Skip to main content

Link Building: entenda o que é, e porque a estratégia é importante.

link building

O link building é uma das principais estratégias de SEO. Para mostrar ao Google através de uma rede de links em torno de sua página, que o site é uma autoridade em sua área de atuação. Anteriormente, estratégias de link building eram feitas através de quantidade, e não de qualidade. Mas hoje em dia, não é mais assim. 

Mas estar nas primeiras posições nas páginas de resultados mostrados pelo Google de forma orgânica é o objetivo de qualquer empresa que está inserida no meio digital. E para isso, várias táticas são utilizadas, como o caso do SEO (Search Engine Optimization).

Por isso, o link building é grande aliado para quem quer atingir esses objetivos. Nesse artigo do Blog Legions, será explicado quais as boas práticas para investir no setor, como colocar a estratégia em prática e quais recursos necessários para que a marca seja encontrada nos buscadores mundiais.

O que é link building?

O link building é uma estratégia de SEO para conseguir backlinks (links internos e externos que apontam para seu site). Seu objetivo é construir uma rede de links para o site, para mostrar aos buscadores a relevância do conteúdo, e dessa forma, mostrar que possui informações relevantes para estar nas primeiras posições nos resultados orgânicos das buscas.

Para alcançar esse objetivo, é necessário inserir links internos e externos no texto, para comprovar a autoridade, influência, popularidade e relevância do conteúdo no mercado. Para mostrar que é bastante citado e o conteúdo inserido possui boas referências. 

Portanto, o link building é uma das principais estratégias de SEO. Pois ajuda a elevar o ranqueamento orgânico da página, mostrando relevância, gerando tráfego, atraindo novos visitantes e melhorando sua performance digital. Assim, quanto mais links de qualidade inseridos, melhor.

Porque é importante explorar o link building?

Como explicado acima, uma boa estratégia de link building é importante para mostrar autoridade sobre o assunto descrito, aparecer nas primeiras posições dos navegadores. Além disso, é uma estratégia de construção de links que serve para:

  • melhorar qualidade de tráfego;
  • atrair novos visitantes;
  • aumentar o tráfego da página;
  • aumentar o número de conversões;
  • ganhar autoridade no mercado;
  • melhorar a notoriedade do site.

Como obter links de qualidade?

Assim  como usar bons links fazem um site ficar bem posicionado e ganhar relevância, usar links ruins tem o efeito reverso. De modo amplo, para um link ser considerado de qualidade, é aquele link que também possui conteúdo de relevância. Por isso é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher os links usados.

Confira algumas dicas para ter uma estratégia bem sucedida:

  • Conheça o perfil do seu público, e o que ele gosta e quer ver;
  • Faça uma lista de sites que atraem seu público-alvo;
  • Escreva um conteúdo relevante;
  • Trabalhar com sites que possuem as mesmas qualidades almejadas;
  • Usar mídias sociais para ampliar o alcance;
  • Procurar empresas que geram backlinks, isto é troca de links com material para alimentar seu canal.

Como os links são avaliados?

De forma geral, para avaliar a qualidade da estratégia de link building usada, os buscadores usam como consideração a quantidade, diversidade, contexto e a confiabilidade dos links.

Para determinar se um site é confiável ou não, o Google considera a idade do domínio, o uso de certificados de segurança e a qualidade do conteúdo. Pois eles determinam que, quanto mais confiável o site é, mais confiável um link também será.

O Google consegue compreender o contexto ao redor do link. Seu mecanismo permite reconhecer se o conteúdo do site está relacionado com sua área de atuação, assim como identifica as palavras que aparecem perto do link e do texto âncora. 

É importante também, não esquecer de usar links internos, ou seja, inserir aqueles links com domínio do seu próprio site, para ligar conteúdos dentro do seu próprio site. Assim, complementa seu conteúdo e também gera uma maior autoridade.

Por fim, para que campanhas pagas tenham resultado, a busca orgânica é uma forte aliada para aumentar a credibilidade do site, e consequentemente atrair novos clientes.

É por meio dos resultados das pesquisas orgânicas que é possível marcar presença no mundo digital e consolidar a página com um custo baixo. E para alcançar resultados assertivos, é preciso realizar um trabalho responsável e de qualidade. Por isso é tão importante realizar a estratégia de inserir links relevantes no conteúdo.

Na Agência Legions você conta com o suporte necessário para fazer a empresa decolar e aumentar as vendas em pouco tempo. Entre em contato agora mesmo e agende uma visita.