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Branding: a importância de alinhar com o Marketing Digital

branding e marketing digital

Criar sites e redes sociais para marcas e produtos já é algo automático nos dias de hoje. Já existe um consenso de que a presença digital é importante para que o negócio consiga alcançar novos públicos e demarcar território.

No entanto, há algo que poucos se atentam e tem uma importância igual ou maior: a criação e gestão de estratégias da marca. O branding é essencial para que a empresa consiga atingir os resultados digitais de forma mais consciente e constante.

Saber quais ações estimulam mais a interação com o público, a construção do público-alvo, persona e da identidade visual é possível através da criação de um branding. No artigo a seguir do Blog Agência Legions vamos abordar sobre como fazer o brand, quais são as etapas e como isso interfere na gestão de marca da empresa.

O que é branding?

Branding ou Brand Management é a gestão de marca, com o objetivo de organizar estratégias de interação da marca para ser notada e destacada pelos clientes, de uma forma positiva.

Desse modo, organiza-se um conjunto de atividades e estratégias, que são divididas em etapas, conforme a jornada de compras, por exemplo. No mundo digital, as conexões com o cliente alcançadas através do branding se destacam e criam fidelidade.

Ou seja, o branding desenvolve o conceito de uma marca. E como ela precisa ser planejada, estruturada, gerenciada e promovida. Todos esses passos e estratégias que abrangem o trabalho em prol de como uma marca será vista pelo público, tudo isso faz parte do branding.

Qual a importância do branding?

O cenário atual do mercado comercial e de serviços conta com um maior acesso à diversidade de marcas, e diversidade de meios de comunicação dessas marcas. Além de um mercado muito mais competitivo, devido à globalização.  

O consumidor atual acaba buscando uma marca que além de possuir o produto ou experiência que ele busca, lhe traga uma identificação, uma conexão através de algo emocional em comum.

A marca com um forte propósito e personalidade própria acaba criando uma identificação verdadeira com o cliente. Valorizando as suas histórias, suas causas. Desse modo, o brand atua para além da estratégia marketing digital da empresa, mas também como uma forma de atrair o público e torná-lo mais fiel à marca.

Etapas de construção da branding

Como já mencionamos acima, todas as etapas de construção, valorização e estratégias de mercado fazem parte do branding. O trabalho começa desde o reconhecimento do conceito e objetivo da marca até à produção de conteúdo.

Conheça abaixo alguns itens básicos e principais do branding:

Manual de identidade visual

É um manual onde constam todos os elementos visuais de uma marca, assim como suas aplicações. O intuito deste guia é proteger a identidade da marca evitando distorções de conceito e informações visuais.

Os elementos presentes no manual são:

  • cores principais e secundárias com seu código hexadecimal;
  • tipografia utilizada, uma ou mais;
  • padrões gráficos e estampas;
  • iconografia;
  • regras de aplicações digitais e em impressos.

Estratégias de direcionamento (público-alvo e persona)

Uma das etapas dentro do brand é o direcionamento da marca. Ou seja, quem a empresa pretende ter como cliente, qual o público-alvo a ser atingido e cativado.

O público-alvo é um grupo social de pessoas onde informações como gênero, idade, escolaridade, aspirações em comum são definidas como itens em comum com a ideia da marca ou com quem tem interesse em interagir com ela.

Enquanto o público-alvo dá essa visão geral de como serão os clientes da marca, há também a persona. A persona é o conceito de uma pessoa fictícia com detalhes menos subjetivos, que fazem com que a empresa consiga visualizar o indivíduo para quem o conteúdo trabalho será feito.

Tanto o público-alvo quanto a persona, são itens importantes para ajudar naquela conexão que falamos logo acima.

Criação de conteúdo

Definidos a identidade visual da marca, o público-alvo e a persona, é hora de começar a criação de conteúdo. Dentro do brand, a criação de conteúdo é responsável por aproximar o público das plataformas da empresa.

Contudo, a criação vai de acordo com as estratégias listadas até aqui. Sendo direcionada para o público-alvo almejado e de acordo com os interesses dessas pessoas. Onde as pessoas estão? Onde alcançá-los? São perguntas importantes na hora de criar o conteúdo.

Com base nessas respostas é preciso pensar em quais modelos de conteúdos vale a pena investir. Atualmente o blog, bem como landing pages, e-mails e redes sociais são as principais plataformas utilizadas pelo inbound marketing.

Como fazer a gestão da marca

A gestão do marketing digital está diretamente ligada ao controle da marca e a gestão. No entanto, a gestão de marca não é apenas o cuidado com o brand e a produção de conteúdo para as mídias digitais.

Fazer o gerenciamento da marca está ligado aos princípios e valores da empresa. Quando a marca acredita em um propósito e missão a ser cumprida na sociedade é realizado o branding. Com isso, o trabalho de Inbound Marketing passa a estar alinhado com a gestão da marca.

Portanto, e melhor execução da brand, anteriormente é necessário entender de gestão. A gestão se dá pela definição do propósitos e missão, mostrando de forma clara o que a empresa deseja entregar ao mercado.

Além disso, é preciso considerar e apontar os atributos da marca. Estes atributos são semelhantes aos valores, mas caminham no sentido de dizer como a empresa pretende agir para chegar aos objetivos, como uma personalidade própria.

Conclusão

Mais do que divulgar a marca e seus produtos, as estratégias de marketing digital são parte do planejamento de vendas de uma empresa. Organizar cada passo dado dentro das mídias digitais é importante para as vendas, reconhecimento de mercado e valorização da marca.

Com o branding bem planejado e com execução de alto nível, a tendência é de que a empresa tenha um custo-benefício excelente no investimento em Inbound Marketing.

Na Agência Legions temos ferramentas e conhecimento para realizar o branding e a estratégia marketing digital. Com profissionais especializados e reconhecimento no mercado, entregamos as melhores soluções. Entre em contato e agende uma conversa.