Monitorar os concorrentes é uma atividade muito importante para manter a competitividade de uma marca. A ideia aqui não é espionar os outros negócios, mas ficar por dentro das tendências de mercado, observar como o público reage e gerar insights que vão ajudar a otimizar as estratégias.
Hoje em dia, todo empreendedor estar um passo à frente das mudanças do mercado em que atua. Dessa maneira, você consegue acompanhar e se adaptar às transformações e o desenvolvimento do seu nicho.
Por causa da transformação digital, essas mudanças acontecem com muita velocidade, acompanhar as tendências de mercado é ainda mais fundamental.
Uma maneira de fazer isso é acompanhar o que os negócios concorrentes estão fazendo. Desse jeito, você identifica quais os produtos e serviços eles oferecem, se antecipa aos seus lançamentos e fica de olho em suas estratégias de marketing e vendas.
Dicas para monitorar concorrentes
Graças à internet, reunir informações sobre os negócios concorrentes ficou muito mais fácil.
Basta uma rápida pesquisa no Google para encontrar o site de qualquer marca, suas redes sociais e até blogs que falam bem ou mal dos produtos e serviços que ela oferece.
Só que tanta informação disponível, fica difícil separar o que é útil ou não para a sua estratégia. Quando você sabe quais dados são realmente relevantes, consegue otimizar o seu tempo.
Analise os canais de comunicação dos concorrentes
Analisar o website do concorrente é uma ótima maneira de entender como eles se relacionam com o público.
A opção é identificar os pontos positivos e negativos do site do seu concorrente para entender se você consegue adaptá-los para o seu negócio.
Monitore redes sociais
A dica para otimizar essa análise é criar uma tabela (pode ser no Excel ou em arquivos na nuvem) para listar o nome de todos os concorrentes e o endereço do perfil ativo em cada uma delas.
Pode começar pelo Facebook, que é a rede social com mais usuários no mundo. Em seguida, acompanhe perfis em outras plataformas, como YouTube, Twitter e Instagram, dando prioridade para aquelas com maior número de clientes em potencial.
Focar nos concorrentes que desejam superar
O processo de monitorar a concorrência consiste em encontrar meios de superar empreendedores e negócios que vendem
Deve-se fazer uma pesquisa de palavras-chave e descobrir quem são os 10 primeiros colocados para os termos que a empresa quer ranquear,
Inscreva-se para receber conteúdo do seu concorrente
Para saber como os principais concorrentes se relacionam com o público, a dica é acompanhar os conteúdos que eles oferecem para a base de leads.
Deve-se inscrever na newsletter dessas marcas e até entrar em contato com a equipe de suporte e interagir nas redes sociais.
Registre os dados
Monitorar a concorrência não pode ser algo pontual. Esse é um trabalho que deve ser realizado periodicamente, principalmente no mercado de produtos digitais, onde as coisas mudam em um piscar de olhos.
Mas não basta só conferir esses dados periodicamente. É preciso usar com inteligência todas as informações coletadas para elaborar um plano de ação e otimizar o seu negócio.
Ferramentas para monitorar a concorrência
– Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta que permite receber relatórios diretamente em seu e-mail sempre que um determinado termo for citado na internet.
Pode-se criar um alerta com o nome de um corrente. Assim, sempre que essa marca for citada na internet, seja em texto ou link, a empresa receberá um alerta em sua caixa de entrada.
Além disso, o Google Alerts também permite:
– descobrir em quais canais os seus concorrentes estão sendo citados na internet;
– monitorar palavras-chave estratégicas para o seu nicho de mercado;
– acompanhar as menções feitas à sua marca, inclusive reclamações
– SEMrush
Nossa segunda sugestão de ferramenta para monitorar a concorrência é o SEMrush. Ela é uma das favoritas dos profissionais de marketing digital, já que oferece uma série de relatórios e insights muito úteis.
Você pode, por exemplo, digitar uma palavra-chave e obter um relatório completo sobre o volume de busca, tráfego e principais sites que ranqueiam para esse termo.
Além disso, é possível digitar a URL de um concorrente para acessar uma série de informações sobre ele, como as palavras-chave para as quais ele ranqueia, quantidade de backlinks que ele possui, entre outros dados relevantes.
– BuzzsumoPara monitorar a concorrência, também é importante ficar de olho no que ela publica nas redes sociais. E o Buzzsumo é uma ótima opção nesse sentido.
Essa ferramenta permite, por exemplo, descobrir quais as publicações com maior engajamento de uma determinada página.
Dá ainda para gerar relatórios automáticos comparando a performance dos conteúdos da sua página com os concorrentes.
Fique de olho na concorrência, mas não esqueça o seu negócio
Monitorar a concorrência e analisar a sua estratégia é algo que deve fazer parte da rotina de qualquer empreendedor.
Reunir esses dados permite acompanhar as últimas tendências de mercado, além de identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.