Skip to main content

Hashtag no Instagram como planejar e montar uma estratégia

O Instagram sem dúvida é uma das principais redes sociais para as empresas, para os influenciadores e está sendo muito utilizada pelos usuários. O Instagram já bateu o número de 1 bilhão de usuários ativos.

Hashtag no Instagram como usar e planejar

A revista FHOX divulgou que o Brasil está em segundo lugar quando o assunto é usuários ativos no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A regra número 1 sobre a presença digital de uma marca é: esteja onde o seu cliente está e é bem provável que ele esteja no Instagram.

Vamos abordar aqui como você deve planejar e pensar na estratégia de hashtag para você começar a usar e já ver resultados nas primeiras postagens.

O que é uma hashtag no instagram

A hashtag é inserida no Instagram com o símbolo da cerquilha # e serve para indexar aquele assunto na rede social.

Quando a hashtag desejada é publicada, ela vira um hiperlink e quando clicado, o usuário é levado a outras publicações que utilizaram a mesma hashtag e discutem ou divulgam informações sobre o mesmo tema.


As hashtags podem ser frases ou palavras que definem aquele assunto. Por exemplo, se você posta a foto do seu cachorro da raça Yorkshire, você pode usar hashtags como #cachorro #dog #yorkshire #pet #AnimalDeEstimacao.

Onde postar as hashtag (informar na legenda é melhor)

Há dois lugares que você pode postar as hashtags escolhidas para aquele post:

1.            No final do post, depois que você terminar o texto da legenda.

2.            Nos comentários

A dúvida é: qual é o melhor lugar? A resposta já é comprovada que na legenda é melhor!

Em um estudo feito pela Agora Pulse analisou 100 publicações com hashtag na legenda e com hashtag nos comentários. O resultado foi que as hashtags na legenda performaram 18% melhor do que as do comentário.

Não fique em dúvida e invista em hashtag na legenda do seu post.

Como pesquisar uma boa hashtag para o meu negócio?

As hashtags são a estratégia mais inteligente para o seu negócio adquirir mais seguidores, engajar o público e transformar leads em clientes. Faça uma pesquisa aprofundada de hashtags usadas e que podem ser relacionadas com o produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Para saber as melhores hashtags para o seu negócio, você pode pesquisar de duas formas:

  • no Instagram – vá no campo de pesquisa e digite a hashtag sem o #. Escolha a opção “tags” e veja quais as opções que o instagram lhe oferece, já contabilizando o total de posts que utilizam aquela hashtag. Vale lembrar aqui que você não precisa digitar a palavra ou frase completa.

Por exemplo, se você pesquisar por “digitalmark”, o instagram vai te dar as hashtags populares das variáveis com esse termo como #digitalmarketing #digitalmarketer #digitalmarketingtips.

  •  pelo site web.stagram.com – neste site você pode fazer pesquisas mais aprofundadas das hashtags utilizadas na semana, no mês, no dia.

Procure sempre por hashtags que tenham alto volume de publicações, pois elas têm mais chances de serem encontradas e o seu negócio terá mais chances de ser visto por usuários.

Portanto, para criar a sua estratégia de hashtags no Instagram:

  • Faça uma pesquisa (pelo instagram ou pelo site) das hashtags da sua área que vem sendo mais utilizadas por empresas e usuários, escolha as que tem mais sentido para o post que você está publicando no momento.
  • Coloque-as na legenda, pois já foi comprovado que a entrega desse post é maior quando utilizamos esse recurso na legenda e não nos comentários.

Se você tem dúvidas sobre essa ou outras estratégias relacionadas ao marketing digital para o seu negócio, entre em contato conosco!