O processo de conversão de vendas não é um trabalho fácil. É preciso planejar uma estratégia de vendas muito bem articulada e colocá-la em ação. Após isso, o primeiro passo é gerar uma lista de leads.
Mas e depois? Muitos profissionais da área não sabem o que fazer para gerar vendas a partir dos leads. Neste texto, é possível encontrar algumas dicas de como converter leads em vendas!
Uma vez que a estratégia de vendas é colocada em prática, uma grande quantidade de leads aparecerá e é preciso saber como vender mais. Após isso, é fundamental que haja uma conversão de vendas, para que a estratégia atinja o objetivo proposto inicialmente.
É importante saber quem é a persona
É preciso conhecer muito bem a persona da empresa. A persona é uma personificação do público-alvo. A partir dela, será possível definir quais os hábitos, idade, preferências, interesses, classe social, entre diversas outras características possíveis.
Dessa forma, é possível saber onde a persona se encontra e como atingi-la de maneira mais direta, para assim, convertê-la. Por exemplo: se a empresa deseja vender um brinquedo e a persona é um garoto de 8 anos, não é interessante colocar uma propaganda do produto em um jornal impresso, pois crianças não leem jornal.
Conhecer os meios de comunicação que a persona consome e está inserida, para que não gaste esforço e dinheiro atingindo uma persona que não é a certa, é fundamental.
As vantagens e diferenciais do produto
Outro ponto importantíssimo para a conversão de vendas é uma boa apresentação do produto à persona. Primeiro, é necessário mostrar as vantagens de adquirir aquele produto. O cliente precisa visualizar os prós de investir dinheiro no produto oferecido pela empresa.
Mas isso não basta, e é aí que muitas estratégias de venda perecem. Após mostrar as vantagens do produto, é necessário dar ênfase ao diferencial em relação aos concorrentes. Dessa forma, além de se enxergar utilizando o produto, o cliente verá que vale a pena investir em algo que oferece mais do que o esperado.
Persuasão é a chave da conquista
Não existe situação mais desagradável do que quando alguma empresa tenta vender o seu produto ou serviço a todo custo, de maneira forçada. Insistir para que o cliente compre de qualquer forma o produto suja o nome da empresa, além de ser extremamente desrespeitoso.
É importante saber utilizar uma linguagem persuasiva, discreta e sutil. Dessa forma, o cliente entenderá as próprias necessidades por meio das informações passadas pela empresa . Para isso, é preciso que a empresa alie uma boa estratégia de marketing de conteúdo à estratégia de vendas.
Em um mundo globalizado e cheio de informações falsas, o marketing de conteúdo torna-se fundamental para qualquer empresa.
Atenção especial ao cliente
E-mail padrões, com frases ultrapassadas e clichês são um exemplo do que não se deve fazer na comunicação entre empresa e cliente.
É importante fazer o cliente se sentir especial, mostrar que a empresa realmente se importa e quer ajudá-lo. Procurar entender as necessidades de cada cliente e tratá-los de maneira exclusiva. Essa é a fórmula para manter uma relação íntima com o cliente, fazendo-o confiar totalmente na empresa.
Aliado a essa tática, é preciso que a empresa mantenha um contato próximo, mesmo depois de já ter se tornado cliente. O pós-venda é fundamental para garantir a fidelidade e agregar valor à marca.