A Internet é hoje um importante canal de comunicação entre as empresas e seus clientes graças ao Marketing Digital.
Com o surgimento da pandemia, por conta da rápida transmissão do Coronavírus, o marketing digital tem sido no maior recurso, já que estabelecimentos estão fechados e muitas empresas estão com os seus horários flexibilizados.
Por isso, os empresários que trabalham apenas com vendas físicas enfrentam um momento complicado. E por outro lado, mesmo quem possui presença na Internet se depara com incertezas pela economia.
No contexto atual a consequência foi a Internet ter se tornado a única alternativa para vender serviços e produtos. Então, a fim de não perder essa oportunidade, mostramos como usar o marketing digital em favor da empresa.
Marcar presença online e trazer opções para vendas pela internet
Este é o momento de marcar presença online, isso significa trabalhar nas plataformas já existentes ou começar esse trabalho. Se a marca já está nas redes sociais, é o momento de inserir mais conteúdo, caso não tenham ainda um blog, por exemplo, é a oportunidade de fazer isso.
As pessoas estão em suas casas e a maior fonte de informação e entretenimento é a Internet. Em razão disso, preciso também trazer alternativas para vender online. Caso a empresa não funcione como e-commerce, é possível usar marketplaces, como há no próprio Facebook.
Traçar perfil do público e oferecer conteúdos relevantes durante a pandemia
As redes sociais, que serão ainda mais acessadas nesse período, merecem atenção no sentido de mostrar em forma de métricas os gostos do usuário, o perfil do público. Além disso, é uma ótima oportunidade para fazer perguntas, ouvir suas opiniões e desejos.
Somada a essa aproximação, a intenção do Marketing Digital é produzir conteúdo que tenham valor para os usuários. Além de ser a chance de colaborar para levar informações importantes, pois isso pode atrair mais do que implementar uma série de campanhas para vender.
Aproveitar o Marketing Digital sem perder a responsabilidade social
Em termos de responsabilidade social, é o período de oferecer aos clientes soluções condizente com as circunstâncias vividas. Para os setores não essenciais é hora de oferecer informações, conteúdos, notícias que possam ajudar.
Uma academia, por exemplo, pode trazer exercícios gratuitos por meio de vídeos em redes sociais. Para seus clientes, pode enviar treinos funcionais por mensagem, para que seus clientes não fiquem sem fazer as atividades.
Nesse contexto, é importante manter também uma postura humanizada, lembrar de aspectos emocionais, psicológicos, além de saúde física e economia presentes em tal situação.
Então, a melhor forma de usar o Marketing Digital durante a pandemia é aproveitar a quantidade de pessoas online, mas sem perder a ética em relação ao que todos estão vivendo.
As organizações de grande porte possuem subsídios para manter seu funcionamento, estão presentes na Internet de forma profissionalizada com o marketing e encontram soluções a cada momento.
Por isso, as empresas de pequeno porte acabam sendo as maiores vítimas desse tipo de situação social e econômica. Então, é o momento crucial para buscar novas possibilidades para sobreviver.