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O que você precisa fazer antes de criar anúncios pagos

O que você precisa fazer antes de criar anúncios pagos

A publicidade paga é uma excelente forma de direcionar mais tráfego ao seu site e, aumentar suas vendas. Entretanto, isso pode ficar caro rapidamente se você não tiver cuidado. Então, como garantir que você irá aproveitar ao máximo seus anúncios pagos?

Como podemos garantir que a nossa publicidade paga funcione como é preciso? Existem várias coisas simples que podemos fazer para obter o máximo de resultados para os nossos investimentos.

Entenda Como Funcionam as Palavras-Chave de Cauda Longa

O que melhor precisamos entender antes de fazer publicidade paga (especialmente publicidade de busca), é de que forma tudo isso funciona – e mais especificamente, como as palavras-chave funcionam. O Ubersuggest é um ótimo recurso para descobrir as palavras-chave no seu negócio.

Ao usar o Ubersuggest, é importante lembrar que você não está necessariamente procurando as palavras-chave com maior tráfego. Você está buscando as palavras que os seus clientes utilizam para procurar a sua empresa.


Dessa forma, é necessário prestar atenção às chamadas “palavra-chave de cauda longa”. Esses termos são mais longos e específicos e, juntos, compõem a maior parte do tráfego de busca.

Defina a persona

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Conheça o Território

Existem muitos lugares para comprar anúncios, e cada site tem seus pontos fortes e fracos. Para começar, você precisa entender alguns dos principais tipos de publicidade paga.

Anúncios de Display ou Banner –  Lembramos de imediato dos anúncios de banner quando pensamos em publicidade online, pois eles se destacam de forma perceptível na página. Além disso, são bastante comuns e existem em vários tamanhos. Esses anúncios podem ser eficazes, mas tendem a segmentar consumidores que não estão ativamente procurando algo novo.

Anúncios de Texto – Anúncios de texto são os que você costuma ver na página principal da busca do Google. Eles geralmente são mais baratos do que anúncios de display, e segmentam consumidores que estão procurando coisas específicas. Esse tipo de anúncio pode ser muito eficaz, mas depende de uma boa pesquisa de palavras-chave e de testes AB (um tema que vamos discutir mais à frente nesse post).

Aqui estão alguns dos lugares nos quais você deve experimentar colocar seus anúncios, apesar de existirem muitos outros:

Google Ads – O Google Ads é uma opção óbvia para muitos negócios. Eles oferecem anúncios de display e de texto, em associação a palavras-chave altamente segmentadas. O Ads é uma ótima opção para qualquer campanha.

Bing ou Yahoo – Tanto o Bing quanto o Yahoo, oferecem plataformas de anúncios alternativas que funcionam de forma similar à do Google. Eles combinam anúncios de display e de texto com termos de busca segmentados. Algumas marcas constatam que, apesar dessas opções trazerem menos tráfego, o ROI geral é um pouco melhor.

Facebook ou LinkedIn – A publicidade social ganhou uma popularidade enorme nos últimos anos. Esses anúncios combinam elementos de texto e de display e, são segmentados segundo preferências de usuário, dados demográficos e localização. Dependendo do tipo do seu negócio, tanto o Facebook Ads quanto o LinkedIn são opções válidas a se considerar.

Prepare seu Rastreamento

Se você não puder verificar a performance de cada um dos seus anúncios, não deve comprar publicidade paga de forma alguma. O bonito da publicidade online, é que você tem a oportunidade de rastrear tudo. O Google Analytics é totalmente obrigatório quando se trata de comprar publicidade online. Esse pacote de dados analíticos é gratuito e fácil de instalar.

Após configurá-lo, você deve se familiarizar com as Custom Campaigns do Google Analytics. Essa opção, permite que você crie uma URL personalizada para cada anúncio, o que vai te ajudar a ver o desempenho geral de toda a sua publicidade. Usar o Google Analytics dessa forma, vai te dar um painel único, no qual será possível comparar todas as suas campanhas de publicidade.

Crie uma Landing Page

É importante enviar visitantes a uma página única em seu site (a chamada Landing Page), ao invés da sua homepage. Isso pode parecer contra-intuitivo, mas existem três razões muito boas para adotar essa estratégia:

Landing pages permitem que você personalize sua mensagem para os visitantes que chegam. Isso significa que você pode continuar a mensagem que começou com seus anúncios, criando assim, uma experiência coesiva.


Essas landing pages personalizadas, permitem que você direcione os visitantes a ações específicas, como baixar um ebook gratuito. (Exibir uma navegação tradicional pode distrair seus visitantes).
As landing pages facilitam muito o rastreamento das suas visitas. Isso é muito importante.

Examine os Resultados Regularmente

Faça o que fizer, não consulte seus resultados todos os dias. Essa prática, pode levar a mudanças espontâneas feitas com muita pressa. É melhor esperar para que seu analytics tenha tempo de acumular tendências e dados precisos. Então, determine um período específico para avaliar suas estatísticas e fazer alterações. Isso pode acontecer mensalmente ou semanalmente. Verificar todo mês, é um bom plano para detectar mudanças mais vastas.

Crie um Orçamento e Planeje Para o Longo Prazo

Você fará isso durante algum tempo, portanto, não espere terminar em uma ou duas semanas. Você vai precisar dar tempo a isso e, aperfeiçoar seu plano para obter os melhores resultados. Novamente, tendências e dados cumulativos te darão uma visão mais clara. Dedique seu tempo e seus recursos a um estudo sério. A publicidade online não é uma solução rápida e exige paciência e observação.