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Como fazer SEO? Aprenda a utilizar os mecanismos de pesquisa a seu favor

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Alcançar novos públicos e torná-los potenciais clientes exige o uso de diversas ferramentas do marketing digital. Como bem sabemos, as redes sociais estão entre as peças mais relevantes desse jogo, mas mecanismos de pesquisa também devem ser considerados.

Dessa forma, como fazer SEO é uma das questões que envolvem o uso correto do Google. O Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca na tradução, é uma ferramenta que auxilia os conteúdos a terem maior alcance nas pesquisas realizadas no Google, por exemplo.

Sendo assim, no artigo a seguir do Blog Legions você irá saber mais detalhes sobre como fazer SEO. Quais as ferramentas que auxiliam nesse processo, o planejamento necessário, bem como os benefícios que traz para o marketing digital da empresa.

O que é SEO?

SEO, como já dito, é a sigla para Search Engine Optimization, que na tradução significa Otimização para Motores de Busca. Ou seja, é um sistema que busca melhorar o posicionamento de um site nos resultados dos motores de busca, como o Google.

Sendo assim, é um conjunto de técnicas desenvolvidas que conversam com o sistema de busca. Isso faz com que aquele conteúdo chegue mais facilmente ao público, que procura algo dentro de um nicho comercial a partir de uma palavra-chave.

Desse modo, essas técnicas de como fazer SEO buscam preparar o site e as páginas que o compõem (SEO on-page ) ou então inserindo elementos externos a ele para direcionamento (SEO off-page).

Porque utilizar SEO é importante?

Se uma empresa produz conteúdo online, seja ele texto, imagens, ou até mesmo campanhas de marketing digital. Ela planeja atingir o público que busca e demanda aquele conteúdo.

De tal forma que é muito importante para uma empresa que os clientes e possíveis clientes tenham acesso fácil aos seus conteúdos. Contudo a quantidade de produção de conteúdo online é muito grande, então como fazer para que determinado conteúdo tenha destaque?

É nesse momento que as estratégias de como fazer SEO são importantes. Elas vão fazer com que a produção online seja relevante e de fácil acesso ao público.

Uma boa estratégia de SEO faz com que o conteúdo seja relevante a ponto de o Google, ou outro motor de busca, elencar o site que o hospeda, como os mais pertinentes em relação à palavra pesquisada. E assim, colocá-lo nos primeiros lugares.

Quanto mais acima estiver em uma pesquisa nos motores de busca, mais acesso terá um conteúdo. E mais possibilidades de leads a empresa terá.

Como utilizar as técnicas SEO de forma correta?

O Google e os outros motores de busca, tem padrões para reconhecer quais os conteúdos são mais relevantes. É a partir desses padrões que temos que pensar nas estratégias de como fazer SEO.

Então veremos abaixo algumas técnicas de SEO, juntamente com algumas dicas de como inserir ela no conteúdo de uma empresa, fazendo com que ela suba no ranking das pesquisas e buscas.

Conteúdos relevantes

A produção de conteúdo de relevância é o primeiro ponto a se pensar nas estratégias sobre como fazer SEO.  Estes conteúdos qualificados têm como uma das funções educar o público sobre os produtos e serviços da empresa.

Além disso, o conteúdo relevante também é uma forma de fazer com que o Google reconheça a autoridade da empresa no assunto. Um conteúdo ruim traz má reputação à empresa de tal forma que pode até diminuir o alcance e os lucros.

Dica: investir em uma boa redação ao produzir os conteúdos, entregando artigos de qualidade e que agreguem conhecimento sobre o assunto é passo mais importante. Cuide de plágios!

SEO On Page

O conteúdo do site, blog ou rede social, deve ser pensado adotando as palavras chaves que identificam o nicho direcionado para o público-alvo.

No SEO on page, são usadas estratégias visando o alcance orgânico, utilizando as palavras chaves corretas, desde o assunto principal do conteúdo, como os assuntos que permeiam a jornada de procura dos clientes. Além disso, as palavras-chave auxiliam o buscador a escanear o conteúdo e entender os principais assuntos trazidos por ele.

Dica: pensar nas principais palavras relevantes ao conteúdo e inseri-las nos títulos e subtítulos geram um bom resultado.

Link Building nos conteúdos

A ação de Link Building é nada mais do que conseguir backlinks de outros sites apontando para o próprio conteúdo, de forma orgânica ou paga.

É uma ótima estratégia de como fazer SEO para conseguir relevância nas pesquisas, ou seja, o Google (e outros motores de busca) privilegiam sites que são citados e linkados em outras páginas da web.

Além disso, o buscador valoriza também os sites que têm links externos conectando o pesquisador a outros resultados, que completam a jornada de busca do cliente.

Dica: Ter uma relação amigável com empresas do mesmo nicho comercial, e produzir conteúdo com links externos confiáveis, é uma forma de fazer com que outras empresas o mencionem.

Use as redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta de divulgação dentro do marketing digital. Os clientes a utilizam não só para procuras pontuais quanto a um conteúdo ou produto, mas também para passar boa parte do seu tempo, diariamente.

Dessa forma, é essencial marcar presença nas redes, utilizando as técnicas de como fazer SEO. O objetivo é fazer com que o conteúdo apareça em uma busca, ou em compartilhamento de outras páginas e perfis, chegando a um alcance cada vez maior.

Dica: um bom design gráfico dos conteúdos traz confiabilidade, segurança e visibilidade para a empresa. Fixar a marca da empresa de forma visual é uma boa estratégia nas redes que priorizam o uso da imagem.

Conclusão

Para que a empresa consiga ser notada no ambiente digital, é importante otimizar os recursos oferecidos pelo Google. Dessa forma, através de como fazer SEO você pode tornar o produto mais relevante nas pesquisas sobre o tema.

No entanto, como foi abordado ao longo do artigo, essa é uma tarefa que pode não oferecer resultados imediatos. É preciso contar com um planejamento detalhado para cada etapa, além de investir em conteúdo de qualidade e ferramentas de otimização SEO.

Para contar com estes recursos e estar entre os primeiros resultados de pesquisa no Google, você pode contar com a Agência Legions. Com uma equipe especializada no assunto e utilizando as ferramentas certas, temos o suporte correto para a sua empresa. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.