Skip to main content

Busca orgânica: para que serve?

busca orgânica

Nos últimos tempos, aumentou exponencialmente a busca por produtos e serviços oferecidos através da internet. Comprar sem sair de casa é uma forma mais confortável de fazer compras e atrai cada vez mais adeptos.

Dessa forma, é extremamente importante estar nos mecanismos de busca para atrair uma maior visibilidade para promover um site ou loja virtual.

Então para se destacar, é extremamente vantajoso aparecer na primeira página de buscas do Google.

Por isso, a busca orgânica é grande aliada para quem quer atingir esses objetivos. Nesse artigo do Blog Legions, será explicado quais as boas práticas para investir no setor, e quais recursos necessários para que a marca seja encontrada nos buscadores mundiais.

O que é busca orgânica?

A primeira ação que temos quando se precisa de um serviço ou produto, é procurar na internet. Então ao digitar as palavras-chaves referente aquilo que se necessita, diversos links referentes são sugeridos. 

Geralmente os dois primeiros links são anúncios pagos, ou seja, aqueles que as empresas pagaram para aparecer logo no topo da página. Porém, todos os links seguintes são de busca orgânica.

E como chegar lá? Os sites mais bem posicionados ocupam essa posição, pois sites como o Google entendem que eles possuem conteúdos relevantes. Além disso, outro ponto a favor para ter posições de destaque, é o número de acessos que o link teve.

Outros pontos considerados para obter relevância são:

  • Autoridade de domínio;
  • Ter links internos e externos;
  • Originalidade e qualidade de conteúdo;
  • Imagens otimizadas;
  • Densidade de palavras-chave.

Porque é importante aparecer pela busca orgânica?

Grande parte das pessoas ao realizar uma pesquisa nos buscadores não chega na segunda página de pesquisa para conferir resultados. Espera encontrar uma resposta para o que procura já na primeira página. 

Dito isso, não há dúvidas em confirmar que, os primeiros links nos buscadores, são os que recebem a maior quantidade de acessos.

O visitante tem maior confiança nos primeiros links que aparecem organicamente na busca orgânica, pois passa credibilidade e com isso o público tem a confirmação de que aquele site ou marca é a melhor para atender as necessidades. 

Como ter destaque nos buscadores?

Concentrar esforços apenas em campanhas pagas não é a melhor estratégia para ter destaque nos buscadores.

Mas como ter destaque  ainda é uma grande dúvida para muitos.  Por isso, alguns passos importantes para um site ou blog ganhar posições são:

Investir em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia muito usada para produção de conteúdo e desenvolvimento de sites. Ele é o responsável por ajudar a página alcançar o topo das pesquisas.

Assim, ele consiste no uso de palavras-chave em textos de forma estratégica, no contexto correto e nunca em excesso.

Produzir conteúdos relevantes

Quanto mais interessantes forem os conteúdos presentes na página, mais geram atenção do público, e consequentemente geram maior compartilhamento.

Então, quanto mais tempo o visitante permanecer no site e quanto mais acesso a página tiver, melhor será o posicionamento.

Ter um site responsivo

Um dos principais fatores que poderá prejudicar o visitante ao visitar o site, é quando ele demora para carregar, ou seja, não ser responsivo. 

O que pode atrapalhar o posicionamento do site?

Além de dicas para melhorar o ranqueamento, é importante  sempre saber também o que pode prejudicar o bom posicionamento na busca orgânica. As principais ações que podem prejudicar são:

  • Conteúdo duplicado;
  • SEO negativo;
  • Plágio;
  • Palavras-chave escondidas.

Como as palavra-chaves auxiliam na pesquisa 

As palavras-chave são o principal termo de uma pesquisa. Compostas de uma ou mais palavras, são como o usuário descreve sua dúvida nos buscadores, para solucionar suas dúvidas e resolver os problemas. 

Elas são parte fundamental para qualquer trabalho em marketing digital. Pois além de atender demandas de empresas, elas agregam valor para demonstrar que o site possui as respostas corretas para a busca realizada.

Existem diversas pesquisas no Google, por isso é necessário que as palavras-chave sejam usadas de forma correta para ter um melhor posicionamento.

Por fim, para que campanhas pagas tenham resultado, a busca orgânica é uma forte aliada para aumentar a credibilidade do site, e consequentemente atrair novos clientes.

É por meio dos resultados das pesquisas orgânicas que é possível marcar presença no mundo digital e consolidar a página com um custo baixo. E para alcançar resultados assertivos, é preciso realizar um trabalho responsável e de qualidade.

Na Agência Legions você conta com o suporte necessário para fazer a empresa decolar e aumentar as vendas em pouco tempo. Entre em contato agora mesmo e agende uma visita.