Os profissionais do marketing nunca ficam parado.Tem sempre um conteúdo novo para ler, um conceito novo para estudar, uma estratégia nova para aplicar.
Pois, o marketing acompanha as mudanças de comportamento da sociedade e precisa estar sempre se adaptando. É por isso que existem tantos tipos de marketing, que servem para diferentes situações, necessidades, canais, empresas e consumidores.
1. Marketing Digital
Esse tipo de marketing tem sido um dos mais utilizados. Marketing Digital são as estratégias realizadas no ambiente online, que incluem o Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais e de Busca, por exemplo.
Portanto, o marketing está se voltando para o digital, já que as pessoas passaram a consumir conteúdos na internet, deixando de lado veículos tradicionais como TV e rádio.
2. Marketing Offline
Já o Marketing Offline (ou Marketing Tradicional) envolve todas as ações fora da internet, como anúncio em jornal, distribuição de brindes e telemarketing, por exemplo.
Apesar de as verbas do marketing estarem migrando para o digital, a tendência é que as ações se tornem cada vez mais integradas, sem essa barreira entre online e offline.
Na hora da compra, por exemplo, a integração entre as lojas online e física oferece uma melhor experiência ao cliente.
3. Outbound Marketing
Observe os exemplos que citamos no Marketing Offline. Em todos eles, a marca vai atrás do consumidor com um anúncio, uma conversa ou uma ligação. Outbound Marketing é isso: uma abordagem ativa das empresas para conquistar novos clientes. Uma prospecção de vendas ativas.
Porém, essa estratégia está sendo questionada atualmente, pois ela sempre interrompe alguma atividade do dia a dia do consumidor, o que gera uma percepção negativa da marca.
4. Inbound Marketing
Em contraposição ao Outbound, o Inbound Marketing ganha força. Em vez de invadir a rotina das pessoas, o Inbound se utiliza de estratégias para atrair o consumidor com conteúdos relevantes para ele e, então, convertê-lo em cliente.
Não por acaso, essa vertente do marketing também é conhecida como Marketing de Atração, que pode se complementar com o Outbound para obter os melhores resultados.
5. Marketing de Conteúdo
Com o crescimento do Marketing Digital e do Inbound Marketing, algumas estratégias se fortaleceram como meio de alcançar o sucesso na internet.
Uma delas é o Marketing de Conteúdo, que consiste em oferecer conteúdos relevantes e valiosos para a persona, com o objetivo de engajá-la ao longo da sua jornada de compra e gerar uma percepção positiva da marca.
Entretanto, esses conteúdos são oferecidos nos mais diversos formatos, em blogs, redes sociais, e-mails, e-books, infográficos, webinars.
6. Marketing de Performance
Os números são os maiores aliados do Marketing de Performance. Nessa vertente do marketing, o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha se baseiam em dados, com o objetivo de embasar as decisões, otimizar os investimentos e gerar melhores resultados.
Diante disso, o Marketing de Performance se preocupa essencialmente com o ROI — afinal, são os resultados financeiros que demonstram o real impacto das estratégias no negócio.
7. E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma ferramenta essencial do Marketing Digital. Enviar conteúdos e ofertas por e-mail serve para aproximar-se do consumidor, direcioná-lo para o site e conduzi-lo ao longo da sua jornada de compra.
Para isso, porém, você deve obter autorização para fazer os envios. Depois, a segmentação da base de e-mails e a personalização das mensagens tornarão sua estratégia mais relevante.
8. Marketing de Redes Sociais (Social Media Marketing)
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn: essas são as 4 redes sociais mais usadas atualmente. E, se os consumidores estão usando, as marcas também devem estar lá para informar, observar e interagir com o seu público.
Além de um ambiente de relacionamento, as redes sociais oferecem também plataformas de anúncios que permitem alcançar o consumidor com mais precisão.
9. Remarketing
Também chamado de Retargeting, consiste em impactar com um anúncio um usuário da internet que tenha realizado alguma ação prévia, como abandonar o carrinho na loja virtual ou acessar uma página específica do site.
Serve para atrair novamente alguém que já demonstrou interesse em algum produto ou conteúdo — e gera boas taxas de conversão.
10. Marketing Estratégico
É a área do marketing, dentro de uma empresa, que se ocupa com as decisões estratégicas de longo prazo da marca.
Geralmente, é uma atividade que diz respeito à gerência da empresa, que está mais preocupada com os resultados do marketing para os objetivos do negócio.
11. Marketing de Produto
É uma vertente do marketing cujo foco é gerar demanda para o produto. Para isso, é preciso definir seu posicionamento no mercado, diferencial competitivo, público-alvo e estratégias de venda, de maneira que seja interessante para os consumidores.
Por isso, o Marketing de Produto se torna essencial no lançamento de um novo produto ou na inserção em um novo mercado – o que demanda um planejamento específico de como posicioná-lo.
12. Marketing de Serviços
Diferentemente do que você possa pensar, o Marketing de Serviços não é a mesma coisa que o de Produto, só que para serviços. Ele engloba, na verdade, as estratégias de prestação de serviços ao consumidor, como as vendas, o SAC ou a personalização de produtos.
Entretanto, um atendimento ao cliente de qualidade impacta positivamente na imagem da marca e pode ser um diferencial no mercado competitivo atual.
13. Marketing de Massa
Por muito tempo, o marketing desconsiderava que as pessoas tinham comportamentos, necessidades e gostos diferentes: elas eram consideradas uma massa homogênea.
Desta forma, no Marketing de Massa, os produtos e as estratégias de divulgação são padronizados para todos os consumidores — o que atualmente está em desuso.
14. Marketing de Segmento
O Marketing de Massa deu lugar ao Marketing de Segmento, que reconhece as diferenças de características, necessidades e desejos entre os consumidores.
Com essa estratégia, a empresa segmenta o mercado agrupando pessoas com características em comum. Então, ela define o seu segmento-alvo (ou mais de um) e direciona as estratégias de marketing para ele.
15. Marketing de Nicho
Dentro de um segmento de mercado, a empresa pode optar por trabalhar com um nicho, que é um grupo menor de pessoas, com características mais específicas em comum.
No Marketing de Nicho, provavelmente a marca terá menos concorrência, mais afinidade com o público (Persona) e custos menores para executar as estratégias.