma campanha paga no Facebook e deseja entrar em contato via e-mail com cada pessoa que acessar o link da sua marca, o Zapier consegue filtrar essa informação e fazer isso por você. 

Com ele, é possível conectar a sua campanha no Facebook Ads com uma plataforma de disparo de e-mails, como o Mailchimp, que já comentamos acima. 

Dessa maneira, é possível entrar em contato com o cliente de maneira prática e otimizada.

Alguns dos diversos benefícios que essas ferramentas trazem para você e sua marca são:

  • Otimização de processos;
  • Ganho de tempo;
  • Diminuição de custos;
  • Praticidade e acessibilidade;
  • Mais conversão;
  • Leads qualificados.

Vale lembrar que cada uma dessas ferramentas são gratuitas, mas também possuem seus planos pagos que oferecem ainda muitos benefícios para você por meio de pequenos valores. 

Considerações finais 

Assim como o marketing digital veio para mudar a realidade dos negócios, as ferramentas criadas por esse universo são provas de inovações e mudanças que prometem não parar.