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Público-alvo: aprenda a identificar e dialogar com quem você precisa!

Público-alvo

Saber reconhecer o Público-alvo da empresa, é o primeiro passo para um marketing digital de sucesso, é uma condição vital para que seja possível aperfeiçoar o atendimento e desenvolver melhores produtos e serviços.

A definição de quem irá consumir os produtos ou os serviços oferecidos faz parte do planejamento inicial de qualquer negócio e pode ser adaptado ao longo do tempo. É um fator importante, onde o empresário deve saber em quem focar e quais estratégias adotar.

Dessa forma, fazer uma divulgação adequada ao público-alvo certo é o caminho para entregar conteúdos direcionados e que irão fazer o cliente tomar a decisão de compra. Mas como defini-lo?

O artigo a seguir do Blog da Agência Legions vai te ensinar os passos para identificar e dialogar com seu público-alvo, assim como mostrar algumas ferramentas de como encontrá-lo.

O que é o público-alvo? Entenda esse conceito.

Antes de explicar como identificar seu público-alvo, é importante ressaltar o que é esse conceito. Mais do que apenas futuros clientes, o público-alvo, conhecido também como target, é um grupo de consumidores com características e perfis semelhantes que se identificam com um produto ou serviço empresarial.

Alguns hábitos, atividades de lazer, local de moradia, identidade de gênero, classe social e faixa etária são parte dos atributos que definem qual será a parcela da sociedade que estará interessada na empresa.

Para o público-alvo que será voltada toda a ação de divulgação, seja ao promover peças publicitárias on-line ou impulsionando publicações em redes sociais. Assim como é para esse público que o produto ou serviço vai ser direcionado.

Diferentemente de persona, o público-alvo é mais geral, social e menos individual. Podemos encontrá-los com base em estatísticas, nas atividades da loja, vendas on-line e acessos às plataformas digitais.

Público-alvo: a um passo de encontrar sua persona

Público-alvo X Persona

Enquanto o público-alvo representa um grupo com informações gerais e de forma mais ampla. Sendo sua principal função servir como um grupo para o qual a empresa vai em direção. A persona é o retrato de um cliente semifictício.

Também conhecida como buyer persona ou avatar, é retirada de dentro do grupo do público-alvo e, então, personificada. É o cliente ideal de uma empresa, baseado em características reais e individuais, como: hobbies, mídias que consomem e metas. Apresenta dados sociais, mas principalmente pessoais.

Esse avatar não é possível sem antes identificar o público geral. E ele tem como objetivo simular possibilidades mais específicas e subjetivas do cliente com o produto ou serviço. Ampliando assim o entendimento acerca dos clientes para o qual a empresa é direcionada.

Exemplo de público-alvo

Estudantes do sexo feminino, entre 18 e 24 anos, moradores da cidade de Porto Alegre, com renda familiar entre R$ 2.500 e R$ 5.000. Com um perfil leitor, que almejam ou estão no ensino superior.

Exemplo de persona

Maria, 24 anos, solteira, acadêmica da faculdade de Letras, e estagiária na área da educação. Divide apartamento com colegas e tem uma grande coleção de livros de poesia e assinatura trimestral de pacote de literatura brasileira.

A principal meta de Maria é investir em cursos para especialização em Educação, e o principal obstáculo atualmente é a baixa renda pessoal.

Ferramentas para encontrar seu público-alvo:

Nem todos os indivíduos que interagem com uma marca, seja em um blog ou redes sociais, estão dentro do grupo do público-alvo. Este representa apenas aquelas pessoas que necessitam e dão valor à solução da sua empresa.

Mapear este público-alvo, o verdadeiro de uma empresa, é uma tarefa bem minuciosa. Porém existem diversas ferramentas com as quais pode-se contar para extrair as informações necessárias.

Abaixo algumas ferramentas para encontrar dados relevantes:

  • Pesquisa com os clientes reais: propor a clientes que respondam a um questionário online ou pessoalmente pode ser uma pesquisa muito eficiente para recolher dados mais qualitativos;
  • Google Analytics: se a empresa tiver um site, essa ferramenta pode trazer dados demográficos e de interesses de quem está o visualizando;
  • CRM: esta gestão de relacionamento com o cliente éum mecanismo de controle do relacionamento clientes-empresa e é feito através de dados sobre vendas realizadas;
  • Redes sociais: com ferramentas analíticas próprias, elas geram uma boa base de quem são as pessoas que estão interagindo com a marca e servem de início para identificar o público-alvo.

Como organizar essas informações? 4 tipos de dados

Mais do que acumular dados, é necessário saber quais dados são relevantes para a criação do seu público-alvo. E ainda, para poder utilizar o público-alvo de forma efetiva é necessário que esses dados sejam processados e segmentados.

Separá-los em grupos de algumas variáveis mais importantes é um bom caminho para um marketing digital efetivo. Confira alguns tipos de dados para organizar as informações encontradas:

  1. Dados Geográficos: país, região, estado, cidade, dimensão do território, área rural e urbana, área residencial ou comercial, densidade populacional, clima;
  2. Dados Demográficos: idade, identidade de gênero, sexualidade, etnia, núcleo familiar, status civil, renda, condição socioeconômica, profissão, nacionalidade;
  3. Dados Psicográficos: valores, interesses, estilo de vida, personalidade, preocupações;
  4. Dados Comportamentais: interações com a marca, motivações em relação ao produto ou serviço, sensibilidade ao marketing, intensidade do uso;

Conclusão

A identificação e organização do público alvo de uma empresa é um dos pilares para um marketing digital eficaz. A partir dele é possível construir a buyer persona e melhorar o direcionamento e relacionamento com cliente real.

De posse destas informações, é possível questões orientadas como: Quais as necessidades dos consumidores dessa empresa? Qual a rede social que terá uma resposta mais adequada? Onde divulgar para que resulte em decisão de compra?

A Agência Legions tem especialistas em marketing digital com Inboud Sales. Nossa equipe além de identificar e mapear o público-alvo da empresa, trabalha desde a atração, geração de leads, oportunidades e processos em vendas. Entre em contato conosco e comece agora mesmo o seu plano de marketing digital.