Fazer com que um plano de marketing gere resultados para a empresa não é tarefa fácil. É preciso levar em conta as necessidades da marca, posicionamento no mercado, objetivos, dentre outros fatores.
No entanto, mesmo levando em conta todas estas variáveis durante o plano de marketing, é preciso fazer testes e avaliar quais são os resultados que melhor geram engajamento. É nessa situação, portanto, que surge a importância do teste A/B.
Dentre os grandes benefícios teste a/b, podemos mencionar a possibilidade de aprimorar as estratégias de marketing, com base nos indicadores e estatísticas gerados pelo teste. Portanto, vamos acompanhar ao longo do artigo como fazer teste A/B, quais são os seus benefícios para a empresa e qual é o melhor momento para realizá-lo.
O que é teste a/b
Para entender a importância do teste A/B na sua empresa, é preciso antes saber melhor sobre o que é esse teste. De maneira simples, podemos dizer que o teste A/B é a comparação de variáveis para identificar quais alterações geram melhores resultados na página da empresa.
Com essa técnica, os resultados do plano de marketing digital tendem a ser mais efetivos, uma vez que é possível avaliar se a estratégia oferece melhor taxa de conversão.
Portanto, há alguns produtos que demandam mais testes do que outros. Landing page é um exemplo disso. Uma vez que a página tem como função principal atrair o público para os canais da empresa e torná-los potenciais clientes.
Ademais, vale ressaltar que o teste A/B serve apenas para comparar dois elementos diferentes. No caso de comparações mais complexas, com diversas alternativas entre os modelos, o adequado é utilizar testes multivariados.
Porque testes A/B são essenciais para meu negócio?
É inegável que o marketing digital tem bastante importância nos resultados da empresa. Atualmente não é mais possível ser competitivo no mercado sem estratégias de marketing digital.
Desse modo, para desenvolver o projeto é preciso adotar as melhores ferramentas do marketing. O teste A/B, por exemplo, é uma das ferramentas mais essenciais para o rendimento do negócio na internet.
Isso porque ele aprimora dois pilares do plano de marketing da empresa: precisão de resultados e conhecimento do público-alvo da marca.
O primeiro desses pilares, a precisão de resultados, permite que sejam feitos ajustes no plano. Quando são testadas as duas ideias, consegue observar qual delas entrega um maior número de conversões e qual dialoga melhor com o público. Além disso, o teste se baseia em ações reais dos usuários. Não dependendo apenas das pesquisas, que podem ser distorcidas.
O segundo pilar, também conhecido como público-alvo, pode ser importante não apenas no teste A/B, mas também nas demais estratégias da empresa. Levando em conta que, no mercado digital é preciso conhecer profundamente seu público; o teste é mais como uma forma de conhecer a reação e o comportamento destes frente às opções disponíveis.
Quando devo fazer o teste
O momento adequado para aplicar o teste A/B é tão importante quanto fazê-lo. Frequentes mudanças podem gerar um certo incômodo e até mesmo desconfiança do leitor. Mesmo que seja necessário buscar melhorias constantes na experiência do usuário,.
Dessa forma, há duas situações onde é interessante que o teste seja aplicado:
- quando a taxa de conversão está caindo,
- ou se você não está atingindo resultados que os demais concorrentes alcançam.
É importante fazer um estudo e entender as principais causas do baixo desempenho antes de realizar o teste. Por vezes a landing page ou o email marketing estão entregando um conteúdo satisfatório, mas para um público-alvo não aprimorado, por exemplo.
Ademais, saber o que testar também é relevante. A CTA (Call-to-Action) é a ferramenta que lida diretamente com a taxa de conversão, por isso deve sempre ser testada para entregar bons resultados.
No mais, veja o que incluir no teste A/B:
- CTA;
- Landing page;
- Imagens e vídeos na página;
- Títulos e subtítulos da página;
- Email;
- Formulários.
Como fazer teste A/B
Entendendo agora a importância do teste A/B no plano de marketing, é preciso saber como fazer o teste. Desse modo, recorrer às plataformas especializadas no assunto é a primeira dica.
A RD Station Marketing, por exemplo, é a principal referência no que diz respeito ao teste A/B em Landing Page e teste A/B no e-mail, pois entrega um relatório completo sobre a interação dos usuários, taxa de conversão, fluxo de acesso, dentre outros dados.
Para o teste A/B no site, é indicado o Google Optimize. É ideal para analisar a CTA, formulários, imagens e demais conteúdos do site. Gratuito e pode ser utilizado de forma simples.
Outro ponto importante sobre como fazer o teste é garantir um bom volume de amostra. Ou seja, se o teste for no email, dispare uma quantidade relevante de emails com as duas opções. A quantidade depende do total de pessoas que costumam receber os conteúdos da empresa.
Ademais, a Agência Legions conta uma equipe especializada no teste A/B, além de oferecer as melhores ferramentas disponíveis no mercado.