O Marketing de Conteúdo pode significar coisas diferentes dependendo da abordagem escolhida. Em geral, o termo é usado para falar das técnicas de criação de mídias que irão atrair organicamente a atenção do público na internet.
Enquanto isso, o Inbound Marketing diz respeito à prática de criar um processo de marketing e vendas contínuo. Além disso, é importante que a entrada de novos contatos dentro do processo seja feita de forma passiva, o que torna o sistema escalável.
O conteúdo realizado nos blogs corporativos e nos materiais ricos publicados no site costuma ser o principal combustível para a atração no Inbound.
Entretanto, existem formas do conteúdo colaborar com o Inbound Marketing em outros estágios do processo. Para isto, é preciso que ambas as estratégias sejam conhecidas a fundo e a natureza dos clientes seja compreendida pela marca.
Inbound não existe sem conteúdo
O processo de trabalhar o Inbound Marketing depende da geração de leads, da sua qualificação e posteriormente da sua conversão. Portanto, é preciso que alguma intervenção seja feita para que essas alterações aconteçam.
É normal associar essas intervenções ao Marketing de Conteúdo. Principalmente se considerarmos que o termo conteúdo diz respeito a mais do que simplesmente postagens de blog e conteúdos baixáveis.
Entre os possíveis formatos de interação com o público que podemos chamar de conteúdo, temos:
– Postagens de blog;
– Vídeos em mídias sociais ou YouTube;
– Materiais ricos;
– Palestras presenciais;
– Ativações físicas em locais estratégicos;
– Postagens patrocinadas em portais de notícia.
Portanto, é possível afirmar que o Marketing de Conteúdo é essencial para a realização do Inbound Marketing, mais que também fala de assuntos que vão muito além desta estratégia de marketing digital.
O que é inbound marketing
Segundo a Hubspot, pioneira mundial nesse modelo de marketing, esse conceito pode ser traduzido como o novo marketing, justamente porque é oposto ao outbound marketing, que oferece tudo a todo mundo sem considerar o interesse ou o momento do consumidor.
Também conhecido por marketing de entrada ou marketing de atração, sua a base é a conquista: a empresa ganha o interesse das pessoas, oferecendo informação relevante e entendendo as suas necessidades. O termo entrada cai muito bem pois com o inbound o usuário é conduzido por um caminho até estar pronto para ser um cliente.
Esse novo modelo concentra-se em atrair as pessoas certas para o seu negócio, aquelas que realmente têm potencial para tornarem-se clientes um dia. Enquanto o outbound usa estratégias de massa, o inbound está muito mais preocupado em conhecer a persona e oferecer o que realmente será útil para ela.
Qual é a relação entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
Como comentamos acima, todo o processo de conquista do cliente está baseado no conteúdo. Produzi-lo é vital, porém, sozinho ele não poderá trazer grandes resultados para o seu negócio. Ele precisa estar conectado a uma estratégia de inbound marketing, que inclui vários itens, como planejamento, estudo das personas, SEO, mídia digital, CTAs, melhorias no site, landing pages etc.
Para representar melhor, podemos dizer que o inbound marketing é um grande guarda-chuva que engloba uma série de estratégias, entre elas – e sendo uma das principais – está o marketing de conteúdo. Ele, então, funciona como um combustível de todo esse processo que conduzirá o lead até o final do funil de vendas. Sem conteúdo, todas as etapas do inbound marketing não sairiam do papel.
Retomando o começo do texto, de nada adianta uma empresa investir na produção de posts e e-books sem pensar na forma de distribuição, em maneiras de capturar os leads, na jornada de compra dos seus consumidores, entre outros. Da mesma forma, o inbound marketing não teria forças para ir adiante sem ter conteúdo de qualidade atendendo a persona em cada momento da jornada de compra.