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Leads e prospects: o que são e como transformá-los em clientes?

leads prospects diferencas

Na jornada do marketing digital, saber identificar e atrair possíveis clientes para uma marca é o primeiro passo para fortalecer a empresa e efetuar novas vendas. Saber os passos que o cliente passa, entre eles leads e prospects, é primordial para entender o funil de vendas e obter sucesso.

Contudo, além de entender os conceitos de prospect e leads, é importante que saiba como fazer a geração de leads, como transformar o lead em um prospect qualificado, para encaminhá-lo para a área de Sales, e aí ele se tornar um cliente.

Por isso, a Legions traz aqui neste artigo, os conceitos de leads e prospects e ainda te conta como trabalhar em cada etapa o possível cliente. Para assim encaminhar para a equipe de vendas com grandes chances da venda do produto ou serviço. Confira!

O que são leads?

No universo do marketing digital e vendas, os leads são pessoas que se mostraram interessadas na empresa, e que de alguma forma forneceram seus dados de contato (nome, e-mail ou telefone).

A geração destes leads normalmente se dá através de uma troca. Onde você fornece algum material relevante para o cliente, como um ebook por exemplo, e ele fornece seus dados e possibilidade de contato.

Esta etapa de atração dos leads é a etapa inicial do funil de vendas, e é de onde sairão os clientes da empresa. Além disso, é nesse momento que a marca se consolidará no mercado, tendo em vista que é a etapa onde se atinge um público maior.

Portanto, leads são possíveis clientes e são quem vai levar o nome da empresa adiante, trazendo uma reputação, seja ela boa ou ruim. Então, na medida em que os leads forem trabalhados de forma positiva, crescem as chances de atingir novos públicos.

O que são prospects?

Os prospects estão um passo à frente dos leads no funil de vendas. Nesse momento, ele demonstrou interesse na empresa, mas não em um produto ou serviço específico.

Nesse momento, ocorre uma tarefa muito importante para a equipe de marketing digital, que é identificar os prospects a partir dos leads. Ou seja, é preciso reconhecer aqueles que realmente estão dentro do público-alvo da empresa e que possuem qualidades para levar eles adiante no funil.

Nesta etapa ainda é que se tem o primeiro contato direcionado para cada cliente, onde se classifica os prospects e os qualifica para passar para a próxima etapa do funil de vendas.

Afinal, muitas vezes o cliente tem um problema, mas ainda não identificou a solução. Ao sair dessa etapa, é importante que o prospect já esteja considerando a solução que a empresa oferece.

leads e prospects o que é?

Diferença entre leads e prospects

A principal diferença entre leads e prospects está no local onde a pessoa se encontra dentro do funil de vendas. O prospect está mais próximo de se tornar cliente da empresa, e já teve um contato inicial personalizado.

Sem contar que os leads é uma pessoa que pode não estar dentro da buyer persona da empresa. O que significa que, mesmo ele demonstrando interesse pela empresa, ele pode não necessitar dos serviços ou produtos que ela oferece, apenas está dentro do escopo do público-alvo construído pela equipe de marketing.

Indo de leads a prospects

O caminho de leads a prospects, como já mencionamos, passa por uma avaliação e classificação dos leads. De forma a identificar se ele está de acordo com a buyer persona da empresa, bem como se a empresa realmente tem a solução para um possível problema do lead.

Assim, um lead só passa a ser chamado de prospect quando tem um alinhamento com a persona da empresa. E este alinhamento é identificado de acordo com a etapa que ele está na jornada de compra, e principalmente, o nível de engajamento que ele demonstra com a marca.

Confira algumas ações desta etapa que qualificam tanto seu lead quanto seu prospect:

  • entenda as necessidades do lead
  • identificação de interações com a marca;
  • direcione o contato para os leads com maior interesse na empresa;
  • revise as principais características do público-alvo.

Dicas de como transformar seus prospects em clientes da sua marca

Identificado os prospects e feito o primeiro contato, fica a questão: Como transformá-lo em um cliente? Aqui vamos te dar 5 dicas de como trabalhar esse prospect, de forma que ele veja a empresa como a solução para sua necessidade e digna de seu interesse.

Produza conteúdo de qualidade

Produzir um conteúdo de qualidade é um ótimo passo para elencar sua empresa como uma das melhores dentro do seu segmento. Pois compartilhar conhecimento demonstra excelência no assunto, assim como recompensa seus clientes.

Aplique técnicas de SEO

Aplicar técnicas de SEO não só qualifica seus prospects como também ajuda na etapa anterior, na geração de leads para seu negócio. Assim, os mecanismos de busca identificam seu conteúdo como relevante e entrega para um número maior de pessoas.

Disponibilize materiais gratuitos online

Da mesma forma que produzir conteúdo de qualidade, é importante disponibilizar, pelo menos, uma parte deste material de forma gratuita. As pessoas têm maior disposição em fechar um negócio, quando se sentem beneficiadas.

Trabalhe o seu prospect

O prospect não vai se direcionar sozinho até a solução do seu problema. Ele necessita que a equipe de marketing trabalhe para oferecer a solução e o direcione para a equipe de vendas. Só assim, ele estará apto a fechar com a empresa, se tornando realmente um cliente.

Invista em Marketing Digital

A equipe de marketing, hoje em dia, é vital para que qualquer negócio prospere. Já que a grande maioria dos possíveis clientes estão online, é importante que se invista neste espaço, e é claro, em uma equipe especializada em Marketing digital.

Para que a empresa consiga realizar boas ações de vendas e tenha ações de marketing eficazes, você pode contar com a Legions. Nossa agência tem know-how na segmentação de leads, sendo especialista em Inbound Marketing e Inbound Sales, entre outros serviços personalizados.

Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa!