Skip to main content

Como usar o Reels do Instagram para engajar seu conteúdo?

reels

As redes sociais estão tendo cada vez mais um papel importante na jornada do consumo. Isso se dá porque a experiência de atendimento ao consumidor está se atualizando e englobando cada vez mais canais de atendimento.

Contudo, você já deve saber que o Reels Instagram é o novo queridinho quando o assunto são as publicações em redes sociais. E não é ao acaso. Dentro do instagram – incluindo publicações, stories e IGTV – é a ferramenta que possui maior engajamento,chances de viralização e alcance orgânico. 

Sendo assim, o artigo a seguir do Blog Legions vai abordar sobre como você pode usar o Reels Instagram para engajar seu público, e promover seus produtos e serviços. Investir em técnicas de marketing e saber usar corretamente todas as funcionalidades da ferramenta são alguns dos segredos de marcas que conseguem bombar na plataforma.

O que é reels instagram, e como funciona?

O Reels é uma ferramenta do Instagram que foi criada para concorrer diretamente com o Tik Tok, aplicativo chinês muito popular entre o público jovem. Pode-se gravar microvídeos no Reels tempo de 60 segundos.

Então, com o Reels é possível:

  • Gravar ou subir um vídeo pronto.
  • Criar vídeos de até 06 segundos.
  • Encontrar diversas ferramentas de edição como: filtros, incluir músicas, temporizador e também a função de remix. O que permite que você grave um dueto com outro vídeo já publicado por qualquer usuário.
  • Compartilhar o vídeo no feed do perfil e nos stories, podendo aparecer na aba Explorar.
  • Enviar o conteúdo via mensagem direta no Direct.

Como funciona o algoritmo do Reels?

O algoritmo do Instagram interpreta e decodifica o comportamento de seus usuários a cada curtida e comentário. Então conforme o usuário consome o conteúdo sobre um assunto específico, o algoritmo vai entender que o usuário quer consumir mais daquele assunto e apresentar mais postagens que tem a ver com o interesse dele.

Portanto, a única diferença do algoritmo dos outros formatos de publicações para o algoritmo do Reels, é que nele o conteúdo é considerado com maior relevância através do tempo de visualização.

Então quanto mais o usuário assiste um vídeo sobre um assunto específico, mais o Instagram vai entender que ele gosta daquele assunto e encaminhar outras publicações do mesmo perfil, ou de perfis com conteúdos similares e que também sejam os mais assistidos.

Reels serão prioridade no Instagram

O Instagram está o tempo todo trazendo atualizações.Em junho de 2021, foi anunciado que o foco do aplicativo não são mais as fotos publicadas, mas sim a prioridade agora são os conteúdos em vídeo. São eles que terão um maior engajamento quando publicados.

Essa transformação se deu pelo crescimento de seus concorrentes, Youtube e Tiktok. Em resumo, a rede social percebeu que a popularidade de seus concorrentes estava crescendo muito, por conta de seus conteúdos mais dinâmicos e interativos, e decidiu entrar na disputa pela atenção dos usuários.

Além dos motivos citados para o Reels ter sido escolhido como principal estratégia dentro do aplicativo, outros dos principais motivos são o alcance – que extrapola em muito o número de seguidores da página – e a capacidade de viralização do conteúdo.

Contudo, essa que pode ser exibida na aba descobrir da plataforma: uma oportunidade e tanto para as marcas que querem conquistar novos seguidores com a intenção de convertê-los em clientes.

Assim, para incentivar o uso do Reels, o instagram que antes disponibilizava apenas os dados de quantidade de visualizações que o Reels tinha, agora possibilita o acesso de outros dados como compartilhamentos, números de pessoas alcançadas, vídeos salvos e curtidas.

Outro fator que também conta pontos para a ferramenta, é que o Reels abriga um conteúdo criativo,  e por isso, gera um engajamento maior ao provocar nos usuários o desejo de curtir e compartilhar as publicações, até mesmo em outros aplicativos como o whatsapp. Fazendo o conteúdo chegar em pessoas que não necessariamente seguem seu perfil no Instagram. 

Dicas para produzir conteúdo que engaje 

  • Criatividade

Não existe uma receita certa para saber o que irá funcionar para sua página ou não. O que funciona para algumas marcas, pode não funcionar para outras. Postar qualquer coisa sobre seu produto não vai chamar a atenção do usuário, por isso é necessário ter criatividade para fazer o usuário parar para ver sua publicação quando se deparar com ela.

  • Deixe claro seu objetivo

Planeje seu conteúdo, deixando claro o que você quer falar, sem forçar o usuário a decodificar uma mensagem. Assim, provavelmente ele não está vendo o reels para ver uma mensagem complexa. 

  • Quanto menos parecer publicidade, melhor.

Sempre aposte em conteúdos relevantes, que agreguem valor, informação e que divirtam o usuário, sem parecer uma placa de publicidade. 

  • Trends 

Elas fazem parte do DNA do Reels Instagram. Nisso,incluem as dancinhas, dublagens e remix de assuntos do momento. Mas, tendo agilidade para criar enquanto o assunto ainda é relevante, ou você corre o risco de estar atrasado.

  • Invista nas músicas.

Esse é um recurso que contribui para deixar seu vídeo mais atrativo e também ajuda a dar maior engajamento. Assim, ao escolher uma música que está nos trends, o Reels tem mais chances de ser compartilhado.

Agora é só colocar a mão na massa e começar a gravar vídeos e publicá-los no Reels do Instagram e potencializar a sua estratégia de marketing.