Skip to main content

Business Intelligence (BI): o que é?

Business Intelligence BI O que é?

Um dos principais avanços que a tecnologia digital trouxe foi o volume massivo de dados. É possível coletar dados específicos de perfil de consumo do público, bem como comportamento, hobbies e outras informações valiosas.

Além disso, as empresas acabam tomando decisões com base nesses dados e análises. Assim a coleta e processo desses dados se tornou fundamental no entendimento de como funciona o mercado e o comportamento do público-alvo.

O Business Intelligence é uma das ferramentas que auxiliam na captação de dados e na transformação deles em informações relevantes para o marketing digital. Dessa forma, é fundamental entender como funciona o Business Intelligence, como usar essa ferramenta e qual sua importância.

Portanto, no artigo a seguir do Blog Legions vamos abordar cada uma das etapas do Business Intelligence, bem como as diferenças em relação ao Big Data e a importância para o negócio.

O que é business intelligence (BI)

O BI é uma sigla que significa Business Intelligence (Inteligência de Negócios). Na prática se trata de um conjunto de ações e práticas que combinam coleta e mineração de dados e ferramentas para transformar esses dados em informações.

Além disso, é também uma ferramenta interdisciplinar que abrange desde o campo do marketing, passando pelo operacional e comercial, chegando até mesmo ao setor financeiro. Esse sistema fornece apoio para tomada de decisões inteligentes, baseadas em informações reais coletadas de dados de clientes e possíveis clientes.

Dentro do Business Intelligence pode-se encontrar dados como comportamento do consumidor, movimentação da concorrência, tendências de mercado entre outros dados, Vale ressaltar que muitas destas informações são da própria empresa, a fim de explorar oportunidades e cenários existentes dentro do mercado.

Business intelligence x Big Data

Com a crescente tecnologia, não é um problema a coleta de dados. Apenas é necessário ter a ferramenta certa para isso. O conceito de Big Data não é algo novo, mas atualmente é algo muito poderoso na captação de dados de forma massiva.

Big data, como o próprio nome diz, é uma grande coleta de dados acumulados. Que podem ser crus ou já processados. Ele se utiliza de ferramentas que monitoram em tempo real as interações de clientes em relação a alguma plataforma, seja ela um blog, um site ou redes sociais.

É um complemento muito importante do BI. Enquanto o Big Data coleta esses dados que podem ser nos âmbitos de milhares, o Business Intelligence processa, organiza e utiliza esses dados de forma planejada.

O Big Data é uma grande coleta e ferramenta para obter acesso a dados dos clientes e do mercado, mas é o BI que vai organizar e direcionar as decisões empresariais.

A importância do BI para o negócio

Como já dito acima, a grande vantagem e também objetivo do Business Intelligence é a possibilidade de utilizar dados reais. E utilizar estes para a estruturação de objetivos de ação dentro do marketing digital empresarial.

Com a inserção das empresas no mercado digital, a competitividade entre as empresas no âmbito digital exige que o uso dessas ferramentas seja parte da rotina da empresa. Isso porque essa ferramenta traz um feedback poderoso de como o mercado está agindo naquele momento.

Através do Business Intelligence é possível que as empresas tenham acesso às informações tratadas, permitindo que os gestores tomem decisões de forma rápida e assertiva. Além disso, a ferramenta ajuda a prever e resolver problemas, auxiliando na redução de danos.

Confira outras vantagens ainda da utilização de BI:

  • Maior visibilidade de informações financeiras e operacionais;
  • Identificar e neutralizar ineficiências;
  • Melhorar a produtividade;
  • Pesquisas de dados reais de clientes;
  • Aumento do retorno de investimento;
  • Resultados mais críticos;
  • Maior precisão de dados.

Quais são as etapas do business intelligence

Agora que se sabe a importância do Business Intelligence, por onde começar a utilizar na empresa? O BI tem pelo menos três passos que são essenciais para sua execução.

O primeiro deles é a coleta de dados de qualidade. Pode ser através de uma plataforma Big Data ou utilizar ferramentas de acordo com as diversas plataformas que se utiliza. A maioria das redes dá um feedback bem preciso sobre os dados acessados.

Além disso, existem ferramentas específicas que organizam os dados de diferentes aplicativos dentro de um só lugar. Dessa forma, é possível acessar as informações de forma objetiva, trazendo um autogerenciamento eficaz.

O segundo passo é saber o que fazer com os dados coletados. Definir quais os objetivos a serem alcançados é importante para definir a relevância de cada dado coletado. Ademais, fazer o tratamento correto destes dados é relevante para que o processo alcance êxito.

O terceiro e último passo do Business Intelligence é propor alterações conforme os dados sugerem. A interpretação desses dados e a modificação de ações de divulgação, e até mesmo troca e qualificação de produtos e serviços é o passo que vai trazer os resultados satisfatórios que se busca ao usar o BI.

Ferramentas e plataformas de BI

Hoje o mercado oferece múltiplas escolhas de ferramentas de plataformas Business Intelligence. A empresa pode utilizar-se desde um ecossistema de diversas plataformas, ou então, até usar uma plataforma que unifica todos os dados de aplicativos utilizados.

Algumas dessas ferramentas de coleta de dados, inclusive, permitem que seja configurada exatamente para os obter apenas os dados significativos para o ramo da empresa. E apresentam eles de forma que sejam fáceis de interpretá-los.

Lembre-se! Uma boa solução de Business Intelligence é projetada para que os próprios empresários possam usar a ferramenta de forma nítida e autônoma. Utilizando primordialmente dados visuais que são de fácil interpretação.

Conclusão

Entender que o Business Intelligence é um passo fundamental para firmar lugar dentro do mundo digital. Assim como ter progressos significativos em relação a produção e divulgação de uma marca a partir disso é passo fundamental para o sucesso nos dias de hoje.

Com uma boa ferramenta de BI é possível ter acesso a dados importantes de seu público, organizar estratégias e implantar mudanças assertivas em um negócio.

Na Agência Legions trazemos todo esse conhecimento para realizar um Business Intelligence de forma efetiva e que traga os tão sonhados resultados. Com profissionais especializados no assunto, entregamos as melhores soluções e acesso às ferramentas. Entre em contato e agende uma conversa.