Skip to main content

Plano de Marketing Digital: para que serve e como criar

Plano de Marketing Digital

A presença de empresas na internet é algo quase inevitável nos tempos atuais. Independente do campo de atuação, é na web que estão os consumidores e é por lá que eles tomam a decisão de compra.

Desse modo, muitos empresários passaram a investir na geração de conteúdo para a internet, principalmente para as redes sociais. Porém, postar fotos e textos de forma aleatória acaba sendo um desperdício de energias.

Sendo assim, o ideal é que a empresa adote um plano de marketing digital, que definirá quais ações e conteúdos poderão gerar mais engajamento e por consequência, resultados em vendas e parcerias de negócios.

Portanto, é interessante acompanhar no artigo a seguir como implementar o plano de marketing digital, quais suas vantagens e muito mais.


O que é um Plano de Marketing Digital

Antes de partir para as etapas de implementação do plano de marketing vamos entender sobre o que se trata essa ideia. 

O plano de marketing digital é um documento formulado pela equipe de comunicação que mapeia o público-alvo da empresa, principais concorrentes, pontos positivos e negativos da empresa, objetivo de marketing digital, dentre outros aspectos.

Sendo assim, as estratégias de marketing digital são tratadas a partir dos resultados apresentados pelo documento. Como canais de comunicação, implementação ou melhoria do site, bem como a geração de conteúdos para atrair novos públicos.

Neste documento serão definidas também as ferramentas que a equipe de marketing irá usar, para chegar nos resultados que deseja.

Principais vantagens em definir um plano de marketing

Com posse do plano de marketing digital, a empresa pode se valer de diversos benefícios que o documento oferece. Mensurar o público-alvo da empresa e construir uma persona, por exemplo, ajudam a conhecer quais são os clientes e como se comunicar com eles.

No mercado atual, o termo 4p do Marketing se refere ao produto, preço, praça e promoção como principais pilares de uma empresa. Sendo assim, o plano deve trabalhar em torno desse pensamento e identificar quais são os 4p da empresa.

Além disso, identificar qual é a posição do negócio no mercado, suas fraquezas e pontos fortes, é fundamental para entender as necessidades de mudanças. Sendo assim, caso identificado que o concorrente direto tem a mesma estrutura, mas está tendo resultados de vendas e alcance muito melhores, é sinal que o nosso negócio está falhando na atuação.

Contudo, formular o plano de marketing digital e implementar ele dentro da empresa é uma forma de sistematizar os processos de gestão, tornando mais fácil a inclusão de novos colaboradores no projeto e também ter objetivos bem definidos.

No mais, veja na lista seguinte algumas das demais vantagens de um plano para o marketing digital:

  • Determinar objetivos conforme a realidade da empresa;
  • Estipular as estratégias mais adequadas para cada objetivo;
  • Entender o público-alvo, a persona e de que forma atingi-los efetivamente;
  • Poder de argumentação para angariar investimentos;
  • Identificar as vantagens e as desvantagens frente aos concorrentes;

Como definir o plano de marketing digital

Os efeitos positivos do plano de marketing digital dentro da estratégia de mercado da empresa, não pode-se negar. Este documento é a pedra fundamental no crescimento de vendas e arrecadação de qualquer negócio com projeto a médio prazo.

Mas ainda paira a dúvida sobre como definir o plano, por onde começar e o que é preciso para tê-lo. Antes de mais nada, a contratação de profissionais de marketing qualificados fará a diferença. 

É possível contratar agências de comunicação, que já possuem Know how neste mercado e podem executar o projeto com maior perícia.

Dito isso, existem algumas etapas bastante objetivas sobre como definir o plano de marketing digital, que sendo seguidos à risca, podem render bons frutos, conforme podemos ver em seguida.

Encontre o público-alvo

Não faz muito tempo que as vendas, principalmente no comércio físico, eram destinadas às massas de público. Ou seja, não havia uma definição clara de quem eram os compradores e o que levava eles a consumir naquelas empresas.

Atualmente esse tipo de comportamento é um atestado de péssima gestão. Por isso, o plano de marketing digital começa pelo conhecimento do público-alvo, entendendo sobre onde moram os potenciais clientes, principais hobbies, o que consomem, poder aquisitivo, dentre outras informações.

Portanto, com estes dados, é possível também criar a persona, que define todos estes comportamentos em um único perfil. A partir dessas duas informações, o marketing e vendas desenvolvem conteúdos que causam maior impacto e têm mais chances de vender.

Analisar Jornada do Cliente

Parte do objetivo do plano de marketing digital é entender os motivos que levam o cliente a tomar certas decisões. Partindo do princípio que nenhuma ação é por acaso, é necessário entender as chamadas para ações que foram realizadas.

Nesse sentido, portanto, surge a necessidade de avaliar a jornada do cliente. A jornada se inicia no interesse do consumidor sobre o tema, passa pela pesquisa sobre o assunto, descoberta da empresa, chegando até a decisão de compra e relacionamento pós-venda.

Para descobrir todas essas informações, o marketing pode lançar mão desde ferramentas que mensuram a atuação nos meios digitais, como o RD Station, até mesmo questionários diretos ao cliente, perguntando qual foi o canal onde ele encontrou a empresa.

Dessa forma, os canais que melhor geram visitas e dão retorno em vendas devem receber os maiores investimentos, seja em campanhas Google ads, conteúdos de sites, blogs, canais de vendas ou até mesmo redes sociais.