Skip to main content

Marketing Médico: como conquistar pacientes usando Inbound Marketing?

Marketing Médicos

A fidelização de pacientes é algo que requer estratégias cada vez mais inteligentes, principalmente por conta da variedade de clínicas e planos de saúde. Portanto, apesar de o atendimento no consultório ser fundamental, não é o único critério de avaliação.

Desse modo, uma forma interessante de atrair novos pacientes e fidelizar os atuais é apostar na comunicação digital. O marketing médico, por exemplo, é uma ótima forma de chamar a atenção do público pela internet, convertendo parte deste público em clientes.

Apesar de este ser um processo que já vem crescendo nos últimos anos, a pandemia de coronavírus acelerou a necessidade de investimento no marketing para área da saúde. Isso ocorre pois gera bons resultados e com investimento menor do que a publicidade, por exemplo.

Sendo assim, vamos acompanhar como o marketing digital pode ajudar na conquista de novos pacientes e quais são as melhores estratégias para atingir os resultados.

O que é Marketing Médico

O conjunto de estratégias de clínicas, consultórios, profissionais liberais da saúde que buscam atrair novos pacientes é a definição de marketing médico.

No entanto, além de incluir a etapa de captação de novos pacientes, o marketing para área da saúde também deve cuidar do atendimento e do pós-atendimento.

Apesar de a apresentação dos serviços ser importante na busca de novos pacientes, ter um atendimento de ponta é o que vai fidelizar

Além disso, o marketing médico é responsável também por gerar autoridade nas plataformas digitais, como blogs, sites e redes sociais. Utilizando uma comunicação direta e produzindo conteúdos relevantes, o marketing consegue atrair novos pacientes.

Ademais, vale ressaltar que soluções de marketing digital para médicos e consultórios devem estar sempre de acordo com as determinações do Conselho Federal de Medicina, que tem seu Manual de Publicidade Médica.


Como usar o Inbound Marketing para atrair pacientes

É preciso que sejam criadas estratégias de comunicação de acordo com as necessidades tanto do médico quanto dos pacientes, para que o marketing para área da saúde gere resultados efetivos

Desse modo, é primordial saber qual é o público-alvo da clínica. Com base na região de alcance dos atendimentos, tipos de serviços oferecidos, especialidades médicas disponíveis, valores de consultas e exames, entre outros.

A partir disso, a equipe que vai planejar as soluções de marketing digital para médicos e consultórios deve observar as principais carências de comunicação. Quais as plataformas mais utilizadas pelo público-alvo e conteúdos mais relevantes.

Ademais, existem ações no marketing médico que podem gerar bons resultados em pouco tempo, conforme podemos ver a seguir:

Construa conteúdos relevantes

A era da internet e das redes sociais é, sobretudo, uma era com massiva produção de conteúdo. Vídeos, textos, imagens e animações circulam em uma velocidade jamais registrada.

No entanto, quantidade não necessariamente quer dizer qualidade. Uma pequena parcela do conteúdo que circula na web pode ser considerado relevante, o que agrega valor informativo sobre determinado assunto.

Dessa forma, uma das estratégias para atrair novos pacientes através do marketing médico é apostar na criação de conteúdos relevantes.

Além de contribuir para um público melhor informado sobre saúde, também ajuda a distinguir a clínica no mercado.

Ao pesquisar sobre determinado tema médico no Google, por exemplo, um bom trabalho de marketing digital coloca o site da clínica entre os primeiros resultados. 

Com o leitor dentro da página, ele já é um potencial paciente do consultório, desde que execute ações, como assinar newsletter, solicitar mais informações ou até mesmo efetuar contato direto. 

Aposte nas redes sociais

Além das plataformas de pesquisas, como Google, Bing e afins, as Redes Sociais também são bastante utilizadas na busca de informações sobre empresas e serviços. 

Se uma clínica ou consultório apresenta uma página com baixo volume de publicações e informações, diversas reclamações sobre seu atendimento e que não costuma responder as mensagens, dificilmente será escolhida para uma consulta médica.

Desse modo, o melhor caminho é investir no marketing para área da saúde também para as redes sociais, publicando respostas para as “perguntas frequentes”, notificando sobre informações úteis da clínica, dentre outros conteúdos.

Portanto, além do marketing médico nas redes sociais contribuir para a reputação do profissional, também é uma forma de transformar os seguidores em pacientes em potencial. 

O seguidor avança uma etapa no funil de vendas ao ser direcionado para o site, WhatsApp, email ou telefone, ficando mais próximo de contratar os serviços da clínica.

Esteja próximo dos pacientes

Todas estas estratégias de marketing médico que vêm sendo mencionadas no artigo tem como propósito atrair mais pacientes. No entanto, não basta apenas investir nas redes sociais e em conteúdos relevantes se o público não sentir-se aproximado.

A aproximação entre a clínica e seus conteúdos para com os pacientes pode acontecer de diferentes formas.

Por exemplo, um conteúdo com linguagem acessível tende a gerar mais confiança e engajamento do que publicações com termos rebuscados e de difícil compreensão.

Além disso, outra ação de marketing digital estratégico para médicos e clínicas que gera aproximação dos pacientes é o contato pós consulta. 

Algumas das formas de demonstrar proximidade e conquistar a fidelização são: solicitar avaliação do atendimento, facilitar a marcação da reconsulta e enviar conteúdos relacionados a especialidade em que o paciente foi atendido.