Dizem que o ano começa em fevereiro, então não perca mais nenhum minuto e crie o seu planejamento de vendas
Os especialistas são unânimes em afirmar que já passamos pelo olho do furacão da crise.
Agora é hora de trabalhar duro para pegar a onda positiva quando ela vier. Sim, os especialistas falam em onda, não em marolinha, o crescimento será consistente porque o Brasil vem há um bom tempo se empenhando na lição de casa.
O planejamento de vendas é a ferramenta que irá permitir a você se preparar para pegar as melhores ondas – veja como criar e implementar o seu.
1) Conheça o seu cliente:
Já falamos em outras ocasiões da importância de Criar Persona para o seu negócio.
Saber quem é o seu cliente, quais são as suas dores, as suas expectativas, sonhos e interesses permite usar uma abordagem mais eficiente; sem essa sensibilidade, muita venda se perde no caminho.
Ouça a sua equipe de vendas e os seus clientes, são eles que lhe darão os insights que permitirão que você se destaque da concorrência.
2) Defina sua meta de vendas:
Você quer mais clientes? Quer ampliar o ticket médio de cada venda? Quer clientes recorrentes?
Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Se você está aqui, qualquer resultado não lhe atende. Ponha no papel a meta, os passos necessários e comece agora!
3) Analise seus indicadores de vendas:
Para as suas metas saírem do papel, é preciso que elas estejam apoiadas em dados.
Criamos uma Planilha em Excel para Gestão em Vendas, para ajudar a controlar os indicadores e oportunidades, pode ser baixada em nosso site.
Um bom começo é avaliar os resultados de 2016: quais foram os produtos mais vendidos, quais foram as demandas que a empresa não conseguiu atender, quais produtos renderam melhor no último trimestre?
Com isso em mãos, é possível identificar, rever a estratégia e saber onde há chances reais de crescimento.
4) Reveja o seu preço:
Refaça os cálculos dos custos fixos e variáveis e avalie se a conta fecha.
Calcule a margem para desconto. Esse é o momento para mensurar e incluir a comissão de produtividade dos vendedores.
E esteja de olho na concorrência: se o seu valor for muito acima da média, seu time de vendas e o seu marketing, seja presencial ou on-line, terão que estar preparados para contornar essa situação.
5) Conquiste novos leads:
Mesmo que não seja sua meta número 1, ela estará no seu top 3. Uma empresa não sobrevive sem ampliar e diversificar sua cartela.
Defina seu público-alvo, com as informações da persona crie uma estratégia matadora e parta para a ação. Vale pedir referências para seus atuais clientes.
E invista em marketing digital: quem não é encontrado no Google e nas mídias sociais, vende uma mera fração do que poderia.
Outra técnica para usar no Planejamento de vendas são as técnicas de prospecção e qualificação de leads.
O Inbound Marketing destaca-se pelo menor custo de aquisição de Leads (CAL) e menor custo de aquisição de clientes (CAC)
Veja 3 dicas para conseguir novos leads para o negócio e aumentar as vendas.
6) Honestidade é o seu sobrenome:
Seja claro quanto às propriedades do seu produto e jamais venda gato por lebre.
Seja persuasivo, nosso artigo 10 Frases de fechamento, poderá ajudar neste momento mas não minta, nem mesmo omita.
Após a Operação Lava Jato, transparência e credibilidade são valores que passaram a fazer parte dos itens “tem que ter” para qualquer empresa brasileira.
7) Reforce o pós-venda:
Mantenha o contato com seus clientes, acompanhe a experiência deles com o produto e peça um feedback para melhorar seu atendimento.
Promova o engajamento do cliente com a marca por meio da oferta de promoções específicas, por exemplo. Esta é a oportunidade para identificar novas oportunidades de venda junto a esse público.
Você tem outras dúvidas sobre o planejamento de vendas? Escreva para a gente e assim poderemos produzir um texto mais alinhado com as suas necessidades.